Informes da Direção: 

1. Processo Seletivo Simplificado - Física e Filosofia (retificações). 

1a.  Alteração no formulário de solicitação para contratação de professor visitante - Física

1b.  Alteração no formulário de solicitação para contratação de Professor Visitante - Filosofia

1c.  Alteração no formulário de expansão de vagas do Edital 053/2019 de Professor Visitante em Filosofia Geral

 

2. Aprovação de declaração de horas da profa. Kate Manhy Oliveira Kumada para a participação em projeto.

3. Demandas Orçamentárias do CCNH para 2022.

3a. Relatório

4. Cadastros de Pesquisador Colaborador

a. Novos cadastros aprovados:

  • Fernanda Ribeiro (supervisor: Celio Fernando Figueiredo Angolini)
  • Tatiana Pedron (supervisor: Bruno Lemos)
  • Jorge Lino (supervisora: Romarly Fernandes da Costa)
  • Luis Alex Huahuachampi Mamani (supervisor: Vilson Tonin Zanchin)

b. Renovação PNPD CAPES:

  • Pedro Dieguez (supervisor: Roberto Menezes Serra)

 

Ordem do Dia: 

1. Ata da 2ª sessão ordinária de 2021

2. Avaliação de Estágio Probatório:

a. Maurizio Esposito - Fil. - 24meses

Parecer CAEP 

Relatório de Atividades

b. Breno Marques Gonçalves Teixeira - Fis. - 30 meses

Parecer CAEP 

Relatório de Atividades

c. Bruna Mendes de Vasconcellos (Filosofia – 30 meses)

Parecer CAEP

Relatório de Atividades

d. Ives Haifig - Bio. - 30 meses 

Parecer CAEP

Relatório de Atividades

e. Julian Andres Munevar Cagigas - Fis. - 30 meses 

Parecer CAEP

Relatório de Atividades

f. Michela Bordignon - Fil. - 30 meses 

Parecer CAEP

Relatório de Atividades

g. Vinicius de Andrade Oliveira - Bio. - 30 meses

Parecer CAEP

Relatório de Atividades

3. Aprovação ad referendum da prorrogação do projeto intitulado "Estudo de caracterização metabólica de cepas de Bacillus de interesse agronômico" (coordenador - prof. Célio Fernando Figueiredo Angolini) Relator: Cristiano Tavares.

3a. Modelo de declaração

3b. Ofício

3c. Plano de trabalho

3d. Relato

 

 

Expediente: 

1. Solicitação de abertura de edital para contratação de Professor Visitante para o Bacharelado em Biotecnologia. Relator:Allan Moreira Xavier.

1a. Relato

2.  RTI FAPESP (2017) - Alteração do coordenador – Relatora: Cristina Ribas Fürstenau.

2a. Relato

3.  RTI FAPESP (2017) - Relatório Científico – Relatora: Cristina Ribas Fürstenau.

3a. Relato

3b. Minuta do Relatório Científico

4. Processo de realocação de docente em LGPs da Profa Dra Marcella Pecora Milazzotto (Grande área: Ciências Biológicas) – Relator: Carlos Alberto da Silva.

4a. Relato

5.  Relatório Anual de Atividade do CCNH de 2020 - Relator: Paulo Avila.

5a. Relato

6.  Alocação Didática - Relatores: Patrícia Sessa e Luciano Cruz.

6a. Relato

7. Critérios para alocação e expansão de laboratórios de pesquisa no âmbito do CCNH - Relatores: Marcos Avila e Marcela.

7a. Relato

  

 

 

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Laboratório aprovado pela CTNBio para produção e experimentação com vetores lentivirais de terceira geração ou superiores, que se enquadrem na classe de risco biológico nível 2, ou seja, vírus que contenham sequências de ADN/ARN com moderado risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha baixo risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente. (Resolução Normativa no 18 de 23 de março de 2018).

