A inscrição para o módulo disciplinar "Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas" (código NH1910) será realizada na Central de Serviços - CCNH, a qualquer tempo. Os documentos entregues até a 9ª semana do quadrimestre, incluindo o relatório final, serão analisados e validados para o próprio quadrimestre; os documentos entregues após a 9ª semana do quadrimestre serão analisados e validados para o quadrimestre seguinte.

Ao solicitar a inscrição no estágio, o aluno pode optar entre o reaproveitamento de atividades realizadas previamente ou a realização das atividades durante o quadrimestre de matrícula (encaixam-se neste grupo aqueles que já fizeram parte das 200 horas de estágio, ou que as completarão durante o quadrimestre da matrícula).

Recomendamos que, sempre que possível, os alunos optem pelo reaproveitamento de atividades realizadas previamente. No caso da realização das atividades durante o quadrimestre de matrícula, toda a documentação necessária para conclusão do estágio também deverá ser entregue até o final do quadrimestre.

Leiam as normas e regulamentação disponíveis, preencham os formulários, providenciem toda a documentação necessária e acompanhem as informações pelo e-mail institucional e pelo nosso site.

A coordenadora de estágios é a Profa. Natália Pirani Ghilardi-Lopes. Para informações e dúvidas, entrem em contato pelo e-mail do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Normas para estágio

FORMULÁRIOS E MODELOS

Lista das solicitações deferidas de Estágios Obrigatórios

Informações adicionais sobre o preenchimento do formulário para matrícula:

ÁREA DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: cite a grande área da biologia em que seu estágio se enquadra melhor; p.ex.: bioquímica, ecologia, embriologia etc.; caso existam duas ou mais áreas, cite todas.

NOME DO(A) PROFESSOR(A) CO-ORIENTADOR(A), SE HOUVER: não é obrigatório.

DISCIPLINAS CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO PROPOSTO (LISTE OS NOMES DE TODAS QUE CONSIDERAR RELEVANTES): inclua tanto disciplinas já cursadas quanto aquelas ainda não cursadas.

NOME DO(A) PROFISSIONAL SUPERVISOR(A), SE ESTE(A) JÁ HOUVER SIDO DEFINIDO: No caso de Iniciação Científica, o Professor Orientador e o Profissional Supervisor poderão ser a mesma pessoa. Nestes casos, deve-se repetir o nome do docente orientador no campo “Profissional Supervisor”.

Caso especiais, em que o orientador da IC seja um professor de outra universidade (ou tenha sido docente da UFABC no período de realização da IC, mas tenha se transferido a outra instituição), este profissional será listado como “Profissional Supervisor”, mas será necessário buscar um docente atualmente na UFABC que possa ser responsável pelo seu desempenho no módulo disciplinar Estágio Supervisionado. Se isso ocorrer, o docente que atuará como “Professor Orientador” deve ter área de atuação mais próxima possível da área de atividades do estágio. Conforme descrito na regulamentação do Estágio Supervisionado, o Professor Orientador terá como responsabilidade avaliar o plano de estágio do aluno e seu desempenho a partir do relatório final de estágio (ver Anexos).

FORMULÁRIOS E MODELOS

1. Introdução

Espera-se que o biólogo graduado na UFABC possa atuar com visão interdisciplinar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; e, Biotecnologia e Produção, conforme as descrições das competências e habilidades apontadas no Parecer CNE/CES Nº 1.301/2001; Parecer CFBio Nº 01/2010, Resolução CFBio Nº 227/2010 e Resolução Nº300/2012. Com isso, o desenvolvimento das atividades propostas no TCC proporcionará o devido treinamento em metodologia científica e execução de projetos, fundamental para a sua atuação profissional.

2. Matrícula

A matrícula para o TCC do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas ocorre no mesmo período do que as demais disciplinas. A matrícula é de responsabilidade da PROGRAD, para mais informações consultar a DAC-PROGRAD por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

3. Caracterização Geral do TCC em Biologia

Para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Biológicas na UFABC, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia (TCC), produto de atividades científicas, no campo das ciências biológicas, desenvolvidas em projetos de extensão universitária, iniciação científica ou Estágio Supervisionado na UFABC ou em instituições externas (Instituições de Ensino Superior ou Institutos de pesquisa). A matrícula nos TCC's ocorrem no mesmo período das demais disciplinas e deve ser realizada diretamente na PROGRAD. Dúvidas devem ser encaminhadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

4. Publicação do TCC no site do CCNH

Após a apresentação e aprovação, e desde que autorizado pelo autor, os TCCs são publicados no site do CCNH. Os trabalhos podem ser consultados acessando Ensino > Trabalhos de Conclusão de Curso ou clique aqui.

O curso do Bacharelado em Ciências Biológicas não solicita horas de atividades complementares. As atividades complementares realizadas para o BC&T são suficientes para a formação do aluno.

Caso ainda tenha dúvidas, consulte o Projeto Pedagógico (PPC) dentro da aba "Informações sobre o curso" na página principal do Bachaelado em Ciências Biológicas.

Lá você encontrará as normas gerais que regem o curso.