TEXTOS HISTÓRICOS DA CIÊNCIA PARA ENSINAR CONCEITOS CIENTÍFICOS: CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA A INCLUSÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO - PROF. COORDENADOR: BRENO ARSIOLI MOURA

Este curso pretende trabalhar a utilização de fontes primárias da história da ciência no desenvolvimento de sequências didáticas e outras atividades de ensino, promovendo uma reflexão sobre a prática docente. A inclusão da história da ciência no ensino tem sido um ponto de convergência entre educadores, historiadores e pesquisadores na área nos últimos anos. Uma grande quantidade de trabalhos tem salientado que a inclusão de conteúdos históricos no ensino possibilita uma visão mais clara, dinâmica e contextualizada da construção do conhecimento científico, afastando e minimizando concepções distorcidas da ciência, tão prejudiciais no contexto em que a formação de cidadãos críticos torna-se cada vez mais necessária. Contudo, se não há questionamento em relação à importância da história da ciência, há ainda lacunas a serem preenchidas em relação ao "como" trabalhar a história da ciência no ensino. Nesse sentido, este curso propõe debruçar-se sobre este viés, oferecendo aos participantes, em um primeiro momento, o entendimento da relação entre história da ciência e ensino e, no segundo e principal, o contato com fontes primárias da história da ciência e a discussão sobre como elas podem ser utilizadas para desenvolver atividades de ensino mais motivadoras. Ao longo do curso serão oferecidas oportunidades de reflexão sobre a prática pelos professores de forma a tornar a elaboração e implementação das propostas de história da ciência no ensino plausíveis aos participantes.

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EDUCAÇÃO SOBRE A DENGUE - PROF. COORDENADOR SERGIO DAISHI SASAKI

Este projeto tem como objetivos a realização de palestras sobre a Dengue e a forma de prevenção da mesma para alunos do ensino fundamental de escolas públicas das cidades da região do ABC paulista. Outro objetivo do projeto é verificar os níveis de conhecimento sobre a dengue por estes alunos e o nível de retenção da informação transmitida após a palestra por meio da aplicação de questionários. Para a execução do projeto um grupo de alunos de graduação da UFABC e o coordenador do projeto elaborarão as palestras, confeccionarão o material de divulgação sobre os métodos de combate ao mosquito transmissor da dengue e realizarão os contatos com as escolas para a execução das palestras e aplicação dos questionários de coleta de dados.

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THEREMIN - PROFA. COORDENADORA MARIA BEATRIZ FAGUNDES

O projeto buscará envolver docentes, técnicos e discentes da UFABC e de outras instituições escolares da região da grande São Paulo (preferencialmente escolas de música) na construção, calibração e apresentação de um Theremin. O projeto de extensão universitária aqui proposto, tem como objetivo envolver docentes, técnicos e discentes da UFABC e de outras instituições escolares da região da grande São Paulo em uma ação interdisciplinar que consiste em pesquisar, construir, calibrar e apresentar um modelo funcional de Theremin.

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LAB_ENCENA - PROF. COORDENADOR CAETANO RODRIGUES MIRANDA

O objetivo desse projeto é apresentar e expandir o conhecimento científico a partir de encenações teatrais para adultos e crianças. O Lab_enCena é um projeto interdisciplinar que propõe o diálogo entre Ciência e Arte para disseminar ciência, interagir e entreter o público através de leituras e/ou encenações de peças de teatro baseadas em i)  desenvolvimentos científicos realizados por pesquisadores da UFABC, II) o papel do cientista na sociedade, III) a questão do gênero na ciência, e IV) o lado humano dos cientistas através dos conflitos emocionais, questões éticas e dilemas no decorrer do trabalho de pesquisa e descobertas científicas. O projeto também abre novas rotas para projetos científicos de fronteira realizados na UFABC na utilização de arte para disseminar o conhecimento científico, provocar discussões sobre os efeitos de novas tecnologias e apresentar novas possibilidades de experimentação artística. Nesse ano 2 do projeto propomos sua continuidade com a expansão da atividade "Mulheres na Ciência", a apresentação dos roteiros das peças desenvolvidas no Ano 1 em escolas da região do ABC e na própria UFABC, bem com o desenvolvimento de novos textos e encenações (teatro de marionetes e de sombras em 3D).

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EPLIBRAS / UFABC (ESCOLA PREPARATÓRIO EM LIBRAS) - PROFA. COORDENADORA MARIA IZABEL DOS SANTOS GARCIA

A presente proposta já contribui com a proporção de acessibilidade dos surdos ao ensino superior (conforme trabalho que vem sendo realizado ao longo de 2013). A presente proposta contribui para a popularização da ciência e da tecnologia e para a difusão entre as comunidades de surdos e para a democratização dos saberes entre as comunidades de surdos e ouvintes.

 

PROVOCAÇÕES FILOSÓFICAS - PROF. COORDENADOR DANIEL PANSARELLI

Com o intuito de destacar a dimensão extensionistas, sem deixar de reforçar vínculos com a pesquisa e o ensino, propõe-se a capacitação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFABC, bem como de professores da rede estadual de educação básica, interessados no campo da Filosofia, para que possam promover atividades de intervenção social filosófica. As atividades serão, portanto, divididas em duas etapas que ocorrerão simultaneamente. A primeira, de capacitação do grupo, visa a realização de estudos e pesquisas com vistas a preparar os participantes do projeto para a atuação social. A segunda, a começar imediatamente após as primeiras capacitações (no segundo mês de desenvolvimento das atividades) consiste em participantes do projeto se dirigirem a locais de grande circulação de munícipes, nas cidades do Grande ABC, utilizando técnicas diversas (recursos teatrais, música, debates) para provocar a reflexão filosófica entre os transeuntes. Cada intervenção será composta por um momento inicial, de atração do público; um segundo momento, de colocação do problema filosófico e estímulo provocativo à participação do público; o momento seguinte, de direcionamento filosófico do debate, por meio da proposição de questões reflexivas; e um desfecho em que se procurará sintetizar a contribuição filosófica daquela atividade na formação pessoal dos cidadãos participantes.

