DOWNLOAD - MINI FAQ PANFLETO CCNH

 

Atenção: a todos os prazos deverão ser acrescidos os seguintes interstícios mínimos: 

- tramitação de documentos: 2 dias úteis;

- abertura de processos: 3 dias úteis;

- assinatura da Direção em documentos: 4 dias úteis.

 

O envio de documentos internos pode ser realizado diretamente comparecendo ao setor de destino. Os documentos também podem ser levados a alguma das secretarias do CCNH ou deixados no escaninho, levando-se em conta o prazo estipulado para tramitação de documentos.

Para o envio de correspondências individuais de docente basta apresentar em umas das secretarias a correspondência com o formulário preenchido (nos casos de encomenda via PAC, SEDEX ou modalidade internacional). As correspondências a serem enviadas já devem estar lacradas em envelopes e conter os dados de remetente e destinatário, o endereço oficial da Universidade e a especificação de qual é o tipo de postagem a ser feita (Sedex, AR, Carta Internacional, Carta Simples).

As correspondências entregues sem formulários serão despachadas na modalidade simples.

As correspondências também podem ser deixadas no escaninho, desde que já estejam em envelopes lacrados e preenchidos e acompanhadas do formulário, devidamente preenchido.

Neste caso o formulário será assinado por um servidor da Divisão Acadêmica do CCNH

EXCEÇÃO: o envio de dissertações e teses de alunos de pós-graduação stricto sensu não pode ser realizado pela secretaria do centro, em observância à Resolução CONSUNI nº 66 e à Portaria PROPG nº 02/2011.

Para o envio de caixas referentes às atividades dos laboratórios basta comparecer no setor de malotes com a caixa e o formulário preenchido e assinado pelo coordenador de laboratório. A caixa deve estar identificada com os dados do destinatário, remetente e o endereço oficial da Universidade.

No caso de envio de produtos ou caixas para o exterior, deverá ser anexo o formulário CP 72 AWB Azul dos Correios que contém especificações da correspondência e assinatura do Remetente.

IMPORTANTE: em caso de envio de equipamentos para conserto fora do Brasil (com ou sem garantia), ou importação de equipamentos (independente da fonte financiadora), sempre conversar antes com a Divisão de Importação da Pró-Reitoria de Administração (DI - PROAD).

É preciso atentar às dimensões mínimas para o envio de encomendas! Antes de entregar a caixa para postagem, verifique na página dos Correios se o volume atende às especificações para envio.

Neste caso o formulário será assinado pelo coordenador dos laboratórios.

As caixas poderão ser deixadas em uma das secretarias, tendo em vista a conveniência.

Já para o envio de caixas referentes às atividades individuais dos docentes, as mesmas deverão ser entregues em umas das secretarias, devidamente embaladas e com o formulário preenchido.

Neste caso o formulário será assinado por um servidor da Divisão Acadêmica do CCNH.

Documentos, correspondências e cartas serão deixados nos escaninhos, quando endereçados a docentes.

As caixas ou produtos encomendados relacionados às atividades de laboratórios deverão ser retirados diretamente no setor de malote por responsável do laboratório.

Os coordenadores de laboratórios serão informados pela Divisão Acadêmica do CCNH quando da chegada de caixas ou produtos para retirar.

Tendo em vista a periodicidade do serviço de malote prestado pela Divisão Acadêmica do CCNH, o pessoal do laboratório pode comparecer ao setor de malotes (ou ligar) antes mesmo do recebimento do informe da Divisão Acadêmica do CCNH.

Quando se tratar de encomenda individual a docente, o mesmo será avisado para retirar em uma das secretarias.

O serviço de malote é realizado pela Divisão Acadêmica do CCNH uma vez ao dia no período da manhã (em SA) e tarde (em SBC).

 Sobre o setor malote:

Horário de Funcionamento: 2ª à 6ª, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Localização: Santo André – Bloco A – Subsolo (Torre 02) – Ramal 7179

São Bernardo do Campo – Bloco Alfa – 1º andar – em frente à Sala 105 – Ramal 6058.

Para informações mais específicas sobre o serviço de correspondências, consultar: http://pu.ufabc.edu.br/malote.

Em caso de recebimento de encomendas por entregadores, os servidores do CCNH não estão autorizados a recebê-las; apenas recepcionar os entregadores, contatar os docentes ou seus contatos indicados, e direcionar ao local de recebimento. 

