O Ensino em todos os níveis - do Fundamental, passando pelo Médio ou Médio Tecnológico, até o Superior - é a principal área de atuação do Licenciado em Ciências Biológicas. Da mesma forma que o Bacharelado, a Licenciatura também oferece formação nos fundamentos e conteúdos específicos de da área. Paralelamente, são oferecidos conteúdos pedagógicos com especificidade para o ensino das Ciências. O Licenciado em Ciências Biológicas também poderá ingressar em programas de pós-graduação em Biologia ou na área de Ensino de Ciências.

 

 

Coordenador: Danusa Munford

Vice-Coordenadora: Luciana Aparecida Palharini

Carga Horária:  3204 horas 

Prezados discentes,

Informamos que os alunos que pretendem se formar na Licenciatura (PPC 2015) e no Bacharelado em Ciências Biológicas, poderão requerer dispensa da disciplina NHT1088-15 Ensino de Morfofisiologia Humana, caso integralizem todas as disciplinas do Bloco A ou Bloco B abaixo descritos:

Bloco A:
NHT1058-15      Morfofisiologia humana I
NHT1059-15      Morfofisiologia humana II
NHT1060-15      Morfofisiologia humana III

Bloco B:

MCTC002-15      Introdução à Neurociência
NHT1059-15      Morfofisiologia humana II
NHT1060-15      Morfofisiologia humana III

Orientamos que levem essa possibilidade em consideração no momento de realizarem sua matrícula em disciplinas.

Att.

Profa. Dra. Fernanda Franzolin
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH 

 

Coordenadores

 

Coordenador
Vice-Coordenadora
Danusa Munford
Luciana Aparecida Palharini

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

 

 CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes docentes

 

Representante Titular
Representante Suplente
Adriana Pugliese Netto Lamas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Fernanda Franzolin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
João Rodrigo Santos da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Bruno Rafael Santos de Cerqueira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Mirian Pacheco Silva Albrecht O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular Representante Suplente
Vago Vago

 Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023.

Representantes discentes

Representante Titular Representante Suplente
Vago Vago

Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022.

 

Reuniões da Coordenação LicBio 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

Representantes docentes:

Nome E-mail
Adriana Pugliese Netto Lamas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Ana Carolina Santos de Souza Galvão O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Paula de Mattos Arêas Dau O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Paula de Moraes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
André Eterovic O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Andréa Onofre de Araújo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bruno Rafael Santos de Cerqueira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Alberto da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Suetoshi Miyazawa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Charles Morphy Dias dos Santos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cibele Biondo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Danilo da Cruz Centeno O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Danusa Munford O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernanda Dias da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernanda Franzolin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernando Zaniolo Gibran O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Graciela de Souza Oliver O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Guilherme Cunha Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gustavo Muniz Dias O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Hana Paula Masuda O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
João Rodrigo Santos da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luciana Campos Paulino O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luciana Aparecida Palharini O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luísa Helena dos Santos Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Roberto Nunes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Marcela Sorelli Carneiro Ramos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcela Pecora Milazzotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Augusto Christoffolete O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Márcia Aparecida Sperança O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcio de Souza Werneck O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Camila Almeida O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mirian Pacheco Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Natália Pirani Ghilardi Lopes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nathalia de Setta Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Otto Muller Patrão de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Patricia da Silva Sessa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renata Simões O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ricardo Augusto Lombello O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Simone Rodrigues de Freitas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tárcio Minto Fabrício O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tiago Fernandes Carrijo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Thiago Marinho Del Corso O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tiago Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vanessa Kruth Verdade O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes técnicos administrativos:

Representante Titular Representante Suplente
Vago Vago

 Mandato: 

 

Representantes discentes:

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Vago   Vago  

 Mandato: 16 de maio de 2022 a 15 de maio de 2023

 


Reuniões da Plenária LicBio 2024

 Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.


Presidente: Danusa Munford - Mandato: 01/03/2024 a 28/02/2026 - PORTARIA Nº 4058/2023 - CCNH (11.01.10)

Composição atual - Portaria nº 284/2020 - CCNH

Nome E-mail
Adriana Pugliese Netto Lamas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Arnaldo Rodrigues dos Santos Júnior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Danusa Munford O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Fernanda Franzolin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luciana Aparecida Palharini O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Meiri Aparecida Gurgel de Campos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mirian Pacheco Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Patricia da Silva Sessa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 Portaria 4053/2024

Composição dos anos anteriores: 

Portaria nº 2237/2022 - CCNH

Reuniões do NDE LicBio 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

O Ensino em todos os níveis – do Fundamental, passando pelo Médio ou Médio Tecnológico, até o Superior – é a principal área de atuação do licenciado em Ciências Biológicas. O curso tem por objetivos proporcionar uma formação ampla, diversificada e sólida no que se refere aos conhecimentos da área de Ciências Biológicas, e promover, por meio das atividades práticas e pedagógicas e dos estágios curriculares, a integralização dos conhecimentos específicos com as atividades de ensino. A partir de uma visão integrada com as Ciências Exatas e Humanas, o profissional estará apto a atuar de forma interdisciplinar nos vários contextos de sua atuação. O curso objetiva formar o educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social. Além da docência nas áreas de Ciências e Biologia em escolas públicas e privadas, o egresso poderá atuar como educador em museus, centros de ciência e outros espaços de divulgação científica e como organizador da produção de materiais didáticos. Também estará apto a ingressar em programas de pós-graduação.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral
Os cursos de licenciatura da UFABC objetivam formar um profissional imbuído dos conteúdos com os quais alcançará as competências e habilidades necessárias (de acordo com Lei no. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP 1, de 18/02/2002), para atuar como docente no campo da Educação Básica, especificamente, no Ensino Fundamental II, na área de Ciências Naturais, e no Ensino Médio, na área de Ciências Biológicas, além dos espaços de educação não-formal relacionados à educação científica.


