A formação do físico na UFABC considera tanto as perspectivas tradicionais de atuação da profissão, como as demandas emergentes nas últimas décadas. Mudanças tecnológicas ampliaram a visão humana, e o conhecimento se tornou um fator crítico de independência. O perfil desejado do bacharel em física é o de um profissional com formação ampla e sólida, portador de habilidades e competências necessárias às expectativas atuais, conhecedor do método científico e preparado para enfrentar novos desafios. Além do conteúdo tradicional, o Bacharelado em Física contém um conjunto de disciplinas do BC&T de eixos como humanidades, ciências sociais aplicadas, representação e simulação, comunicação e informação, o que o torna um curso diferenciado e único no país imbuindo uma visão mais ampla e moderna ao cientista.

 

Coordenador:                               Prof. Dr. Alysson Fábio Ferrari
Vice-Coordenador:                       Prof. Dr. Antônio Álvaro Ranha Neves

 

Carga Horária:  2570 horas 

 

  

Nenhum evento divulgado no momento.

 

Coordenadores

Coordenador
Vice-coordenador
Alysson Fábio Ferrari
Antônio Álvaro Ranha Neves

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

 

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes docentes

Representante Titular
Representante Suplente

Ronaldo Savioli Sumé Vieira

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

José Kenichi Mizukoshi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Eduardo Peres Novais de Sá

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ronei Miotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Thiago Branquinho de Queiroz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. André Paniago Lessa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Julian Andres Munevar Cagigas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Ana Melva Champi Farfán O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular
Representante Suplente
Vago Vago

Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023

Representantes discentes

Representante Titular Representante Suplente
Vago Vago

Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022

 

Reuniões da Coordenação BacFis 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

Representantes docentes

Nome E-mail
Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Alex Gomes Dias O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Alexei Magalhaes Veneziani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Alysson Fabio Ferrari O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Lígia Scott O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Ana Melva Champi Farfan O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
André Gustavo Scagliusi Landulfo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
André Paniago Lessa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Antônio Alvaro Ranha Neves O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Breno Marques Gonçalves Teixeira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Carlos Renato Huaura Solorzano O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Célio Adrega de Moura Jr. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Celso Chikahiro Nishi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Chee Sheng Fong O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Daniel Zanetti de Florio O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Denise Criado Pereira de Souza O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diogo Burigo Almeida O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Eduardo de Moraes Gregores O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Eduardo Guéron O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Eduardo Peres Novais de Sá O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ever Aldo Arroyo Montero O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fábio Furlan Ferreira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fagner Muruci de Paula O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Felipe Chen Abrego O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernando Luis Semião da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Flávio Leandro Souza O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Francisco Eugênio Mendonça da Silveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Germán Lugones O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gustavo Michel Mendoza La Torre O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Herculano da Silva Martinho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jean-Jacques Bonvent O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
João Nuno Barbosa Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Antonio Souza O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Javier Saéz Acuña O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Kenichi Mizukoshi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Julian Andres Munevar Cagigas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Klaus Werner Capelle O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Laura Paulucci Marinho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Leticie Mendonça Ferreira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Lucas Almeida Miranda Barreto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Luciano Soares da Cruz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Lucio Campos Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luis Henrique de Lima O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Marcelo Augusto Leigui de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Oliveira da Costa Pires O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Zanotello O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcia Tsuyama Escote O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcio Sampaio Gomes Filho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcos de Abreu Avila O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcos Donizeti Rodrigues Sampaio O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcos Roberto da Silva Tavares O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Fernanda Araújo de Resende O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Inês Ribas Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marijana Brtka O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maurício Richartz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mauro Rogério Cosentino O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maximiliano Ujevic Toninho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pedro Alves da Silva Autreto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pedro Galli Mercadante O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pieter Willem Westera O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rafael Rothganger de Paiva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Regina Keiko Murakami O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Reinaldo Luiz Cavasso Filho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ricardo Rocamora Pasko O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roberto Menezes Serra O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roberto Venegeroles Nascimento O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roldão da Rocha Junior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Romarly Fernandes da Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Ronaldo Savioli Sumé Vieira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ronei Miotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roosevelt Droppa Junior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Segundo Nilo Mestanza Muñoz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Shyam Sundar  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sylvain Pierre Jospeh Fichet O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Thiago Branquinho de Queiroz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Valery Shchesnovich O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vilson Tonin Zanchin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Wanius Garcia da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Willians Oswaldo Barreto Acevedo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Zhanna Gennadyevna Kuznetsova O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular Representante Suplente
Vago Vago

Mandato: .

 

Representantes discentes

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Gustavo Breno Nunes Godinho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Ângelo Orletti Del Rey O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Mandato: de 16 de maio de 2023 a 15 de maio de 2024.

 

 

Reuniões da Plenária BacFis 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

Presidente: Ronei Miotto - Mandato: 01/03/2024 a 28/02/2026 - PORTARIA Nº 4058/2024 - CCNH (11.01.10).

Nome E-mail
Alysson Fabio Ferrari O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Eduardo Peres Novais de Sá O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luciano Soares da Cruz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Oliveira da Costa Pires O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pedro Galli Mercadante O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ricardo Rocamora Paszko O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ronei Miotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Thiago Branquinho de Queiroz O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Composição dos anos anteriores:

PORTARIA Nº 2235/2022 - CCNH (11.01.10)

Reuniões do NDE BacFis 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação. 

 

O Bacharelado em Física da UFABC visa formar cientistas com sólida formação básica, profissional, social e em pesquisas que envolvam desenvolvimento do conhecimento, metodologias e técnicas. No intuito de preparar o aluno para a pesquisa científica, o curso dispõe de recursos de informática, laboratórios e o incentiva a trabalhar em equipe, empreender mudanças e expressar-se adequadamente, além de exercer atribuições típicas de sua atuação profissional. 

Além dos objetivos gerais do Bacharelado em Fisica, pode-se citar os seguintes objetivos especificos:

- Garantia de sólida formação em física;
- Desenvolvimento da capacidade de atualização por meio de educação
continuada, de pesquisa bibliográfica e do uso de recursos computacionais, como a internet;
- Desenvolvimento de atitude investigativa, para a abordagem de problemas tanto tradicionais quanto novos, a partir de princípios e leis fundamentais;
- Capacitação dos egressos para a participação em projetos de pesquisa em física e áreas afins;
- Incentivo à responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência e da educação como fenômenos culturais e históricos;
- Ênfase na formação cultural e humanistica, sobretudo em valores éticos;
- Incentivo e capacitação dos egressos a apresentação e a publicação de seus resultados científicos nas distintas formas de expressão.


Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.