Estágio Não Obrigatório

As normas para realização de estágio não obrigatório constam na Resolução CG nº 12/2016.

FORMULÁRIOS E MODELOS estão disponíveis na Página do Aluno do CCNH.

 

Estágio Supervisionado Obrigatório das Licenciaturas

O estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Química da UFABC buscará proporcionar a compreensão do processo de ensino-aprendizagem referido à prática da escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior, com seus participantes, quanto às relações das escolas entre si e com instituições inseridas num contexto imediato, assim como em um determinado contexto geral.

O estágio supervisionado tem por objetivos principais:

* Proporcionar a vivência e a análise de situações reais de ensino-aprendizagem em Ciências e Química;

* Fomentar o desenvolvimento da criticidade acerca dos aspectos científicos, éticos, sociais, econômicos e políticos que envolvem a prática docente;

* Capacitar o licenciando a vivenciar e buscar soluções para situações-problema no contexto da prática profissional;

* Favorecer a integração da UFABC ao contexto social em que ela se insere.

De acordo com a Resolução CNE/CP n° 2, 1 jul. 2015, os cursos de licenciatura devem garantir em seus projetos pedagógicos uma carga equivalente a 400 horas de Estágio Supervisionado.

Tendo em vista a necessária articulação entre teoria e prática, na UFABC o Estágio Supervisionado será orientado por um docente da licenciatura que elaborará o plano de atividades em consonância com as discussões teóricas que serão desenvolvidas ao longo do curso.

As normas sobre estágios podem ser consultadas na página da PROGRAD.

Na Página do Aluno do CCNH, acessando a aba Estágios Supervisionados das Licenciaturas, você encontra diversas Perguntas e Respostas sobre os Estágios Supervisionados das Licenciaturas.

O estágio supervisionado das licenciaturas assumirá caráter disciplinar, sendo exigida a matrícula dos alunos em cada um dos módulos disciplinares de 80 (oitenta) horas, nos quais estão distribuídas as 400 (quatrocentas) horas obrigatórias, conforme abaixo:

 

Módulo Disciplinar Carga Horária
Estágio Supervisionado I (nível fundamental) 80 horas
Estágio Supervisionado II (nível fundamental) 80 horas
Estágio Supervisionado I (nível médio)  80 horas
Estágio Supervisionado II (nível médio)  80 horas
Estágio Supervisionado III (nível médio)  80 horas

  

Critérios para matrícula no Estágio Supervisionado

  

Para INGRESSANTES ANTERIORES A 2017

Resolução ConsEPE nº 160 - Regulamenta as normas para a realização de estágio obrigatório dos cursos de Licenciatura da UFABC.

                           "Art. 4º Para realizar a matrícula no estágio supervisionado, o licenciando deverá cumprir as seguintes exigências:

                         I- ter completado, no mínimo, a metade dos quadrimestres previstos para o curso de licenciatura da UFABC;
                         II- ter integralizado (cursado com aprovação), no mínimo, a metade dos créditos da matriz curricular do respectivo curso de licenciatura, incluindo as disciplinas obrigatórias do respectivo Bacharelado Interdisciplinar (BI); e
                         III- ter cursado, ou estar matriculado, em uma ou mais disciplinas de Prática de Ensino."

 

Para INGRESSANTES A PARTIR DE 2017

Resolução CG nº 18/2017 - Regulamenta as normas para a realização de Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da UFABC, para alunos ingressantes a partir de 2017

                          "Art. 5º Para realizar a matrícula no módulo curricular de Estágio Supervisionado, o licenciando deverá ter cumprido as seguintes exigências:

                          I – ter cursado com aprovação, ou estar matriculado em uma ou mais disciplinas de Prática de Ensino do respectivo Curso de Licenciatura;
                          II – ter cursado com aprovação ao menos uma das disciplinas de caráter pedagógico do núcleo comum das Licenciaturas da UFABC discriminadas no Anexo I desta Resolução;
                          III – estar matriculado ou ter reserva de vaga no Curso de Licenciatura em que deseja realizar o estágio ou ter CPk igual ou superior ao estabelecido em normatização da Coordenação do referido Curso.
                          Parágrafo único. Cumpridas as exigências indicadas, os alunos poderão iniciar suas atividades de estágio antes da conclusão dos respectivos cursos interdisciplinares."

 

Orientações para a matrícula nos Estágios Obrigatórios

Antes de efetuar a solicitação de matrícula, atente-se às exigências de acordo com seu ano de ingresso e, leia os procedimentos estabelecidos na Portaria CCNH nº 17/2016.

A Divisão Acadêmica do CCNH será responsável pela gestão das informações obtidas. As informações sobre deferimento ou indeferimento das solicitações serão publicadas no site do CCNH, tanto no mural inicial, quanto na Página do Aluno.

O período de matrícula no estágio é o mesmo das outras disciplinas, conforme calendário acadêmico da PROGRAD.

Serão aceitas solicitações enviadas até às 23h59 do último dia do segundo ajuste de matrículas (segundo calendário acadêmico da UFABC). Em caso de envio de mais de uma solicitação pelo mesmo aluno, será considerada apenas a última enviada.

Faça a matrícula acessando a Página do Aluno, clique aqui.

Caso o aluno deseje efetuar o cancelamento ou trancamento da matrícula do estágio, deve escrever para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

ATENÇÃO: a matrícula do estágio supervisionado das licenciaturas, por ter caráter disciplinar e por suas reuniões serem obrigatórias, não pode ser realizada de modo que coincida com outra disciplina da graduação.

Alertamos que as disciplinas de estágio supervisionado obrigatório das licenciaturas, entre as horas a serem cumpridas, preveem atividades de observação e/ou regência de aulasPor este motivo, sugerimos a matrícula em apenas uma das disciplinas por quadrimestre, visando não impossibilitar o cumprimento das horas exigidas para o estágio. 

 

Os documentos necessários para o estágio supervisionado obrigatório (carta de apresentação, fichas e capas) estão disponíveis na Página do Aluno, na aba FORMULÁRIOS E MODELOS