Os materiais recebidos por correio não relacionados às atividades de laboratórios são retirados diariamente por servidores do CCNH no setor de malote, e repassados aos docentes via escaninho. Os materiais que não couberem no escaninho serão disponibilizaremos para retirada na Secretaria do CCNH, mediante assinatura, e o destinatário será informado do recebimento da encomenda por e-mail. Caso não seja possível o transporte da encomenda - pacote com dimensões acima de 0,50 x 0,50 x 0,50m ou com peso acima de 2,0 kg - o docente será avisado por e-mail para retirar no setor de malotes da PU.

Basta acessar, a partir de um computador ligado à rede interna da UFABC, a pasta compartilhada "Público", no endereço: \\ufabc2\share\publico\Malote e Correio.
Localize a planilha na pasta correspondente ao ano do envio da correspondência. Quando o Excel solicitar uma senha, clique no botão "Somente Leitura". Quando a planilha abrir basta localizar sua correspondência.

- Para reservas de salas de aula da Prograd, deve-se seguir o procedimento dado na página da PROGRAD.

- Para reservar os auditórios de responsabilidade da Proec, consulte o site da PROEC.

- Para reservar salas de reunião do CCNH, veja nossas instruções.

As folhas de prova ficam disponíveis para retirada nas secretarias do CCNH em seus horários de funcionamento ou nos armários localizados na parte externa - armários das impressoras em Santo André e armário ao lado da sala 219 em São Bernardo.

Os pedidos de materiais de escritório (canetas, pastas, papel, etc.) devem ser encaminhados à Divisão Acadêmica do CCNH, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Os pedidos de materiais para os laboratórios de pesquisa devem ser repassados aos respectivos coordenadores.

No momento o CCNH dispõe aos docentes os seguintes equipamentos: 4 urnas; 2 projetores (um em Santo André e um em São Bernardo); 1 câmera; e alguns tripés. Há também a possibilidade de empréstimo de equipamentos de informática pelo NTI, o que pode ser verificado no site http://nti.ufabc.edu.br/.

O pedido de reserva pode ser feito a partir de seu envio ao endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Todas as solicitações de reserva de equipamento estão sujeitas a análise de disponibilidade.

Envie a solicitação de emissão de documento oficial, com sugestão de texto, ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para a formatação do documento. Se precisar apenas de um papel timbrado para o envio de carta simples ou de um carimbo de marca d’água, compareça a uma das secretarias.

Para instruções quanto ao envio de correspondências nacionais ou internacionais, consulte o tutorial sobre Entrega e retirada de documentos e encomendas

Sempre indique o CCNH como local de recebimento, o nº do laboratório, andar e bloco. Oriente seus alunos e colaboradores a, sempre que possível, fazer constar o nome do docente do CCNH como recebedor da encomenda.

A Direção dos Centros tem autoridade, delegada pela Reitoria, para assinar em nome da UFABC documentos que envolvam projetos desenvolvidos por docentes do Centro. 
Para maiores detalhes, consulte a página "Assinatura de documentos pela direção do Centro" na seção Formulários e Instruções

O documento poderá ser deixado na Secretaria do CCNH, ou levado diretamente ao Ponto de Apoio da FAPESP. Para verificar os horários e locais do Ponto de Apoio acesse http://propes.ufabc.edu.br/cap/pesquisador/fapesp

 

As informações são enviadas às contas institucionais de cada um, por isso, é importante verificar seu e-mail institucional com frequência. Além disso, é importante acessar o site da UFABC, o site do CCNH e ler o boletim de serviços - que é publicado na parte de Comunicação, todas as terças e sextas-feiras.

Estão disponíveis também no site da universidade as resoluções dos conselhos superiores - ConsUni e ConsEPE.

A UFABC é conveniada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que, entre outros serviços, disponibiliza o Filesender - recurso que permite o envio de arquivos grandes por e-mail. Para acessá-lo, basta acessar o endereço: http://filesender.rnp.br e efetuar login com seu usuário UFABC. 

Listas de e-mails (Público alvo: deve-se especificar para qual lista devemos divulgar), Informe Semanal (Público alvo: docentes e pesquisadores do CCNH), Facebook Oficial da UFABC (Público alvo: 1000-4000 visualizações), WEB TV (Público alvo: Frequentadores da UFABC), Cartazes nos murais (Público alvo: Frequentadores da UFABC) e Site do CCNH (Público Alvo: UFABC e público externo interessado no curso). 

