O Bacharelado em Ciências Biológicas da UFABC pretende formar um profissional com uma visão ampla e crítica sobre questões que envolvem os seres vivos e seu ambiente, comprometido de forma ética e responsável com a construção de uma sociedade sustentável.

O aluno é estimulado e treinado em sua capacidade de observar, na experimentação, no interesse por atividades científicas e no gosto pela natureza em seus mais variados aspectos.

 

 

Coordenadora: Profa. Dra. Renata Simões 
Vice-Coordenador: Profa. Dra. Fernanda Dias da Silva

 

Carga Horária: 3770 horas 

Reconhecimento pelo MEC: Portaria nº 603, de 19/11/2013 (D.O.U. 225, de 20/11/2013)

Coordenadores

Coordenador
Vice-Coordenador
Renata Simões
Fernanda Dias da Silva

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes docentes

Representante Titular
Representante Suplente
Cibele Biondo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Vanessa Kruth Verdade O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   
Priscila Barreto de Jesus O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Fabiana Rodrigues Costa Nunes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ives Haifig O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Tiago Fernandes Carrijo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  César Augusto João Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025

 

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular        Representante Suplente
Vago Vago

 Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023

Representantes discentes

Representante Titular       Representante Suplente
Vago Vago

 Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022

 

Reuniões da Coordenação BacBio 2024

 

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  indicando a qual reunião se refere a solicitação.

Representantes docentes

Nome E-mail
Alberto José Olavarrieta Arab O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Ana Carolina Santos de Souza Galvão O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Paula de Mattos Arêas Dau O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Lígia Scott O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
André Eterovic O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Anselmo Nogueira  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Antonio Sergio Kimus Braz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Alberto da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Suetoshi Miyazawa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .br
César Augusto João Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Charles Morphy Dias dos Santos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cibele Biondo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Dácio Roberto Matheus O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniel Carneiro Carretiero O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniele Ribeiro de Araújo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Danilo da Cruz Centeno O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Elizabeth Teodorov O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fabiana Rodrigues Costa Nunes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernanda Dias da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernanda Franzolin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernando Zaniolo Gibran O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fúlvio Rieli Mendes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Guilherme Cunha Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gustavo Muniz Dias O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Hana Paula Masuda O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Iseli Lourenço Nantes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ives Haifig O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Jiri Borecky O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Livia Seno Ferreira Camargo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Luciana Campos Paulino O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luciano Puzer O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Luiz Roberto Nunes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcela Sorelli Carneiro Ramos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcela Pecora Milazzotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Augusto Christoffolete O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Márcia Aparecida Sperança O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcio de Souza Werneck O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Camila Almeida O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Cristina Carlan da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Matheus Fortes Santos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Natália Pirani Ghilardi Lopes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nathalia de Setta Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Otto Muller Patrão de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Priscila Barreto de Jesus O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renata Simões O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ricardo Augusto Lombello O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ricardo Jannini Sawaya O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sérgio Daishi Sasaki O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Simone Rodrigues de Freitas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tiago Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tiago Fernandes Carrijo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Vanessa Kruth Verdade O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vinicius de Andrade Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Wagner Rodrigo de Souza O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular Representante Suplente
Vago Vago

 

Representantes discentes

 

 

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Paulo Henrique de Souza Pinheiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Isabela da Costa Barreto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Arthur Henrique de Oliveira Rodrigues Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Mykael Felizardo da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mandato: 16 de maio de 2021 a 15 de maio de 2022


Reuniões da Plenária BacBio 2024

Reuniões da Plenária BacBio - Anos Anteriores

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

Presidente: Natália Pirani Ghilari-Lopes - Mandato: 01/03/2024 a 28/02/2026 - PORTARIA Nº 4058/2024 - CCNH (11.01.10).

 

Nome E-mail
Anselmo Nogueira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
César Augusto João Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cibele Biondo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Hana Paula Masuda O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jiri Borecky O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Natália Pirani Ghilardi-Lopes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renata Simões O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tiago Fernandes Carrijo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vanessa Kruth Verdade O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Portaria 4052/2024

Composições anteriores:

Portaria Nº 2233/2022;

Portaria Nº 02/2011;

Portaria Nº 32/2013;

Portaria Nº 55/2018;

Portaria Nº 395/2020;

 

 

Reuniões do NDE BacBio 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

O bacharel em Ciências Biológicas formado pela UFABC se caracterizará por ser um profissional atualizado, com sólida formação teórica e prática, capaz de atuar na elaboração e execução de projetos, relacionando a ciência e tecnologia, nos mais diversos segmentos da sociedade na qual estará inserido. A formação básica do curso buscará formar um profissional generalista, que possua uma visão integrada das Ciências Biológicas, bem como uma visão integrada da mesma com as Ciências Exatas e Humanas, de modo a ser um agente multiplicador de informações nos vários contextos de sua atuação profissional. Desta forma, o aluno é estimulado e treinado em sua capacidade de observar, no raciocínio lógico, na experimentação, no gosto pela natureza em seus mais variados aspectos, no interesse por atividades científicas e na capacidade de trabalhar em grupos com eficiência. Ao mesmo tempo, o bacharel em Ciências Biológicas da UFABC terá a oportunidade e a possibilidade da livre escolha de disciplinas complementares, que conferirão um aprofundamento à sua formação, ainda no curso de graduação, e um direcionamento da sua especialização em uma determinada área de conhecimento, dessa forma entendendo que é ativo no processo de sua formação profissional. Isto possibilitará que o egresso possa se preparar para conhecer a realidade onde irá atuar podendo ser um agente transformador da mesma com uma eficácia e competência que certamente o distinguirá de profissionais de outras instituições. 

