Laboratório criado pelo CCNH (Ato Decisório Nº 51/2023 - ConCCNH) para comportar estrutura de pesquisa composta por equipamentos de caráter multiusuários para experimentação nas áreas de Biologia Celular e Molecular.

• Equipamentos
- Microscópio de pesquisa invertido totalmente automatizado para pesquisa de ciências biológicas (Leica DMI6000 B)
- Citômetro de fluxo (BD Bioscinece FACSCanto II) 
- 4150 TapeStation System

• Para utilizar o LMBCM
- Cadastro de usuários
- Treinamentos
- Agendamentos

• Documentação
- Portaria de criação do LGP-MU
- Plano de gestão do LGP-MU

• Equipe técnica e administrativa
- Comitê gestor
- Comitê de usuários

 

Equipamentos

 

1. Microscópio de pesquisa invertido totalmente automatizado para pesquisa de ciências biológicas (Leica DMI6000 B)

O microscópio invertido Leica DMI6000 B para pesquisa de ciências biológicas oferece Contraste Diferencial de Interferência (DIC) para assistência na aquisição de imagens de espécimes com índices de refração variáveis. O Leica DMI6000 B é ideal para a aquisição de imagens de fluorescência, células vivas e série temporal, alta velocidade de seccionamento óptico de multifluorescência. O sistema apresenta um gerenciador de contraste e iluminação automatizada, foco Z motorizado, função de parfocalidade, ajuste automático de brilho e do diafragma, e muitas outras funções automatizadas. (Fonte: https://www.leica-microsystems.com/pt/produtos/microscopios-oticos/p/leica-dmi6000-b/)

Docente responsável: Prof Marcelo Augusto Christoffolete
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

2. Citômetro de fluxo (BD Bioscinece FACSCanto II)

O sistema BD FACSCanto™ II é um citômetro de fluxo que oferece desempenho, precisão e resultados de alta qualidade. Ele oferece o máximo em flexibilidade e pode ser configurado com dois ou três lasers para detectar até oito cores. O BD FACSCanto II apresenta muitas inovações. No coração do citômetro, por exemplo, o sistema fluídico apresenta uma célula de fluxo de alinhamento fixo para minimizar tempo de inicialização e melhorar a reprodutibilidade. O sistema óptico apresenta um design que maximiza a detecção de sinal e aumenta a sensibilidade e resolução para cada cor em um ensaio multicolorido. Estas capacidades e muitas outras inovações fazem do BD FACSCanto II um dos mais poderosos e versáteis analisadores de bancada disponíveis para aplicações clínicas e de pesquisa. (Fonte: BDB_BD-FACSCanto-II-Flow-Cytometer-BR_TR.pdf)

Docente responsável: Profa. Giselle Cerchiaro
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

3. 4150 TapeStation System 

O sistema 4150 TapeStation é uma plataforma automatizada de eletroforese, voltada para o controle de qualidade de amostras de ácidos nucleicos. Baseado na tecnologia ScreenTape, permite uma análise rápida, fácil e confiável de amostras de DNA e RNA, com capacidade para até 16 amostras por corrida. Este sistema econômico e de nível inicial é a solução ideal para o controle de qualidade (QC) de amostras de RNA e DNA em fluxos de trabalho de sequenciamento de nova geração (NGS), biobancos ou desenvolvimento de vacinas. (Fonte: https://pnipe.mcti.gov.br/equipment/24302)

Docente responsável: Marcella Pecora Milazzotto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

VOLTAR AO TOPO


 

Para utilizar o LMBCM

O laboratório multiusuário se localiza na Sala 22 do Subsolo do Bloco A, Torre 3, Campus Santo André da UFABC.

Qualquer pesquisador da UFABC, de outras instituições de ensino e pesquisa ou empresas podem requisitar acesso ao mesmo, contanto que o uso se enquadre na proposta original do laboratório e mediante preenchimento de ficha de cadastro e assinatura de termo de responsabilidade.

1. Cadastro de usuários

O cadastro de usuários deve ser feito pelo preenchimento do Formulário de Cadastro de Usuários.

 

2. Treinamentos

Os treinamento serão realizados conforme necessidade, com periodicidade mínima mensal. Mande um e-mail para o docente responsável pelo equipamento para requisitar treinamento. De acordo com o Plano de Gestão do laboratório, os usuários estarão liberados de treinamento caso comprovem experiência prévia por meio de (i) publicações científicas nas quais seja o executor da técnica referente ao equipamento que será utilizado; (ii) carta/atestado do orientador de pós-graduação ou supervisor de pós-doutorado declarando que o usuário possui experiência de, ao menos, 6 meses operando o equipamento, ou; (iii) realização prévia do treinamento no equipamento.

Após a realização do treinamento, os usuários habilitados deverão preencher e assinar (assinatura digital certificada) o termo de responsabilidade. O termo de responsabilidade em pdf deve ser encaminhado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

3. Agendamentos

Os agendamentos deverão ser realizados diretamente na agenda de uso dos equipamentos. Os agendamentos deverão ser realizados com pelo menos 2 (dois) dias úteis de antecedência.

VOLTAR AO TOPO


Documentação

1. Portaria de criação do LGP-MU

2. Plano de gestão do LGP-MU

VOLTAR AO TOPO


Equipe técnica e administrativa

 

1. Comitê gestor

Coordenadora: Profa. Dra. Marcella Pecora Milazzotto (CCNH/UFABC);

Coordenador adjunto: Prof. Dra. Daniele Ribeiro de Araújo (CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Vinicius de Andrade Oliveira (CCNH/UFABC);

Dra.Nathalia de Setta Costa(CCNH/UFABC).

 

2. Comitê de usuários

Profa. Dra. Eloah Rabello Suarez (CCNH/UFABC);

Dra.Luciana Campos Paulino(CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Danilo Trabuco do Amaral(CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Marcelo Augusto Christoffolete (CCNH/UFABC).

VOLTAR AO TOPO