 

INFANTERIA - BATERIA UFABC - PROF. COORDENADOR JOSÉ JAVIER ALCUÑA SÁEZ

O projeto da Bateria Infanteria, atualmente, leva a alunos, técnicos administrativos, docentes (também aberto à comunidade externa) à prática de destrezas artísticas aplicadas à música, particularmente, no ritmo do samba no estilo de “escola de samba”, fazendo parte de várias e variados tipos de competições anualmente.

Esse período 2014 o grupo da Bateria Infanteria, além de ser um grupo aberto, e com mais de 4 anos de existência, pretende expandir-se para fora da universidade. Três (3) escolas públicas serão visitadas (uma por cada quadrimestre letivo da Universidade). Preferentemente escolas da comunidade do ABC. A ideia é fazer uma sessão conversativa sobre a arte das competições no samba brasileiro mais uma apresentação da disciplina praticada.

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CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E SEUS EFEITOS NOS AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS - PROF. COORDENADORA NATALIA PIRANI GHILARDI-LOPES

A proposta possibilitará a professores de ensino fundamental e médio trabalharem o tema das mudanças climáticas de uma maneira crítica e interdisciplinar junto aos seus alunos, contribuindo na formação de cidadãos críticos e conscientes das questões ambientais atuais. Além disso, pretende-se utilizar uma abordagem que privilegie o uso de novas tecnologias na educação, que tem sido visto como uma barreira por muitos professores que se sentem despreparados para usá-las em sala de aula.

 

JOGOS TEATRAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO - PROFA. COORDENADORA MARIA CANDIDA VARONE DE MORAES CAPECCH

Este projeto visa explorar a utilização de jogos teatrais  e sociodrama como instrumentos para fomentar, nos jogadores e participantes, uma postura crítico-reflexiva acerca da relação pedagógica professor-alunos-conhecimento. Este objetivo é baseado no potencial que os jogos teatrais apresentam para a mobilização de um olhar observador dos participantes sobre si mesmos, percebendo suas capacidades e o espaço à sua volta, identificando e refletindo sobre suas representações sobre a relação pedagógica e seus componentes. Para tanto, o projeto compreende a formação de um grupo de estudos sobre jogos teatrais e formação de professores, com vistas a promover, entre os participantes, a vivência do laboratório teatral, associada ao trabalho com textos relacionados à temática do projeto e a escrita de diários em que, a cada vivência, constem as impressões e avaliações de cada participante sobre seus processos de reflexão. Também é parte do projeto a construção de uma pequena dramaturgia, composta por meio de cenas elaboradas pelo grupo no laboratório teatral, que será utilizada como dramaturgia ancoradoura em um sociodrama público a ser realizado na UFABC.

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INTERNATIONAL MASTERCLASSES - HANDS-ON IN PARTICLE PHYSICS - PROFA. COORDENADORA GISELLE WATANABE CARAMELLO

Trata-se de um evento de divulgação científica de abrangência internacional, promovido por um importante centro de pesquisa. A participação da UFABC e de instituições de ensino da região do ABC se constitui em uma oportunidade interessante para a promoção de interações entre a universidade e a sociedade, visando incentivar o ensino e a aprendizagem de ciências, a aproximação dos estudantes das práticas científicas e subsidiar o trabalho docente em um processo de formação continuada.

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PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PROFA. COORDENADORA MIRIAN PACHECO SILVA

As oficinas para produção de material didático tem por finalidade proporcionar aos participantes a oportunidade de construir materiais adequados que sirvam para auxiliar o seu trabalho em sala de aula. Diante da necessidade de diversificar as aulas, este projeto visa propôr atividades relacionadas com a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Ciência e Matemática. A diversificação das aulas com a utilização de materiais concretos tende a atuar como facilitador no processo ensino- aprendizagem, uma vez que o material construído ao longo da execução do referido projeto será de baixo custo e de fácil elaboração pelos professores.

 

OFICINA PEDAGÓGICA: ENSINANDO CIÊNCIAS COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS - PROFA. FERNANDA FRANZOLIN

O ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, não deve apenas se preocupar com a promoção de conteúdos conceituais. Trabalhar com conteúdos procedimentais também é importante para que os alunos desenvolvam a autonomia na busca de informações. Ademais, permitir que o aluno compreenda como ocorre a construção dos saberes científicos é necessário para sua alfabetização científica (CACHAPUZ, 2005). Para tanto, atividades investigativas são importantes de serem fomentadas nas escolas. Pesquisa realizada (TOSCANO; FRANZOLIN, 2013), mostra que os professores desse nível de ensino já procuram diversificar suas práticas, porém, indícios apontam para uma timida intensidade de aplicação. Fornecer subsídios para que esses profissionais reconheçam a importância de diversificar suas estratégias de ensino e se sintam seguros em implementá-las é de grande relevância para a promoção do Ensino de Ciências em nossas escolas.