O Bacharelado em Biotecnologia da UFABC pretende formar profissionais multifacetados, com domínio dos conhecimentos inerentes às diversas disciplinas que compõe a Biotecnologia moderna, que possuam os fundamentos que regem o seu desenvolvimento científico, e transitem com facilidade através dos mecanismos necessários para a conversão dos resultados das pesquisas em produtos de inovação tecnológica, respeitando valores éticos, humanísticos e sociais.
O aluno é estimulado e treinado a observar, integrar os conhecimentos advindos das diferentes áreas da Biotecnologia sob uma perspectiva interdisciplinar, desenvolver o raciocínio lógico, e a incorporar o método científico como ferramenta de trabalho fomentando a inovação tecnológica.

 

 

Coordenador pró-tempore:                  Prof. Dr. Tiago Rodrigues (Portaria da Sugepe nº 958/2018)
Vice-Coordenador pró-tempore:        Prof. Dr. Mateus José Sudano (Portaria da Sugepe nº 164/2019)

 

Carga Horária:  3.208 horas 

Projeto Pedagógico 2018 (aprovado pelo Ato Decisório ConsEPE nº 164) 

 

O Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Biotecnologia obedecerá ao disposto na Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 (Lei de Estágio), que estabelece as bases para a realização de estágios curriculares e não-curriculares em empresas e cursos de graduação, e também ao disposto na Resolução da Comissão de Graduação Nº 017, de 09 de Outubro de 2017, que regulamenta as normas para a realização de Estágio Curricular nos Cursos de Bacharelados da UFABC.

A carga horária mínima obrigatória destinada ao Estágio Supervisionado é de 200 (duzentas) horas. As atividades do Estágio Supervisionado no âmbito do curso de Bacharelado em Biotecnologia deverão ser normatizadas por Resolução Interna, a ser referendada oportunamente pelo Comissão de Graduação (CG) da UFABC. A realização do Estágio Supervisionado representa uma vivência imprescindível aos estudantes do curso de Bacharelado em Biotecnologia, cujos objetivos envolvem:

– Promover a inserção dos estudantes em empresas, órgãos ou instituições para a vivência da realidade profissional;

– Possibilitar o aprendizado na solução de problemas no dia-a-dia profissional;

– Viabilizar a aplicação, em situações práticas, dos conhecimentos adquiridos dentro da Universidade;

– Proporcionar aos estudantes vivenciar a correlação entre os conteúdos vistos nas atividades acadêmicas do curso com a prática profissional;

– Desenvolver a interdisciplinaridade por meio da participação em atividades que abordem assuntos das diversas áreas do conhecimento;

– Preparar e dar segurança aos estudantes para o futuro desenvolvimento da atividade profissional;

– Estimular ou aperfeiçoar o desenvolvimento do espírito crítico;

– Desenvolver e aperfeiçoar a criatividade e o amadurecimento profissional em um ambiente de trabalho.

O estágio curricular deverá ser realizado preferencialmente no último ano da formação acadêmica dos alunos do curso de Bacharelado em Biotecnologia. Essa atividade será desenvolvida com o auxílio do Coordenador de Estágio que avaliará o Plano de Atividades e o Histórico Escolar do candidato. Se o candidato atender aos requisitos para realizar essa atividade, será nomeado um Professor Orientador (também docente da UFABC credenciado pelo curso), para acompanhar o aprendizado do estudante no quadrimestre letivo, avaliar o Relatório de Estágio e atribuir um conceito. O Supervisor, dentro da instituição onde o estudante realiza o estágio, é também co-responsável pelo relatório e pelo cumprimento do Plano de Atividades.

 

Normas para estágio

FORMULÁRIOS E MODELOS

 

 

Para a obtenção do grau de Bacharel em Biotecnologia na UFABC, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso em Biotecnologia (TCC), produto de atividades afetas à Biotecnologia, desenvolvidas em projetos de iniciação científica, extensão universitária, ou Estágio Supervisionado, tanto na UFABC, como em instituições externas/empresas.

Para obter os créditos referentes ao TCC, o aluno deverá se matricular na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Biotecnologia, quando desejar apresentar o Trabalho, mas recomenda-se que a matrícula seja realizada no último quadrimestre do curso, ou após a conclusão de todas as disciplinas obrigatórias do curso, inclusive a disciplina Projeto Dirigido (BCS0002-15), que fornecerá informações sobre a elaboração e desenvolvimento de projetos científicos, fundamentais para o bom desenvolvimento do TCC.

Os resultados apresentados podem ser originais, ou frutos de uma revisão de um tema escolhido. O desenvolvimento do TCC deverá ter, obrigatoriamente, um ou mais professores envolvidos com o desenvolvimento do trabalho, sendo pelo menos um deles docente da UFABC. Caso o orientador seja externo, o aluno deverá ter um supervisor interno, o qual poderá ou não ter, também, a função de co-orientador. 

