Laboratório aprovado pela CTNBio para produção e experimentação com vetores lentivirais de terceira geração ou superiores, que se enquadrem na classe de risco biológico nível 2, ou seja, vírus que contenham sequências de ADN/ARN com moderado risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha baixo risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente. (Resolução Normativa no 18 de 23 de março de 2018).

 

Para utilizar o LGP-MU

O laboratório multiusuário L314-3 fica localizado no Bloco A, Torre 3, Campus Santo André da UFABC.

Qualquer pesquisador da UFABC ou de outras instituições de ensino podem requisitar acesso ao mesmo, contanto que o uso se enquadre na proposta original de proposição do laboratório, descrita no Plano de Aplicação de Recursos da Reserva Técnica de 2015-2016 - Subprojeto 10.

 

  • O laboratório está aprovado, temos o CBQ NB2 para uso com vetores lentivirais e, por se tratar de um NB2, as regras da CTNBio exigem que todo novo projeto a ser realizado seja submetido à CIBio.
  • O projeto de pesquisa a ser desenvolvido neste local deverá ser previamente aprovado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) UFABC (ver regras: http://www.ufabc.edu.br/administracao/conselhos/comissoes-assessoras-consepe/comissao-interna-de-biosseguranca/formularios) e sua execução será autorizada no LGP NB2 para lentivetores apenas após análise pelo comitê gestor do laboratório de grupo de pesquisa – LGP- NB2 para lentivetores. Para tal, o pesquisador responsável deverá enviar a aprovação do projeto pela CIBio/CTNBio, acompanhada de cópia do projeto de pesquisa para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

  • Após este trâmite, os usuários aprovados terão acesso a agenda do laboratório e poderão pegar as chaves do mesmo na segurança. Essas regras foram criadas devido à Resolução Normativa no 18 de 23 de março de 2018, onde podemos verificar no Capítulo 2, Artigo 4o, que para realizar quaisquer atividades e projetos que envolvam a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, o armazenamento, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, o ensino, o controle de qualidade e o descarte que utilizem OGM e seus derivados em regime de contenção, o técnico principal deverá encaminhar para a CIBio de sua instituição informações detalhadas, de acordo com o Requerimento de Autorização para Atividades em Contenção com OGM e seus derivados, quando necessário e em conformidade com o disposto na Resolução Normativa nº 1 da CTNBio

 

  • O usuários deverão possuir habilidades teóricas e práticas no trabalho com cultura de células, plasmídeos para a produção de vetores lentivirais, assim como na manipulação dos próprios vírus em experimentos, em virtude dos riscos envolvidos. Os usuários deverão ter recebido treinamento específico na manipulação destes vetores, a ser ministrado pelo pesquisador principal responsável pelo projeto de pesquisa. Este treinamento deve ser documentado à CIBio e ao comitê gestor do NB2, contendo os assuntos abordados, carga horária (3-4h), participantes e nome/ assinatura do responsável pelo treinamento.
  • Os usuários da sala deverão realizar um treinamento em Biossegurança fornecido de maneira online pela CIBio- UFABC.
  • Somente serão autorizados a trabalhar com vetores lentivirais no laboratório multiusuário L314-3 os usuários que derem ciência por escrito do conteúdo do Manual de Biossegurança deste laboratório, garantindo comprometimento em respeitar as regras de utilização contidas no mesmo.

 

  • A utilização deste laboratório deverá ser agendada através da agenda NB-2 Lentivírus CCNH/ UFABC, ao qual o usuário terá acesso após aprovação de seu projeto pela CIBio/ comitê gestor do laboratório de grupo de pesquisa – LGP- NB2 para lentivetores. As chaves ficarão na segurança e somente poderão ser retiradas pelos usuários previamente autorizados, os quais ficam responsáveis pelo laboratório a partir do momento em que estejam com a posse das chaves. Caso haja dano de algum equipamento no local os usuários devem comprometer-se a auxiliar no custeio da manutenção.
  • O usuário e respectivo docente serão responsáveis pela descontaminação, descarte e registro adequado dos resíduos gerados pelos mesmos, conforme procedimentos descritos no manual de biossegurança.

  • É proibido o armazenamento e consumo de alimentos e bebidas no local, bem como é proibido fumar e aplicar cosméticos no local. Também é proibida a admissão de animais no local.

  • O manual de biossegurança está localizado em uma pasta de fácil visualização, na prateleira próxima à entrada da antessala do laboratório, para fácil consulta.

  • A determinação dos procedimentos de trabalho e planos de contenção em caso de derrame e acidentes constantes no manual de biossegurança foram feitos com base no uso de lentivetores de terceira geração, mais especificamente do sistema pHAGE (Dana Farber Cancer Institute, Boston, MA, EUA). Por segurança, os projetos de pesquisa deverão utilizar lentivetores de terceira geração ou superiores. Caso outros vetores que requeiram diferentes normas de biossegurança venham a ser utilizados neste laboratório, os pesquisadores responsáveis devem enviar informações adicionais que permitam edição do manual de biossegurança. As informações devem ser enviadas para o comitê gestor do laboratório de grupo de pesquisa – LGP- NB2 para lentivetores através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.