O currículo abrange os principais campos de problemas e vertentes de pensamento da agenda da Filosofia, tanto do passado como do presente. Ao mesmo tempo que há uma preocupação com a pluralidade de perspectivas, o aluno se beneficia de uma ênfase em temas ligados à Epistemologia, Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia. As outras grandes áreas da Filosofia contempladas no programa do curso são: Estética e Filosofia da Arte; Ética e Filosofia Política; Filosofia da Linguagem e Semântica; Lógica, Filosofia da Lógica e Metamatemática; Ontologia e Metafísica.

Com o curso se espera formar indivíduos preparados para pensar as questões filosóficas, identificar suas condições de contorno e buscar soluções por meio de métodos tipicamente filosóficos - de análise conceitual, de interpretação, de argumentação e de formalização lógica, entre outros - na busca de respostas que se expressam numa linguagem racional, ainda que não precise se reportar, necessária nem imediatamente, a evidências experimentais. Como se trata de um curso orientado basicamente aos problemas filosóficos, a história da filosofia, o comentário de textos, a exegese de autores e a revisão de escolas filosóficas podem aparecer como meios, não como fins em si mesmos. Os alunos que cursarem o Bacharelado em Filosofia serão iniciados nas técnicas de pesquisa e receberão treinamento para continuar seus estudos em níveis mais avançados.

 

 

Coordenador:                              Prof. Dr. José Luiz Bastos Neves
Vice-Coordenador:                      Profa. Dra. Nathalie de Almeida Bressiani

 

Carga Horária: 2856 horas

 

Coordenadores


Coordenador
Vice-coordenador
Jose Luiz Bastos Neves Nathalie de Almeida Bressiani

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Representantes docentes


Representante Titular
Representante Suplente
Luiz Antonio Alves Eva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Luciana Zaterka O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Fernando Barrére Martin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Marinê de Souza Pereira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Flamarion Caldeira Ramos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Paulo Jonas de Lima Piva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aléxia Cruz Bretas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Paula Priscila Braga O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025

 

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Vago   Vago  

 Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023

Representantes discentes

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Vago   Vago  

 Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022

Reuniões da Coordenação BacFil 2024

 Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

 

 Representantes docentes

 

Nome E-mail
Alberto Edmundo Fabricio Canseco O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Alexander de Freitas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Aléxia Cruz Bretas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Anastasia Guidi Itokazu O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Anderson Araujo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
André Luis La Salvia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Bruna Mendes de Vasconcellos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Bruno Nadai O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Eduardo Ribeiro  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Mario Márquez Sosa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cristiane Negreiros Abbud Ayoub O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniel Pansarelli O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernando Costa Mattos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Flamarion Caldeira Ramos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Luiz Bastos Neves O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Katya Margareth Aurani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Lidiane Soares Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luca Jean Pitteloud O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luciana Zaterka O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Antonio Alves Eva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Fernando Barrére Martin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Márcia Helena Alvim O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marilia Mello Pisani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marinê de Souza Pereira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Matteo Raschietti O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Mattia Petrolo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Michela Bordignon O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Miriam Mesquita Sampaio Madureira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nathalie de Almeida Bressiani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Patrícia Del Nero Velasco O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paula Priscila Braga O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paulo Jonas de Lima Piva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paulo Tadeu da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renato Rodrigues Kinouchi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suze de Oliveira Piza  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Silvio Ricardo Gomes Carneiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Victor Ximenes Marques O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
William José Steinle O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Representantes técnicos administrativos

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Vago Vago Vago Vago

 Mandato: .

 Representantes discentes

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Pol Deb Miki Iryo Silva  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Matheus de Almeida Magalhães O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Kamila Cruz Cardoso
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gustavo Alfredo Cordeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Mandato: 16 de maio de 2022 a 15 de maio de 2023

 

Reuniões da Plenária BacFil 2024

  Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

Presidente: Flamarion Caldeira Ramos- 01/03/2023 a 29/02/2026 - PORTARIA Nº 4058/2023 - CCNH (11.01.10).