Para todas as chamas de longa distância (para fixo ou celular), use 21:

Longa Distância Nacional: *0+21+código da cidade+nº do telefone

Longa Distância Internacional: *0+0021+código da cidade+nº do telefone

Devido às restrições orçamentárias, a UFABC restringiu a quantidade de terminais habilitados a fazer ligações internacionais. Caso precise efetuar uma chamada dessa modalidade, é possível realizar na sala da Direção do Centro, preenchendo o formulário próximo ao aparelho com a data, destinatário da ligação e justificativa.

 

Sim. Sempre que houver um inconveniente que impossibilite a presença em aula, avise o quanto antes (caso haja possibilidade de comunicação) enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligando para 4996-7960 (SA) ou 2320-6229 (SBC), para que seja providenciado um substituto ou os alunos sejam avisados.

Lembramos que nosso horário de atendimento é das 08h00 às 18h00.

No e-mail, ou por telefone, deverá ser informado:

1. Nome do Professor;

2. Data e Horário da aula;

3. Nome da disciplina;

4. Campus, prédio e sala onde seria a aula;

5. Informações sobre reposição (se já souber, caso contrário poderá ser informado aos alunos posteriormente).

Estas informações serão afixadas na sala onde seria a aula, para ciência dos alunos e enviadas por e-mail à ProGrad. Nos casos de aula de pós-graduação, enviaremos o aviso para o e-mail da PROPG, para que eles providenciem a comunicação aos alunos. 

Nos casos de ausência por questões de saúde é preciso apresentar o formulário de licença para tratamento de saúde (disponível em: http://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/formularios). Até cinco dias corridos após o início do afastamento. 

Com a informação, a Secretaria do CCNH avisará ao coordenador da disciplina sobre a ausência, para que o mesmo providencie a substituição. Em caso de haver dificuldades no contato com o coordenador da disciplina, serão contatados na sequência: o coordenador do curso ou a Direção. 

Para os casos de atrasos ou de outras impossibilidades as quais não se encaixem em licenças e que impactem no comparecimento do docente às aulas previstas, solicitamos, da mesma forma, que o aviso seja feito à Secretaria do CCNH e, sempre que possível, com antecedência. 

 

 

Todo afastamento deve ser autorizado pela Direção, inclusive os realizados sem o recebimento de pró-labore e os financiados por outra instituição federal. Para isso, deve preencher o formulário disponível no site, anexar convite ou outro documento oficial comprobatório, assinar e entregar em uma das secretarias do CCNH.  Atente-se que mesmo que o afastamento seja para algum lugar próximo (como São Paulo e região metropolitana), o docente precisa formalizar o pedido de afastamento. Isso lhe garante os direitos legais assegurados aos servidores em horário de trabalho.

Prazos: 

  • Para solicitações de afastamento nacional com ônus limitado (manutenção dos vencimentos sem financiamento da UFABC): mínimo de 5 dias úteis de antecedência;
  • Para solicitações de afastamento internacional com ônus limitado: mínimo de 30 dias de antecedência.
  • Para afastamentos com ônus (financiado pela UFABC) consulte as RESOLUÇÕES (especialmente a Resolução ConsCCNH nº 01/2012) e a Secretaria CCNH.
  • Relatório de Viagem: para todo afastamento é preciso apresentar o relatório de viagem em até 5 dias úteis.

 Você encontra os formulários na Intranet, na área Formulários e Instruções, ou no Portal do Servidor da UFABC.

Tem direito ao adicional noturno o docente que ministra aula após as 22h00. O formulário está disponível no site e deve ser entregue na secretaria assinado até o 2º dia útil do mês subsequente à aula ministrada.

A UFABC reembolsa parcialmente as despesas com plano de saúde. Para começar a receber esse benefício é necessário cópia do contrato contendo as carências e coberturas, cópia da proposta de adesão onde constam os nomes do titular e dos dependentes, além de preenchimento de formulário específico de cadastro. Após esse procedimento, mensalmente deverá apresentar comprovante de pagamento do plano, juntamente com formulário de solicitação de reembolso, na secretaria.

