Laboratório criado pelo CCNH (Ato Decisório Nº 51/2023 - ConCCNH) para comportar estrutura de pesquisa composta por equipamentos de caráter multiusuários para experimentação nas áreas de Biologia Celular e Molecular.

• Equipamentos
- Microscópio de pesquisa invertido totalmente automatizado para pesquisa de ciências biológicas (Leica DMI6000 B)
- Citômetro de fluxo (BD Bioscinece FACSCanto II) 
- PCR digital QIAcuity One, 5plex Instrument
- Citômetro de fluxo com sorting CytoFLEX SRT Benchtop Cell Sorter
- Fluorímetro Qubit FLEX
- Fotodocumentador Amersham ImageQuant 500

• Para utilizar o LMBCM
- Cadastro de usuários
- Treinamentos
- Agendamentos

• Documentação
- Portaria de criação do LGP-MU
- Plano de gestão do LGP-MU

• Equipe técnica e administrativa
- Comitê gestor
- Comitê de usuários

 

Equipamentos

 

1. Microscópio de pesquisa invertido totalmente automatizado para pesquisa de ciências biológicas (Leica DMI6000 B)

O microscópio invertido Leica DMI6000 B para pesquisa de ciências biológicas oferece Contraste Diferencial de Interferência (DIC) para assistência na aquisição de imagens de espécimes com índices de refração variáveis. O Leica DMI6000 B é ideal para a aquisição de imagens de fluorescência, células vivas e série temporal, alta velocidade de seccionamento óptico de multifluorescência. O sistema apresenta um gerenciador de contraste e iluminação automatizada, foco Z motorizado, função de parfocalidade, ajuste automático de brilho e do diafragma, e muitas outras funções automatizadas. (Fonte: https://www.leica-microsystems.com/pt/produtos/microscopios-oticos/p/leica-dmi6000-b/)

Docente responsável: Prof Marcelo Augusto Christoffolete
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

2. Citômetro de fluxo (BD Bioscinece FACSCanto II)

O sistema BD FACSCanto™ II é um citômetro de fluxo que oferece desempenho, precisão e resultados de alta qualidade. Ele oferece o máximo em flexibilidade e pode ser configurado com dois ou três lasers para detectar até oito cores. O BD FACSCanto II apresenta muitas inovações. No coração do citômetro, por exemplo, o sistema fluídico apresenta uma célula de fluxo de alinhamento fixo para minimizar tempo de inicialização e melhorar a reprodutibilidade. O sistema óptico apresenta um design que maximiza a detecção de sinal e aumenta a sensibilidade e resolução para cada cor em um ensaio multicolorido. Estas capacidades e muitas outras inovações fazem do BD FACSCanto II um dos mais poderosos e versáteis analisadores de bancada disponíveis para aplicações clínicas e de pesquisa. (Fonte: BDB_BD-FACSCanto-II-Flow-Cytometer-BR_TR.pdf)

Docente responsável: Prof Vinícius Andrade de Oliveira
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

3. PCR digital QIAcuity One, 5plex Instrument 

O equipamento é um sistema de PCR digital integrado que possui automação completa que integra e agiliza o fluxo de trabalho de PCR digital de particionamento, termociclagem e geração de imagens em um único instrumento com tempo mínimo de operação. Ele também permite adaptar ensaios qPCR já padronizados pelos proponentes, garantindo configuração rápida do ensaio e resultados rápidos em aproximadamente 2 horas. Com base nestas especificações o equipamento tem potencial de auxiliar no desenvolvimento de todos os projetos associados, pois todos preveem a realização de PCR quantitativo.
Em processo de aquisição.

 

4. Citômetro de fluxo com sorting CytoFLEX SRT Benchtop Cell Sorter

trata-se de um equipamento de bancada capaz de atender aos requisitos de uma ampla gama de necessidades de classificação e separação, ideal para o uso em sistema multiusuários. Isso se deve a sua tecnologia de simplificação de configuração e a operação, além da presença de até 15 detectores fluorescentes quando totalmente ativados. Além disso, o equipamento é capaz de selecionar amostras complexas, possibilitando 4 caminhos de seleção. Nesta proposta, requeremos o equipamento com 3 lasers (10 parâmetros), com potencial para upgrade para 15 parâmetros. Acreditamos que nesta configuração atual o equipamento atenderá as demandas atuais dos pesquisadores da UFABC. Um diferencial importante para a escolha é o suporte remoto usando BeckmanConnect para acesso sob demanda aos especialistas técnicos e realização de procedimentos de manutenção de rotina de forma independente. A automatização do equipamento para realização de separação de células permite a utilização do usuário, previamente treinado, de maneira independente.
Em processo de aquisição.