 

Nome E-mail
Anastasia Guidi Itokazu O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bruno Nadai O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Cristiane Negreiros Abbud Ayoub O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Flamarion Caldeira Ramos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Luiz Bastos Neves O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Luciana Zaterka O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Antonio Alves Eva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Nathalie de Almeida Bressiani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Composição dos anos anteriores: 

 

Portaria 2234/2022

 

 

Reuniões do NDE BacFil 2024 

 

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

O curso de Bacharelado em Filosofia da UFABC visa possibilitar ao aluno uma formação filosófica rigorosa, sistemática, sólida e crítica, porém dentro de um recorte moderno. Tal recorte, como se mostrará a seguir, ocasionalmente se afasta de certos modelos já consagrados no Brasil e na Europa continental. O ensino e a pesquisa em Filosofia no Brasil, especialmente em seus cursos mais antigos e tradicionais, encontra-se matizado por uma linha francófona, que é comumente orientada ao comentário e à exegese de autores, e que não têm logrado transmitir uma visão de Filosofia como um campo do saber dinâmico. O curso de Bacharelado em Filosofia da UFABC, por contraste, se coloca como um curso organizado, fundamentalmente, em termos de constelações de temas e problemas filosóficos, e procura apresentar o estado da arte nas frentes de investigação contemporâneas. O resultado é uma imagem de Filosofia como um campo do saber em constante renovação. Nisso reside um de seus diferenciais dentro do quadro do ensino superior de Filosofia no Brasil. 
A UFABC, em decorrência de seu próprio projeto pedagógico, tem uma vocação fortemente voltada para as áreas de Ciência e Tecnologia, que hoje, mais do que nunca, parece oferecer uma temática relevante para o desenvolvimento do pensamento filosófico, com significativo impacto sobre a formação daqueles que se destinam à tarefa de produzir e ensinar Filosofia. Não se pode deixar de pensar que a formação científica contribui significativamente para a formação filosófica. Ademais, há que se levar em conta o compromisso da UFABC em promover uma abordagem interdisciplinar na formação dos alunos que vierem a cursar os diferentes níveis de ensino que ela oferece. 
A Ciência é uma das mais importantes contribuições da inteligência humana para o mundo contemporâneo. Conhecer a Ciência, e entender o que ela é, são elementos fundamentais para a formação da inteligência de qualquer ser humano que deseje ser cidadão participativo e crítico da sociedade atual. Essa é a razão pela qual se pode afirmar que o manejo de informações científicas e tecnológicas é condição do exercício da cidadania na modernidade. Entretanto, a velocidade com que ocorrem os avanços da Ciência na direção de novas teorias e as relações estreitas, que modernamente foram construídas, entre Ciência e Tecnologia colocam como um dos problemas mais importantes da reflexão filosófica contemporânea a questão que pergunta sobre a natureza, os métodos e os limites desse tipo de conhecimento. 
O desenvolvimento da Ciência apresenta um conjunto de problemas que impõem a busca de certas soluções que somente poderiam ser expressas através do emprego de uma linguagem filosófica. Isso significa que a Ciência se torna um grande tema da investigação filosófica, especialmente a partir do período entreguerras, sendo um fato que a produção filosófica da Europa e das Américas nos últimos cem anos tem na Filosofia da Ciência um dos seus resultados mais expressivos. Desse conjunto de problemas da Filosofia da Ciência há que se fazer especial referência aos problemas epistemológicos. Muito esforço foi despendido na tentativa de responder às questões que concerniam às condições de possibilidade do conhecimento científico, bem como aquelas que perguntavam pela natureza da Ciência, o significado do progresso científico e as consequências econômicas, metafísicas, ideológicas, historiográficas, políticas, sociais e éticas desse conhecimento. Tais esforços foram responsáveis por grandes avanços filosóficos, dentre os quais é preciso destacar aqueles concernentes aos problemas epistemológicos, éticos, políticos e sociais, cuja origem decorre tanto do conhecimento científico quanto das aplicações tecnológicas decorrente do desenvolvimento das ciências naturais e exatas. O Curso de Bacharelado em Filosofia da UFABC tem sua Matriz Curricular planejada de forma a permitir, entre outros objetivos, maximizar a utilização desse acervo de conquistas da investigação filosófica e histórica sobre o conhecimento científico e o desenvolvimento e aplicação da tecnologia no mundo contemporâneo. 
Na arquitetura do curso, possuem presença marcante a filosofia da ciência, a história da ciência, a epistemologia e a lógica. Pretende-se equipar o egresso com um conhecimento básico, porém sólido, de conteúdos científicos - obtido em virtude dos quatro quadrimestres iniciais do Bacharelado em Ciência e Humanidades, ao longo dos quais comparecem diversas disciplinas em comum com o Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Desse modo, enseja-se um diálogo entre Filosofia e Ciência que, em última análise, pode vir a ajudar a transpor o abismo tradicionalmente diagnosticado entre as "duas culturas". Nisso reside um diferencial adicional do curso, uma vez que os cursos tradicionais de Humanidades e de Filosofia no Brasil acabam gerando uma população de egressos que em geral não se sentem à vontade para transpor esse "abismo". 
Tal tomada de posição não significa, porém, uma "naturalização" forçada da filosofia: de nenhum modo se pretende uma identificação artificial entre filosofia e ciência. A identidade metodológica peculiar da Filosofia é preservada. Em primeiro lugar, a Filosofia tem a característica singular de problematizar a si mesma, e problematizar o seu próprio objeto de estudo. Além disso, a Filosofia possui problemas específicos, que são inevitavelmente dotados de uma história. A Filosofia, como se sabe, possui uma relação peculiar com seu passado e com sua própria história - diferente, por exemplo, daquela que caracteriza as ciências naturais. Os problemas filosóficos, embora possam às vezes interagir construtivamente com problemas científicos, devem ser abordados com métodos próprios, que não se confundem, por exemplo, com aqueles presentes nas ciências naturais. 
O aluno do Bacharelado em Filosofia na UFABC terá um contato intensivo com autores e obras clássicas da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento, da Era Moderna e do Período Contemporâneo, adquirindo desse modo uma visão abrangente da História da Filosofia. Contudo, essa visão será conduzida por meio do estudo de temas e problemas filosóficos, na medida em que o estudo da História da Filosofia não é aqui entendido como um fim em si mesmo. A História da Filosofia comparece precisamente na medida em que se faz necessário levá-la em conta para mapear a evolução de problemas filosóficos. Autores, obras e escolas filosóficas não são entendidos como objetos de estudo em si mesmos, mas sim como personagens e momentos destacados de uma dinâmica viva dos problemas filosóficos. 
O Curso de Bacharelado em Filosofia organiza-se de forma a alcançar os objetivos descritos a seguir.