O profissional formado terá também domínio dos conhecimentos da área das Ciências Biológicas com uma visão multi e interdisciplinar de problemas biológicos e será adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e das frequentes mudanças do mesmo em função dos avanços tecnológicos que continuamente modificam nossa realidade. Deverá ainda estar apto a entender, opinar e criticar temas relacionados às Ciências Naturais, de um modo geral, e à Biologia, em particular. Finalmente, deve ser capaz de pensar criticamente sobre ideias já existentes e desenvolver novas ideias com o embasamento científico sólido que terá adquirido. 

Um ponto importante enfatizado ao longo do curso é que o aluno compreenda que a sua formação profissional é um processo contínuo, e desta forma, é constantemente estimulado a participar de cursos de extensão, estágios, monitorias e eventos científicos, etc. 

OBJETIVOS DO CURSO 

Objetivo Geral 
O objetivo geral é a formação de um profissional generalista e crítico, no exercício pleno de sua cidadania, além de comprometido de forma ética e responsável com a construção de uma sociedade melhor, que preserva a biodiversidade e as condições ambientais de sua região de trabalho.


Objetivos Específicos 

Dentre os objetivos específicos do curso estão: 
1.Garantir a sólida formação nas grandes áreas das Ciências Biológicas; 
2.Estimular o gosto pela natureza em seus mais variados aspectos; 
3.Estimular e treinar a capacidade de observação, no raciocínio lógico, na experimentação, no interesse por atividades científicas que possibilitem a descoberta de novos fatos ou que esclareçam os fatos já descobertos; 
4.Incentivar e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos; 
5.Conscientizar o aluno da necessidade atual da formação contínua, mesmo após o término da graduação, estimulando o mesmo à especialização por meio de cursos de extensão e pós-graduação e desenvolver a capacidade de atualização por meio de pesquisa bibliográfica.


REQUISITO DE ACESSO AO CURSO 

Forma de acesso ao curso 

O processo seletivo para acesso aos Cursos de Graduação da Universidade Federal do ABC é anual, e inicialmente dar-se-á pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), do MEC, onde as vagas oferecidas serão preenchidas em uma única fase, baseado no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ingresso nos cursos de formação específica, após a conclusão dos bacharelados interdisciplinares, se dá por seleção interna, segundo a Resolução ConsEP nº 31. 
O Processo de Admissão por Transferência Facultativa da UFABC utiliza, para seleção e classificação de candidatos, os seguintes critérios: o candidato deve ter alcançado um mínimo de 65% de Rendimento Final no ENEM (média aritmética simples da nota obtida na prova objetiva e redação), no exame indicado pelo candidato e ter sido aprovado na IES de origem em, no mínimo 20% e no máximo em 60% da carga horária total exigida para a integralização do curso. O curso da IES de origem deve ser reconhecido ou autorizado pelo MEC e o candidato deve estar devidamente matriculado no curso. 

Regime de Matrícula 

Antes do início de cada quadrimestre letivo, o aluno deverá proceder a sua matrícula, indicando as disciplinas que deseja cursar no período. O aluno ingressante deverá cursar, obrigatoriamente, o mínimo de 9 créditos no quadrimestre de ingresso. A partir do segundo quadrimestre, deve-se atentar aos critérios de jubilação (desligamento). O período de matrícula é determinado pelo calendário da UFABC.


Perfil do egresso 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: 

Para que os alunos formados egressos do curso apresentem o perfil profissional desejado existe a necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades gerais, a saber: 
- Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados e conhecimentos adquiridos, através da comunicação dos mesmos em veículos de divulgação apropriados; 
- Aplicar as ferramentas metodológicas e científicas para a elaboração e planejamento de projetos de ensino e pesquisa, assim como o desenvolvimento e execução dos mesmos; 
- Aplicar os conhecimentos das ciências biológicas, modificar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a sua prática profissional, relacionando ciência, tecnologia e sociedade; 
- Atuar de maneira multidisciplinar, dentro das Ciências Biológicas e com outras áreas de conhecimento, de modo flexível e atento às mudanças tecnológicas e ao mundo produtivo, estabelecendo relações entre Ciência, Tecnologia e sociedade. 
- Utilizar os instrumentos da metodologia científica para planejamento, elaboração e desenvolvimento de laudos, perícias e consultorias, adequadas ao seu perfil profissional, todos adequados às normatizações vigentes, amparando-se na legislação e políticas públicas para a gestão, financiamento e divulgação das mesmas; 
- Nortear-se de princípios éticos e comportamentais responsáveis para sua convivência na sociedade e/ou na natureza; 
- Atuar como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social.


Sobre conteúdo curricular 

O aluno deve cursar: 
- 1080h de obrigatórias do BC&T; 
- 1260h de obrigatórias do Bacharelado em Ciências Biológicas; 
- 540h de opção-limitada e livres; 
- 120h de atividades complementares obrigatórias do BC&T; 
- 200h de estágio supervisionado. 
Total: 3200h. 
Das 540h, pelo menos 50% devem ser disciplinas de opção-limitada da Biologia.

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.