CCNH/UFABC organiza seletiva para torneio internacional de física
Após duas participações e uma medalha de bronze na edição de 2018, equipe do IPT Brasil e CCNH organizarão torneio nacional de física
Nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2018 a Universidade Federal do ABC (UFABC) sedia o Torneio Internacional de Física Brasil (International Physics Tournament, IPT). O objetivo do evento é servir como seletiva para o IPT mundial na Suíça, em abril de 2019. Nos últimos dois anos, a UFABC representou o Brasil no exterior e conseguiu medalha de bronze na edição de 2018, fazendo com que o país se tornasse o primeiro não europeu a figurar no pódio.
As atividades extra-classes ligadas à formação de cientista contribui para que os pesquisadores possam ter uma visão mais ampla da academia e ajuda a pensar como resolver problemas do cotidiano utilizando conceitos de ciência. Para o diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC, Ronei Miotto, o torneio vai de encontro aos princípios acadêmicos do curso. “Temos em um só momento a conjunção de dois fatores muito relevantes para o processo de construção do conhecimento: a solução de problemas através da aplicação do método científico e a transmissão do conhecimento gerado para a comunidade. O caráter multi e interdisciplinar do IPT, aliados à construção e divulgação do conhecimento científico estão plenamente alinhados com a missão do CCNH”, declara.
Os estudantes participantes também são beneficiados na formação acadêmica. Para Ricardo Rodrigues Gitti, estudante de engenharia de Energia na UFABC e organizador da seletiva nacional deste ano e integrante da equipe IPT que ganhou o bronze na Rússia, em 2018, a experiência vai muito além de ser apenas científica. “A sensação é de que nós alunos estamos desenvolvendo ciência efetivamente e colaborando com a pesquisa em nível mundial. Pesquisar, fazer experimentos em laboratório é desenvolver aparatos nem é a melhor parte. Quando viajamos e enfrentamos equipes de outras universidades, temos que defender todo o nosso trabalho realizado, aceitar novas ideias e sugestões das equipes adversárias e construir conhecimento científico ao vivo para uma banca de jurados. Além do desenvolvimento de habilidades pessoais, ganhamos um amplo conhecimento sobre como divulgar ciência.”
O mestrando em Física na UFABC, Lucas Maia Rios, também participou do IPT 2018 e conta que a experiência é a consolidação de tudo que aprendeu na universidade. “Participar do IPT nos força a sermos ativos, temos um problema em aberto para atacar e inúmeras formas de fazê-lo. Então, temos que pensar em como modelar o problema e pensar nos experimentos para confirmar ou refutar nosso modelo. Além da importantíssima parte de divulgar nossos resultados. Assim, o torneio nos permite treinar o ofício do pesquisador e físico”, explica.
As inscrições serão abertas no mês de Outubro e as equipes devem ter 6 integrantes, podendo ser divididos entre alunos de Graduação e Pós-graduação (mestrado). Após essa fase, o comitê organizador fará o julgamento das equipes para deferir a participação no torneio.
A UFABC sediará também a edição de 2019 da seletiva nacional do IPT e pretende se candidatar para ser sede mundial do evento em 2020. Se você quiser saber mais informações sobre o IPT é só acessar o site clicando aqui.
Apoio
Renato Cunha
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Prof. Dr. Ronei Miotto
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.