OBJETIVOS GERAIS


1. Formar bacharéis em Filosofia, capacitando-os para a realização de pesquisas em filosofia e em outras áreas das ciências humanas, preparando-os para o possível seguimento dos estudos em nível de pós-graduação. 
2. Possibilitar o domínio dos conceitos fundamentais da tradição filosófica e de seu uso na compreensão de problemas contemporâneos e transformação da realidade. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1. Capacitar o estudante para a pesquisa em filosofia e a produção de textos filosóficos, com rigor de leitura, compreensão adequada e uso da linguagem filosófica. 
2. Proporcionar o conhecimento dos grandes temas da história da filosofia, bem como de suas interfaces, a partir do estudo das principais fontes. 
3. Contribuir para a tarefa de pensar com o rigor filosófico os problemas mais urgentes do contexto onde se insere o aluno, consideradas a realidade local, nacional e global, em diálogo com a grande tradição de pensamento que nos precede. 
4. Contribuir para o desenvolvimento crítico do conhecimento construído na Universidade. 
5. Despertar o exercício investigativo visando o desenvolvimento da carreira acadêmica na área de filosofia. 
6. Criar um espaço de reflexão e debates que transcenda os limites do curso.

Tendo em vista tais objetivos e, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Filosofia (Parecer CNE/CES no. 492/2001, Parecer CNE/CES no. 1.363/2001 e Resolução CNE/CES 12/2002), as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos discentes do Curso de Bacharelado em Filosofia são: 
- Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento; 
- Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade social, histórica e política; 
- Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica; 
- Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais; 
- Percepção da integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e político; 
- Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos. 
- Competência na utilização da informática.

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.