 

Para utilizar o LGP-MU

O laboratório multiusuário L314-3 fica localizado no Bloco A, Torre 3, Campus Santo André da UFABC.

Qualquer pesquisador da UFABC ou de outras instituições de ensino podem requisitar acesso ao mesmo, contanto que o uso se enquadre na proposta original de proposição do laboratório, descrita no Plano de Aplicação de Recursos da Reserva Técnica de 2015-2016 - Subprojeto 10.

 

  • O laboratório está aprovado, temos o CBQ NB2 para uso com vetores lentivirais e, por se tratar de um NB2, as regras da CTNBio exigem que todo novo projeto a ser realizado seja submetido à CIBio.
  • O projeto de pesquisa a ser desenvolvido neste local deverá ser previamente aprovado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) UFABC (ver regras: http://www.ufabc.edu.br/administracao/conselhos/comissoes-assessoras-consepe/comissao-interna-de-biosseguranca/formularios) e sua execução será autorizada no LGP NB2 para lentivetores apenas após análise pelo comitê gestor do laboratório de grupo de pesquisa – LGP- NB2 para lentivetores. Para tal, o pesquisador responsável deverá enviar a aprovação do projeto pela CIBio/CTNBio, acompanhada de cópia do projeto de pesquisa para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

  • Após este trâmite, os usuários aprovados terão acesso a agenda do laboratório e poderão pegar as chaves do mesmo na segurança. Essas regras foram criadas devido à Resolução Normativa no 18 de 23 de março de 2018, onde podemos verificar no Capítulo 2, Artigo 4o, que para realizar quaisquer atividades e projetos que envolvam a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, o armazenamento, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, o ensino, o controle de qualidade e o descarte que utilizem OGM e seus derivados em regime de contenção, o técnico principal deverá encaminhar para a CIBio de sua instituição informações detalhadas, de acordo com o Requerimento de Autorização para Atividades em Contenção com OGM e seus derivados, quando necessário e em conformidade com o disposto na Resolução Normativa nº 1 da CTNBio

 

  • O usuários deverão possuir habilidades teóricas e práticas no trabalho com cultura de células, plasmídeos para a produção de vetores lentivirais, assim como na manipulação dos próprios vírus em experimentos, em virtude dos riscos envolvidos. Os usuários deverão ter recebido treinamento específico na manipulação destes vetores, a ser ministrado pelo pesquisador principal responsável pelo projeto de pesquisa. Este treinamento deve ser documentado à CIBio e ao comitê gestor do NB2, contendo os assuntos abordados, carga horária (3-4h), participantes e nome/ assinatura do responsável pelo treinamento.
  • Os usuários da sala deverão realizar um treinamento em Biossegurança fornecido de maneira online pela CIBio- UFABC.
  • Somente serão autorizados a trabalhar com vetores lentivirais no laboratório multiusuário L314-3 os usuários que derem ciência por escrito do conteúdo do Manual de Biossegurança deste laboratório, garantindo comprometimento em respeitar as regras de utilização contidas no mesmo.

 

  • A utilização deste laboratório deverá ser agendada através da agenda NB-2 Lentivírus CCNH/ UFABC, ao qual o usuário terá acesso após aprovação de seu projeto pela CIBio/ comitê gestor do laboratório de grupo de pesquisa – LGP- NB2 para lentivetores. As chaves ficarão na segurança e somente poderão ser retiradas pelos usuários previamente autorizados, os quais ficam responsáveis pelo laboratório a partir do momento em que estejam com a posse das chaves. Caso haja dano de algum equipamento no local os usuários devem comprometer-se a auxiliar no custeio da manutenção.
  • O usuário e respectivo docente serão responsáveis pela descontaminação, descarte e registro adequado dos resíduos gerados pelos mesmos, conforme procedimentos descritos no manual de biossegurança.

  • É proibido o armazenamento e consumo de alimentos e bebidas no local, bem como é proibido fumar e aplicar cosméticos no local. Também é proibida a admissão de animais no local.