 

5. Fluorímetro Qubit FLEX

Trata-se de um equipamento para medir concentrações de ácidos nucleicos, como DNA e RNA, e proteínas usando corantes fluorescentes. O fluorímetro Qubit é amplamente utilizado em laboratórios de biologia celular e molecular para a quantificação precisa de ácidos nucleicos e proteínas, sendo indispensável para experimentos de PCR (especialmente de alta sensibilidade como o PCR digital), sequenciamento de nova geração (RNAseq, 16S de bactéria), clonagem e outras aplicações relacionadas.
Em processo de aquisição.

 

6. Fotodocumentador Amersham ImageQuant 500

Fotodocumentador para detecção de fluorescência e quimioluminescência de luz visível (RGB) e far red/near infra red (FR/NIR) e todas as aplicações gerais de documentação de gel, proporcionando uma documentação completa de experimentos de biologia molecular. Tem como diferencial a sensibilidade, permitindo a detecção de sinais fracos, e a linearidade, proporcionando resultados quantitativos precisos ao longo de uma ampla faixa de concentrações.
Em processo de aquisição.

 

 

VOLTAR AO TOPO


 

Para utilizar o LMBCM

O laboratório multiusuário se localiza na Sala 22 do Subsolo do Bloco A, Torre 3, Campus Santo André da UFABC.

Qualquer pesquisador da UFABC, de outras instituições de ensino e pesquisa ou empresas podem requisitar acesso ao mesmo, contanto que o uso se enquadre na proposta original do laboratório e mediante preenchimento de ficha de cadastro e assinatura de termo de responsabilidade.

1. Cadastro de usuários

O cadastro de usuários deve ser feito pelo preenchimento do Formulário de Cadastro de Usuários.

 

2. Treinamentos

Os treinamento serão realizados conforme necessidade, com periodicidade mínima mensal. Mande um e-mail para o docente responsável pelo equipamento para requisitar treinamento. De acordo com o Plano de Gestão do laboratório, os usuários estarão liberados de treinamento caso comprovem experiência prévia por meio de (i) publicações científicas nas quais seja o executor da técnica referente ao equipamento que será utilizado; (ii) carta/atestado do orientador de pós-graduação ou supervisor de pós-doutorado declarando que o usuário possui experiência de, ao menos, 6 meses operando o equipamento, ou; (iii) realização prévia do treinamento no equipamento.

Após a realização do treinamento, os usuários habilitados deverão preencher e assinar (assinatura digital certificada) o termo de responsabilidade. O termo de responsabilidade em pdf deve ser encaminhado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

3. Agendamentos

Os agendamentos deverão ser realizados diretamente na agenda de uso dos equipamentos. Os agendamentos deverão ser realizados com pelo menos 2 (dois) dias úteis de antecedência.

VOLTAR AO TOPO


Documentação

1. Portaria de criação do LGP-MU

2. Plano de gestão do LGP-MU

VOLTAR AO TOPO


Equipe técnica e administrativa

 

1. Comitê gestor

Coordenadora: Profa. Dra. Marcella Pecora Milazzotto (CCNH/UFABC);

Coordenador adjunto: Prof. Dra. Daniele Ribeiro de Araújo (CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Vinicius de Andrade Oliveira (CCNH/UFABC);

Dra.Nathalia de Setta Costa(CCNH/UFABC).

 

2. Comitê de usuários

Profa. Dra. Eloah Rabello Suarez (CCNH/UFABC);

Dra.Luciana Campos Paulino(CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Danilo Trabuco do Amaral(CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Marcelo Augusto Christoffolete (CCNH/UFABC).

VOLTAR AO TOPO