Objetivos Específicos

Tendo em vista as mudanças pelas quais passa a sociedade, e respondendo às novas tarefas e desafios apontados anteriormente, os cursos de licenciatura da UFABC, têm como metas:

Proporcionar ao licenciando uma formação ampla, diversificada e sólida no que se refere aos conhecimentos científicos básicos e da área de Ciências Biológicas;
Promover, por meio das atividades práticas e dos estágios curriculares vivenciados em diversos espaços educacionais, a integralização dos conhecimentos específicos com as atividades de ensino;
Promover a imersão dos licenciandos em ambientes de produção e divulgação científicas e culturais no contexto da educação em ciências;
Formar o educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social;
Capacitar os futuros professores para o auto-aprimoramento pessoal e profissional constante;
Formar o profissional capaz de conduzir sua docência no ensino básico reconhecendo o caráter integrador do conhecimento biológico, sendo capaz de trabalhar de forma interdisciplinar com as outras áreas.
Formar profissionais que atuem com base em princípios democráticos, respeitando a diversidade social, cultural e física das pessoas, participando da tomada de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo a partir da consciência de seu papel como educador.

Tais objetivos devem ser alcançados oferecendo ao aluno um curso que fomente: a reflexão e a análise fundamentada sobre a prática da ação docente em todos os seus aspectos, a investigação científica, uma sólida formação em Ciências biológicas e a articulação teoria-prática. As disciplinas propostas na matriz curricular que caracterizam a essência e o caráter interdisciplinar do curso.



REQUISITO DE ACESSO AO CURSO

Forma de acesso ao curso

O processo seletivo para acesso aos Cursos de Graduação da Universidade Federal do ABC é anual, e inicialmente dar-se-á pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), do MEC, onde as vagas oferecidas serão preenchidas em uma única fase, baseado no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ingresso nos cursos de formação específica, após a conclusão dos bacharelados interdisciplinares, se dá por seleção interna, segundo a Resolução ConsEP nº 31.
O Processo de Admissão por Transferência Facultativa da UFABC utiliza, para seleção e classificação de candidatos, os seguintes critérios: o candidato deve ter alcançado um mínimo de 65% de Rendimento Final no ENEM (média aritmética simples da nota obtida na prova objetiva e redação), no exame indicado pelo candidato e ter sido aprovado na IES de origem em, no mínimo 20% e no máximo em 60% da carga horária total exigida para a integralização do curso. O curso da IES de origem deve ser reconhecido ou autorizado pelo MEC e o candidato deve estar devidamente matriculado no curso.

Regime de Matrícula

Antes do início de cada quadrimestre letivo, o aluno deverá proceder a sua matrícula, indicando as disciplinas que deseja cursar no período. O aluno ingressante deverá cursar, obrigatoriamente, o mínimo de 9 créditos no quadrimestre de ingresso. A partir do segundo quadrimestre, deve-se atentar aos critérios de jubilação (desligamento). O período de matrícula é determinado pelo calendário da UFABC.
O egresso do curso de licenciatura em Ciências Biológicas estará apto a se inserir profissionalmente como docente na educação básica, ministrando aulas de Ciências e de Biologia, tanto na rede de ensino pública quanto privada, podendo também atuar como educador em espaços de educação não formal. Considerando as competências gerais estabelecidas para a formação de professores constantes na Resolução CNE/CP 1/2001 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas (CNE/CES 1.301/2001), agrupadas nas dimensões que se seguem, presume-se que o licenciado egresso seja comprometido e capaz de:
Na Dimensão Política

Atuar profissionalmente com base nos princípios de uma sociedade democrática, que respeita a diversidade social, cultural e física de seus cidadãos;
Avaliar criticamente a sua realidade social e participar da tomada de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, a partir da consciência de seu papel;
Atuar como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social.

Na dimensão social

Promover uma prática educativa que identifique e leve em conta as características de seu meio de atuação, suas necessidades e desejos;
Envolver-se e envolver a comunidade escolar por meio de ações colaborativas.

Na dimensão pedagógica

Reconhecer e atuar considerando a complexidade do fenômeno educativo que envolve, além dos aspectos técnicos, outros tais como éticos, coletivos e relacionais;
Transformar seus conhecimentos acadêmicos específicos em conhecimento escolar;
Atuar em diferentes contextos de seu âmbito profissional, fazendo uso de recursos técnicos, materiais didáticos e metodológicos variados;
Estar habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão;
Adotar uma atitude de pesquisa baseada na ação-reflexão-ação sobre a própria prática em prol do seu aperfeiçoamento e da aprendizagem dos alunos.

Na dimensão científica

Aplicar as ferramentas metodológicas e científicas para a elaboração e planejamento de projetos de ensino e pesquisa, assim como o desenvolvimento e execução dos mesmos;
Dominar e atualizar-se a respeito dos conhecimentos da áreas científicas básicas e de Ciências Biológicas, assim como perceber e realizar a articulação desses saberes com o contexto mais amplo da cultura.

Na dimensão pessoal e profissional

Gerenciar seu próprio desenvolvimento profissional, adotando uma postura de disponibilidade e flexibilidade para mudanças.


Sobre conteúdo curricular

O aluno deve cursar:
- 1080h de obrigatórias do BC&T;
- 840h de obrigatórias e de opção limitada da Licenciatura em Ciências Biológicas;
- 408h de disciplinas didáticos-pedagógicas: práticas como componentes curriculares;
- 400h de Estágio supervisionado;
- 200h Outras atividades acadêmico-científico-culturais;
TOTAL: 2928h

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.