Para consultar, programar e reprogramar suas férias, é necessário utilizar o sistema SIG, acessando o link: https://sig.ufabc.edu.br/

Prazo para programação e reprogramação: deverá solicitar a programação ou reprogramação até o 5º dia útil do mês que anteceder as férias programadas (ou desejadas) ou até o 5º dia útil do mês anterior ao pretendido para a programação ou reprogramação, o que ocorrer primeiro.

Os docentes efetivos têm direito a 45 dias de férias por ano e os visitantes a 30 dias, que podem ser parceladas em até 3 períodos, mas não podem coincidir com períodos letivos da graduação (os dias de reposição de feriado são considerados período letivo) ou com afastamentos. 

Mais detalhes em http://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/manual-do-servidor/ferias-1

Enquanto a Progressão Funcional é alteração de nível dentro da mesma classe (Ex: Adjunto I para Adjunto II) a Promoção Funcional é a alteração de nível para outra classe (Ex: Adjunto IV para Associado I).

Os documentos deverão ser entregues na secretaria do CCNH, juntamente com uma carta de solicitação.

Links para maiores esclarecimentos:

 Página da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD - UFABC;

 ConsUNI nº 160 - para progressão; e 

 ConsUNI nº 149 - para promoção.

Modelos de carta para solicitação de progressão / promoção - disponíveis na Intranet do site do CCNH (necessário entrar com seu login e senha, o mesmo utilizado nos demais sistemas da UFABC) na seção de "Formulários e Instruções”. O texto destes modelos é apenas sugestão e poderá ser modificado conforme o docente entender necessário. Lembramos que a responsabilidade das informações ali contidas é do docente solicitante.

Abertura de processo - A Divisão de Arquivo e Protocolo abrirá processo, por solicitação da direção do CCNH, num prazo mínimo de 24 horas (em média, 48 horas) e a CPPD avaliará o processo para a homologação da sua solicitação de progressão funcional.

A aprovação poderá ser conferida no site da Comissão. Dúvidas podem ser enviadas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

O servidor é avaliado em três períodos durante seu estágio probatório (36 meses). As avaliações ocorrem aos 12, 24 e 30 meses de efetivo exercício.

Ao receber e-mail da Secretaria do CCNH informando a necessidade da entrega dos documentos, deverá providenciar os itens solicitados e entregá-los no prazo especificado no e-mail. Os documentos são encaminhados à Comissão de Avaliação que apresenta parecer ao Conselho do CCNH. No caso de aprovação nas três avaliações os documentos farão parte de um processo que será analisado pela CPPD.

Dúvidas podem ser enviadas para a CPPD, no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Para mais informações sobre Gestão de Pessoas clique aqui.  

O suporte dado pelo CCNH poderá ser oferecido para as seguintes finalidades:

  • Reserva de salas e espaços, de acordo com a programação;
  • Solicitação de mobiliários, equipamentos e materiais;
  • Solicitação de transportes e recepção de participantes;
  • Solicitação de passagens e diárias ao palestrante;
  • Prestação de contas quanto às diárias e passagens do palestrante, caso haja.
  • Auxílio no controle de inscrições e emissão de certificados;
  • Organização e entrega de material de apoio: crachás, listas de presença e kits;
  • Eventual pesquisa de preço;
  • Solicitação de Coffee Break, faixa e banner à Comunicação da UFABC;
  • Solicitação, junto à PU, de café e água;
  • Auxílio na divulgação do evento;
  • Conferência da montagem da infraestrutura (conferência de som, multimídia e mobiliários);
  • Gravação e fotos do evento;

O interessado deverá preencher o formulário, disponível na página de eventos do site do CCNH, especificando suas necessidades.

 

O sistema de cópias e impressões no CCNH é feito por meio do crachá do docente. Utilizar tutoriais para cadastramento de crachá e impressoras disponíveis em http://ccnh.ufabc.edu.br/35-intranet/549-tutoriais-para-impressao.

Em caso de substituição do crachá, é necessário entrar em contato com o NTI solicitando o cancelamento do crachá antigo. Depois disso, basta cadastrar o novo crachá com o procedimento padrão. 

A universidade disponibiliza a ferramenta Conferência WEB, que possibilita reuniões online entre dois ou mais participantes, envolvendo áudio, vídeo, apresentação de slides, quadro de notas, chat e/ou compartilhamento de tela.