  • O manual de biossegurança está localizado em uma pasta de fácil visualização, na prateleira próxima à entrada da antessala do laboratório, para fácil consulta.

  • A determinação dos procedimentos de trabalho e planos de contenção em caso de derrame e acidentes constantes no manual de biossegurança foram feitos com base no uso de lentivetores de terceira geração, mais especificamente do sistema pHAGE (Dana Farber Cancer Institute, Boston, MA, EUA). Por segurança, os projetos de pesquisa deverão utilizar lentivetores de terceira geração ou superiores. Caso outros vetores que requeiram diferentes normas de biossegurança venham a ser utilizados neste laboratório, os pesquisadores responsáveis devem enviar informações adicionais que permitam edição do manual de biossegurança. As informações devem ser enviadas para o comitê gestor do laboratório de grupo de pesquisa – LGP- NB2 para lentivetores através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

 

 

Os LGP-MUs são espaços gerenciados pelo CCNH e classificados como LGPs, conforme Portaria ConsEPE No. 127. Entretanto, estes espaços multiusuários sem alocação específica de docentes, diferente dos LGPs convencionais em que grupos de pesquisa com afinidades técnicas ou linhas de pesquisa são alocados ou realocados. A disponibilidade destes espaços foi reflexo de diferentes demandas dos pesquisadores que necessitavam de locais mais adequados para a instalação de equipamentos ou locais multiusuários de pesquisa compartilhado por vários docentes. Até o momento, estes espaços são: 

A. Campus Santo André

Laboratório de grupo de pesquisa (LGP) multiusuário de nível 2 de biossegurança do CCNH para vetores lentivirais
Laboratório de Grupo de Pesquisa multiusuário em Biologia Celular e Molecular (LMBCM) do CCNH
Equipamentos multiusuários: L407-3 interlab, Bloco A, 4o andar
Fornos multiusuário: LS20_1, Bloco A, Subsolo
Equipamentos multiusuários: LS20_1, Bloco A, Subsolo
Equipamentos multiusuários: L203-UM, Bloco B, 2o andar
Equipamentos multiusuários: L506A, Bloco L, 5o andar

 

B. Campus São Bernardo do Campo

Equipamentos multiusuários: s125, Bloco Delta, 1o andar

Pelo Regimento Geral da UFABC, os alunos começam a graduação pelos Bacharelados Interdisciplinares - Ciências e Tecnologias (BC&T) ou em Ciências e Humanidades (BC&H). Depois de concluírem este curso, ou a partir do momento em que tenham completado um mínimo de 150 créditos neste com aproveitamento, podem se inscrever nos cursos de formação específica.

O período de inscrição pode ser consultado no "Calendário de Procedimentos Administrativo-Acadêmicos da Graduação" (disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/pdf/calendario_administrativo_academico_2019.pdf)

Os interessados se inscrevem por meio de um Edital, publicado pela Reitoria no início de cada quadrimestre. Na publicação, os interessados encontram informações sobre como se inscrever e quantas vagas há disponíveis. 

No sítio da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD você pode consultar os últimos Editais publicados: http://prograd.ufabc.edu.br/matriculas-cfes

Mais informações:

Resolução ConsEP 31 - http://www.ufabc.edu.br/administracao/conselhos/consepe/resolucoes/resolucao-consep-no-312009-01072009-normatiza-o-ingresso-nos-cursos-de-formacao-especifica-apos-a-conclusao-dos-bacharelados-interdisciplinares-oferecidos-pela-ufabc

20/2 – NDE, Plenária & Coordenação - Realizada

20/3 - NDE, Plenária & Coordenação - cancelada

17/4 – NDE, Plenária & Coordenação

19/6 – NDE, Plenária & Coordenação

07/8 – Plenária & Coordenação

02/10 – Coordenação

6/11 – Plenária & Coordenação

4/12 – NDE & Coordenação