Código |
Nome |
T |
P |
I |
Créditos |
Prática como componente curricular |
Não contém prática como componente curricular |
NHI5011-13 |
Políticas Educacionais Recomendação: não há |
3 |
0 |
3 |
3 |
|
X |
NHT5004-15 |
Educação Científica, Sociedade e Cultura Recomendação: não há |
4 |
0 |
4 |
4 |
X |
|
NHT5013-15 |
Práticas de Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental Recomendação: Educação Científica, Sociedade e Cultura; Didática; Desenvolvimento e Aprendizagem; Políticas Educacionais |
4 |
0 |
4 |
4 |
X |
X |
NHT5012-13 |
Práticas de Ciências no Ensino Fundamental Recomendação: não há |
4 |
0 |
4 |
4 |
X |
|
NHT4030-15 |
Práticas de Ensino de Química I Recomendação: Transformações Químicas; Bioquímica: Estrutura, propriedade e Funções de Biomoléculas |
3 |
0 |
4 |
3 |
X |
|
NHT4071-15 |
Práticas de Ensino de Química II Recomendação: Transformações Químicas; Bioquímica: Estrutura, propriedade e Funções de Biomoléculas; Práticas de Ensino de Química I |
0 |
3 |
4 |
3 |
X |
|
NHT4032-15 |
Práticas de Ensino de Química III Recomendação: Transformações Químicas; Bioquímica: Estrutura, propriedade e Funções de Biomoléculas; Práticas de Ensino de Química I |
3 |
0 |
4 |
3 |
|
X |
NHT4015-15 |
Experimentação e Ensino de Química Recomendação: Transformações Químicas; Bioquímica: Estrutura, propriedade e Funções de Biomoléculas |
0 |
3 |
4 |
3 |
|
X |
NHT4072-15 |
Avaliação no Ensino de Química Recomendação: Práticas de Ensino de Química III |
3 |
0 |
4 |
3 |
|
X |
NHT4073-15 |
Livros Didáticos no Ensino de Química Recomendação: Práticas de Ensino de Química I |
4 |
0 |
4 |
4 |
X |
|
NHI5002-15 |
Didática Recomendação: não há |
4 |
0 |
4 |
4 |
|
X |
NHI5001-15 |
Desenvolvimento e Aprendizagem Recomendação: não há |
4 |
0 |
4 |
4 |
|
X |
NHI5015-15 |
LIBRAS Recomendação: não há |
4 |
0 |
2 |
4 |
|
X |
TOTAL |
22 |
24 |
Conjunto II – Conteúdo técnico-científico: disciplinas de conteúdo químico em complementação ao BC&T
Código |
Nome |
T |
P |
I |
Créditos |
Contém prática como componente curricular |
Não contém prática como componente curricular |
NHT4051-1515 |
Química Analítica Clássica I Recomendação: não há |
3 |
3 |
6 |
6 |
|
X |
NHT4050-14 |
Química Analítica Clássica II Recomendação: Química Analítica Clássica I |
3 |
3 |
6 |
6 |
|
X |
NHT4053-15 |
Química dos Elementos Recomendação: Transformações Químicas; Funções e Reações Orgânicas. |
4 |
4 |
8 |
8 |
|
X |
NHT4041-15 |
Química Orgânica Experimental Recomendação: não há |
0 |
4 |
6 |
4 |
|
X |
NHT4017-15 |
Funções e Reações Orgânicas Recomendação: não há |
4 |
0 |
6 |
4 |
X |
|
NHT4024-15 |
Mecanismos de Reações Orgânicas Recomendação: não há |
4 |
0 |
6 |
4 |
X |
|
NHT3049-15 |
Princípios de Termodinâmica Recomendação: não há |
4 |
0 |
6 |
4 |
X |
|
TOTAL |
12 |
24 |
Código |
Nome |
T |
P |
I |
Créditos |
BIS0005-15 |
Bases Computacionais da Ciência Recomendação: não há |
0 |
2 |
2 |
2 |
BCS0001-15 |
Base Experimental das Ciências Naturais Recomendação: não há |
0 |
3 |
5 |
3 |
BIK0102-15 |
Estrutura da Matéria Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BIS0003-15 |
Bases Matemáticas Recomendação: não há |
4 |
0 |
5 |
4 |
BIL0304-15 |
Evolução e Diversificação da Vida na Terra Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCM0504-15 |
