Estágio do Bacharelado em Ciências Biológicas


A inscrição para o módulo disciplinar "Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas" (código NH1910) será realizada na Central de Atendimento da Prograd  (Santo André - Bloco A - Torre 1 - Térreo) (São Bernardo do Campo - Alpha 1 - Térreo), a qualquer tempo. Os documentos entregues até a 9ª semana do quadrimestre, incluindo o relatório final, serão analisados e validados para o próprio quadrimestre; os documentos entregues após a 9ª semana do quadrimestre serão analisados e validados para o quadrimestre seguinte. 

Ao solicitar a inscrição no estágio, o aluno pode optar entre o reaproveitamento de atividades realizadas previamente ou a realização das atividades durante o quadrimestre de matrícula (encaixam-se neste grupo aqueles que já fizeram parte das 200 horas de estágio, ou que as completarão durante o quadrimestre da matrícula).

Recomendamos que, sempre que possível, os alunos optem pelo reaproveitamento de atividades realizadas previamente. No caso da realização das atividades durante o quadrimestre de matrícula, toda a documentação necessária para conclusão do estágio também deverá ser entregue até o final do quadrimestre.


Leiam as normas e regulamentação disponíveis, preencham os formulários, providenciem toda a documentação necessária e acompanhem as informações pelo e-mail institucional e pelo nosso site.


O coordenador de estágios é o Prof. Fernando Gibran. Para informações e dúvidas, entrem em contato pelo e-mail do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Normas para estágio (Resolução ConsEP nº 86, de 26 de agosto de 2010) 

 

Formulários

 

 

Informações adicionais sobre o preenchimento do formulário para matrícula: 

ÁREA DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: cite a grande área da biologia em que seu estágio se enquadra melhor; p.ex.: bioquímica, ecologia, embriologia etc.; caso existam duas ou mais áreas, cite todas. 

NOME DO(A) PROFESSOR(A) CO-ORIENTADOR(A), SE HOUVER: não é obrigatório. 

DISCIPLINAS CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO PROPOSTO (LISTE OS NOMES DE TODAS QUE CONSIDERAR RELEVANTES): inclua tanto disciplinas já cursadas quanto aquelas ainda não cursadas. 

NOME DO(A) PROFISSIONAL SUPERVISOR(A), SE ESTE(A) JÁ HOUVER SIDO DEFINIDO: No caso de Iniciação Científica, o Professor Orientador e o Profissional Supervisor poderão ser a mesma pessoa. Nestes casos, deve-se repetir o nome do docente orientador no campo “Profissional Supervisor”. 

Caso especiais, em que o orientador da IC seja um professor de outra universidade (ou tenha sido docente da UFABC no período de realização da IC, mas tenha se transferido a outra instituição), este profissional será listado como “Profissional Supervisor”, mas será necessário buscar um docente atualmente na UFABC que possa ser responsável pelo seu desempenho no módulo disciplinar Estágio Supervisionado. Se isso ocorrer, o docente que atuará como “Professor Orientador” deve ter área de atuação mais próxima possível da área de atividades do estágio. Conforme descrito na regulamentação do Estágio Supervisionado, o Professor Orientador terá como responsabilidade avaliar o plano de estágio do aluno e seu desempenho a partir do relatório final de estágio (ver Anexos).


TCC

Modelo de formulário para parecer da banca

Modelo de formulário de autorização de divulgação de TCC



Caracterização Geral do Trabalho de Conclusão de Curso

1.1. Para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Biológicas na UFABC, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno deverá se inscrever na disciplina de TCC em Biologia (NH1017) quando desejar apresentar o trabalho (recomendado para o último quadrimestre do curso de Ciências Biológicas), mas obrigatoriamente após a conclusão do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
1.2. O TCC deverá resultar do desenvolvimento de um projeto teórico-conceitual, experimental ou computacional, em conformidade com os princípios gerais de um trabalho de pesquisa científica no campo das Ciências Biológicas.
1.3. Os resultados apresentados podem ser originais ou fruto de uma revisão do tema escolhido.
1.4. O desenvolvimento do TCC deverá ter, obrigatoriamente, um ou mais professores orientadores, sendo pelo menos um deles docente da UFABC.
1.5. O Trabalho de Conclusão de Curso pode derivar, por exemplo, dos dados resultantes de um estágio em um laboratório de pesquisa (Iniciação Científica).
1.6. O plano de desenvolvimento do TCC deverá ser apresentado no começo da disciplina, juntamente com cópia do Projeto Dirigido do Bacharelado em Ciências e Tecnologia para o coordenador da disciplina. Esta medida permitirá ao coordenador da disciplina avaliar o desenvolvimento conceitual obtido durante o bacharelado em Ciências Biológicas, por meio da comparação desses dois trabalhos de conclusão.
2. Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso
2.1. O produto final deverá ser apresentado sob a forma de uma monografia, que reflita as atividades de pesquisa realizadas. A monografia deverá incluir pesquisa bibliográfica, delimitação do objeto de estudo e metodologia científica.
2.2. A monografia deverá ser apresentada com a seguinte formatação: fonte 12, Times New Roman, espaçamento duplo.
2.3. Quatro cópias da monografia deverão ser impressas para distribuição aos membros da banca (titulares e suplente), e uma quinta cópia ficará sob responsabilidade da Coordenação do Curso.
2.4. As monografias serão depositadas na biblioteca da UFABC em sua versão apresentada à banca avaliadora do trabalho (uma cópia em versão eletrônica como documento-pdf).
2.5. A data de apresentação do TCC deverá ser marcada com um prazo mínimo de 15 dias de antecedência, bem como a entrega de todas as cópias da monografia (para a banca e para o coordenador da disciplina). A cópia eletrônica deverá ser entregue ao coordenador da disciplina.


Atividades Complementares

O curso do Bacharelado em Ciências Biológicas não solicita horas de atividades complementares. As atividades complementares realizadas para o BC&T são suficientes para a formação do aluno.