A disciplina TCC em Biotecnologia é oferecida em todos os quadrimestres do ano e conta com um docente responsável por cada turma (DRT), o qual tem as seguintes atribuições: 

a. Informar aos alunos sobre os prazos de entrega dos formulários e documentos.

b. Receber os formulários e outros documentos.

c. Enviar a carta-convite formal aos membros da banca, após o recebimento do formulário indicado pelo docente da disciplina.

d. Divulgar datas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos matriculados na sua turma.

e. Elaborar a carta de agradecimento da banca examinadora após a defesa do TCC.

f. Lançar os conceitos finais de cada aluno da turma no sistema da ProGrad, conforme as avaliações das bancas examinadoras.

g. Receber a versão final corrigida do TCC até 30 dias após a defesa e encaminhá-la à Biblioteca da UFABC.

O TCC em Biotecnologia deve contar com um orientador, o qual será responsável por discutir e escolher o tema junto com o aluno, além de elaborar a proposta de trabalho, atentando para as formalidades e prazos estabelecidos pela disciplina TCC em Biotecnologia. Além disso, o orientador deverá acompanhar o desenvolvimento das atividades do projeto de pesquisa, orientar a redação do TCC e ajudar o aluno na preparação da defesa pública, além de enviar cópias da monografia aos membros da banca e à Coordenação da disciplina TCC em Biotecnologia.

O produto final do TCC deverá ser apresentado sob a forma de uma monografia, que reflita as atividades de pesquisa realizadas, respeitando-se as recomendações emitidas pelo Sistema de Bibliotecas da UFABC.

A avaliação do TCC envolverá, ainda, uma apresentação oral, a ser conduzida pelo aluno, perante uma banca de avaliação, composta por três membros, sendo um deles o próprio professor orientador, o qual será o presidente da banca. Os membros da banca poderão ser bacharéis, mestres ou doutores, desde que atuantes em áreas profissionais afetas à biotecnologia e com reconhecida competência na área de pesquisa do TCC, que serão convidados pelo orientador e pelo aluno. A banca deverá ser previamente aprovada pelo DRT e deverá ponderar sua avaliação, levando em consideração a capacidade de sistematização de ideias do aluno, bem como seu domínio de conhecimento sobre tema em estudo, qualidades da apresentação a adequação entre o tema desenvolvido e o objetivo do trabalho. O conceito final da disciplina será a média dos conceitos dados pelos membros da banca, observando-se, ainda, o cumprimento dos prazos estabelecidos.

 

FORMULÁRIOS E MODELOS

 

Publicação do TCC no site do CCNH

Após a apresentação e aprovação, e desde que autorizado pelo autor, os TCCs são publicados no site do CCNH. 

Os trabalhos podem ser consultados acessando Ensino > Trabalhos de Conclusão de Curso ou clique aqui.

 

A realização de atividades complementares pelos discentes é normatizada institucionalmente pelas Resoluções ConsEPE Nº 43/2009, Nº 58/2010 e Nº 72/2010 e pela Resolução da Comissão de Graduação Nº 011/ 2016, bem como como a Resolução CNE/CP Nº 2/2015. Essas atividades têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, por meio da participação do estudante em atividades de complementação da formação social, humana e cultural, atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo e atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional. A carga horária mínima obrigatória destinada às atividades complementares é de 200 (duzentas) horas, sendo que podem ser aproveitadas as mesmas atividades utilizadas para a integralização das atividades complementares do BC&T (120 horas), devendo ser cumpridas 80 horas adicionais. As atividades complementares poderão ser realizadas na própria UFABC ou em outras organizações públicas e privadas, preferencialmente aos sábados ou no contra turno das aulas, não sendo justificativa para faltas em atividades curriculares do curso.

 

FORMULÁRIOS E MODELOS

 

Caso ainda tenha dúvidas, consulte o Projeto Pedagógico (PPC), lá você encontrará as normas gerais que regem o curso.

 

 

Coordenadores

Coordenador pro-temporte
Vice-coordenador pró-tempore
      Tiago Rodrigues    Mateus José Sudano

Mandato:  

CONTATO:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes docentes

Representante Titular
Representante Suplente
       
       
       
       

Mandato: de           a. 

 

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular Representante Suplente
   

Mandato: de           a. 

Representantes discentes

Representante Titular
Representante Suplente
Vago Vago

Mandato: de           a. 

 

 

Reuniões da Coordenação BacBtc 2019

 

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

Representantes docentes:

Nome E-mail
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

Representantes discentes:

Representante Titular Representante Suplente
   

Mandato: de           a. 

Representantes técnicos administrativos: 

Nome
 

Mandato: de           a. 

Reuniões da Plenária BacBtc 2019

 

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação. 

 

Presidente: 

Nome E-mail
   
   
   
   
   

 

Reuniões do NDE BacBtc 2019

 

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

Através da formação pretendida pelo curso, espera-se que o egresso seja capaz de atuar em diversas linhas de pesquisa, fazendo a transição entre pesquisa acadêmica e aplicada, não apenas no ambiente acadêmico, como também em departamentos de PD&I de indústrias do setor. O egresso deverá, ainda, ser capaz de contribuir para a implantação e gerenciamento de linhas de produção de bioprodutos, bem como de sua comercialização, dominando conceitos e conhecimentos necessários à sua regulamentação junto aos órgãos competentes, catalisando interações entre a academia, o setor produtivo e o mercado, desempenhando um papel fundamental na cadeia de inovação tecnológica do País.

 

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Para receber informações sobre eventos e vagas relacionadas ao curso, escreva 
para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.