Natureza da Informação Recomendação: Bases Computacionais da Ciência |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCJ0204-15 |
Fenômenos Mecânicos Recomendação: não há |
4 |
1 |
6 |
5 |
BCL0306-15 |
Biodiversidade: Interações entre organismos e ambiente Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCN0402-15 |
Funções de uma Variável Recomendação: Bases Matemáticas |
4 |
0 |
6 |
4 |
BCN0404-15 |
Geometria Analítica Recomendação: não há |
3 |
0 |
6 |
3 |
BCM0505-15 |
Processamento da Informação Recomendação: Bases Computacionais da Ciência; Natureza da Informação |
3 |
2 |
5 |
5 |
BCJ0205-15 |
Fenômenos Térmicos Recomendação: não há |
3 |
1 |
4 |
4 |
BCL0307-15 |
Transformações Químicas Recomendação: não há |
3 |
2 |
6 |
5 |
BCN0405-15 |
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias Recomendação: Funções de uma Variável |
4 |
0 |
4 |
4 |
BIR0004-15 |
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCM0506-15 |
Comunicação e Redes Recomendação: Processamento da Informação; Natureza da Informação |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCJ0203-15 |
Fenômenos Eletromagnéticos Recomendação: não há |
4 |
1 |
6 |
5 |
BCL0308-15 |
Bioquímica: Estrutura, Propriedade e Funções de Biomoléculas Recomendação: não há |
3 |
2 |
6 |
5 |
BCN0407-15 |
Funções de Várias Variáveis Recomendação: Geometria Analítica; Funções de uma Variável |
4 |
0 |
4 |
4 |
BIQ0602-15 |
Estrutura e Dinâmica Social Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BIJ0207-15 |
Bases Conceituais da Energia Recomendação: não há |
2 |
0 |
4 |
2 |
BCK0103-15 |
Física Quântica Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BIN0406-15 |
Introdução à Probabilidade e à Estatística Recomendação: Funções de uma Variável |
3 |
0 |
4 |
3 |
BIR0603-15 |
Ciência, Tecnologia e Sociedade Recomendação: não há |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCK0104-15 |
Interações Atômicas e Moleculares Recomendação: Estrutura da Matéria; Transformações Químicas; Física Quântica |
3 |
0 |
4 |
3 |
BCS0002-15 |
Projeto Dirigido Recomendação: não há |
0 |
2 |
10 |
2 |
TOTAL |
90 (1080h) |
Arquitetura
AR-L-000-R00
AR-L-100-R00
AR-L-101-R00
AR-L-102-R00
AR-L-103-R00
AR-L-105-R00
AR-L-106-R00
AR-L-107-R00
AR-L-108-R00
Exemplos de layouts
Layout do 2º pavimento
Layout do 6º pavimento
Instalações
Elétrica
EL-L-101-R00
EL-L-104-R00
EL-L-105-R00
Lógica
EL-L-162-R00
EL-L-164-R00
EL-L-165-R00
Plantas
Layout do 2º pavimento
Layout do 4º pavimento
Layout do 5º pavimento
Layout do 6º pavimento
Layout do 7º pavimento
Layout do pavimento inferior
Layout do Laboratório úmido - 110
A direção do CCNH tem autonomia para assinar, em nome da Universidade Federal do ABC e mediante instrumentos de delegação emitidos pela Reitoria, alguns documentos para docentes alocados em seu quadro e para pesquisadores (PDCs ou PCs) para solicitação de recursos junto às agências de fomento.
Tais documentos incluem:
1. Documentos direcionados à FAPESP:
- Manifestação do Dirigente e Anexo II - Necessidade de apoio institucional (pessoal, infraestrutura e serviços) para perfeito andamento do projeto e compromisso da Instituição sede.
O modelo destes formulários pode ser obtido pelo pesquisador por meio do sistema SAGe - FAPESP.