Interessados em utilizar essa ferramenta devem reservar a sala virtual pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



A pasta "\\ufabc2\profiles\seu.login" pode ser acessada em qualquer computador da universidade que for logado com seus dados. Isso se faz útil, por exemplo, na ausência de pen drives. Para configurar um acesso ainda mais rápido, siga o procedimento: com o botão direito do mouse, acesse a pasta "computador", "mapear unidade de rede", escolha uma letra para a unidade, digite o comando da pasta "\\ufabc2\profiles\seu.login" e conclua. Nos próximos acessos, basta digitar, na barra de endereços do Windows Explorer, a unidade (por exemplo, "Z:") para abrir a pasta. 

* Em "seu.login", substitua pelo seu login, isto é, o seu e-mail institucional antes do arroba.

 

Para todas as solicitações de transportes, tanto relacionados às atividades acadêmicas de graduação (como atividades extrassala com alunos) e transporte de visitantes, quanto de equipamentos, pesquisa de campo, coleta/transporte de materiais, uso da Frontier, dentre outros, solicite o serviço à Divisão Administrativa pelo servicO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (para transportes de bancas dirija-se à PROPG).

Obs.: considerar que, no caso de empréstimo da Frontier (ex.: docente para atividade extraclasse), a Prefeitura Universitária solicita sempre uma cópia da habilitação do motorista e a consulta dos pontos.

 

 

Para manutenção e consertos, instalações elétricas, civis, portas e janelas etc, encaminhe e-mail para "O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ", descrevendo o serviço necessário e o local de execução.

 

Anualmente, a Divisão Administrativa encaminha a chamada para envio dos pedidos de compra via e-mail a toda comunidade do CCNH, ​com as instruções de prazo e de preenchimento de documentos. 

Planejamento e efetivação da aquisição ou contratação do serviço, fazendo o contato com as áreas envolvidas, autuando processos, elaborando os documentos necessários, acompanhando o processo licitatório e dando suporte aos solicitantes.

 

Quando realizamos uma aquisição de materiais ou contratação de serviços, é emitida uma Nota de Empenho para cada fornecedor. Esse documento estabelece um compromisso entre o fornecedor (entregar/executar) e o órgão emissor (conferir e pagar).

O prazo de entrega ou execução é descrito no Edital que deu origem à compra ou contratação, e passa a contar quando o fornecedor recebe a Nota de Empenho.

Os materiais de consumo serão recebidos pelos responsáveis pelos Laboratórios Didáticos, com nosso acompanhamento. Os materiais permanentes serão recebidos pelo docente nomeado pelo Fiscal do Contrato.

Os materiais são liberados para uso, após a devida conferência e ateste em Nota Fiscal. Essas informações serão enviadas pela Divisão Administrativa do CCNH, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Conforme estabelece a Lei nº 8666/1993, o Fiscal de Contrato é o representante que acompanhará e fiscalizará a entrega de material comprado ou a execução de serviço contratado, garantindo que o fornecedor cumpra seus deveres.

Sim. A divisão Administrativa do CCNH te auxiliará a:

- Organizar e classificar toda documentação;

- "Alimentar" o programa Agilis; 

- Entregar a documentação no Ponto de Apoio Fapesp

 

Você deverá agendar horário para entrega dos documentos para elaboração da Prestação de Contas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Envie e-mail para "O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. " com a descrição do bem (nome do equipamento, peso, medidas), local de origem e destino, responsável pelo bem na origem e destino, e se há necessidade de transporte e ajudantes.

Utilize o portal do professor na página da PROGRAD:  http://portal.ufabc.edu.br:8080/professor/index.html
Havendo dificuldades, contate a DSSI-PROGRAD pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Segundo a resolução ConsEPE nº119, durante o quadrimestre, o professor tem a obrigação da guarda dos instrumentos e registros comprobatórios de avaliação. Após o lançamento de conceitos e esgotado o prazo de solicitação de revisão de conceito, o professor pode devolver os instrumentos de avaliação ao aluno. Caso o aluno não retire até a 6ª semana do quadrimestre subsequente, é facultado ao professor guardá-los pelo tempo que achar necessário ou descartá-los.  Quanto aos registros comprobatórios da avaliação, o professor deve mantê-los por 5 anos. 

Qualquer pessoa, mesmo fora da UFABC, pode consultar o andamento de um processo registrado no SIG através do site: https://sig.ufabc.edu.br/public/jsp/portal.jsf