Para facilitar o preenchimento do formulário "Anexo II", o Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) da UFABC elaborou uma sugestão de resposta com base em projetos submetidos anteriormente e aprovados pela FAPESP - clique aqui para acessar. Para facilitar as tratativas, recomenda-se utilizar esta sugestão ao preencher o formulário.
Além do Anexo II, o EAIP oferece orientações sobre vários outros tipos de formulário que a FAPESP costuma solicitar. Consulte em: https://propes.ufabc.edu.br/perfis-de-acesso/docente/fapesp/documentos-e-modelos-de-formularios
- Termos de Outorga e Aceitação de Auxílios / Aditivo ao Termo de Outorga: Estes documentos tem sido assinados eletronicamente por meio do sistema SAGe, da FAPESP. Tutorial: https://youtu.be/QWUORzTt9R0.
- Documento (carta ou ofício) para dar concordância na transferência de orientador para aluno de Iniciação Científica.
- Termo de Aceitação de Transferência de Domínio de Materiais por Cessão de uso e/ou doação
- Termo de Transferência / termo de Aceitação, Doação e Transferência de Domínio de Material Permanente - Entregar à Divisão Administrativa para análise.
2. Documentos para aquisição de equipamentos:
No caso de formulários da FAPESP e outras agências de fomento que envolvam aquisição de equipamentos, deve ser seguido o seguinte fluxo:
- O docente entrega os formulários exigidos pela agência e o formulário Dados para avaliação de infraestrutura (apenas para compra de equipamentos que demandam infra-estrutura não disponível). A não entrega deste formulário implica que o demandante já possui espaço e meios adequados para a instalação dos equipamentos adquiridos.
- A Divisão Administrativa do CCNH encaminha os documentos à PU que emitirá, em até 2 dias úteis, parecer sobre a necessidade de alterações infraestruturais para recebimento e instalação dos equipamentos;
- Após ciência e concordância sobre o parecer da PU pelo docente, a Direção aprova o projeto.
3. Documentos relacionados a outros Processos:
Por exemplo:
- ANVISA: Petição / Termo de Responsabilidade para importação destinada à pesquisa científica e tecnológica.
- CAPES: Termo de solicitação e concessão de apoio financeiro a projetos - Auxílio Financeiro a Projeto Educacional e de Pesquisa - AUXPE
- CNPQ: Termo de Depósito
- Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP): Documentos referentes a projetos individuais relacionados a docentes do CCNH
- Folha de Rosto para Pesquisa envolvendo Seres Humanos - Plataforma Brasil (CONEP) (somente em nome de docente do CCNH)
Os documentos devem ser entregues ou enviados (já com a assinatura dos pesquisadores envolvidos) à secretaria do CCNH para assinatura da Direção.
O prazo estimado para assinatura e providências solicitadas é, em média, de até 5 dias úteis.
Além dos documentos mencionados acima, a direção assina como superior imediato solicitações de afastamento nacionais e internacionais, bem como outros documentos internos da UFABC cujo solicitante seja docente do CCNH.
Obs.: A direção do Centro não pode assinar os documentos a seguir:
- Documentos cujos proponentes sejam discentes da graduação (o documento deve ser encaminhado para a secretaria do gabinete da PROGRAD, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
- Documentos cujos proponentes sejam discentes de pós-graduação (o documento deve ser encaminhado para a secretaria do gabinete da PROPG)
- FINEP: Documentos referentes a projetos institucionais (ex.: CTInfra) devem ser encaminhados à Pró Reitoria de Pesquisa (PROPES) ou à Reitoria para análise
- Autorização para compras de reagentes controlados: deve ser encaminhado para o técnico responsável da PROGRAD
A direção do centro também não tem autonomia para assinar documentos assumindo a responsabilidade por questões relacionadas a importação que envolvam possíveis ônus financeiros, mesmo que tais documentos sejam direcionados às instâncias listadas nos itens acima (como a FAPESP).
Por este motivo, recomendamos a todos os pesquisadores que contatem a Divisão de Importação da Pró-Reitoria de Administração (http://proad.ufabc.edu.br/index.php/compras-internacionais) antes de realizarem qualquer importação, para evitar problemas futuros como a retenção do equipamento na alfândega e a aplicação de multas.