DOWNLOAD - MINI FAQ PANFLETO CCNH

 

 

Atenção: a todos os prazos deverão ser acrescidos os seguintes interstícios mínimos:

- tramitação de documentos: 2 dias úteis;

- abertura de processos: 3 dias úteis;

- assinatura da Direção em documentos: 4 dias úteis.

- disponibilização de documentos deixados para retirada na Secretaria: até o final do quadrimestre em que foram entregues no setor.

- divulgação de informações: 5 dias úteis.

- assinatura de Termos de Responsabilidade Patrimonial: 3 dias úteis;

- documentos atinentes à fiscalização de processos de compras: 3 dias úteis;

- apresentação ou assinatura de documentos atinentes à prestação de contas decorrentes das parcerias institucionais celebradas: 30 dias úteis;

- apresentação dos documentos necessários para a finalização do processo de apoio a eventos, em até 5 dias úteis.

 

Além de não ser garantido o atendimento às demandas, por conta de tempo insuficiente de processamento, o servidor pode ter outras demandas não atendidas, conforme RESOLUÇÃO ConsCCNH nº 01 de 2018, e  Portaria CCNH nº 52 de 2018 (Define a lista dos tipos de ocorrências e pendências passíveis de enquadramento na Resolução nº 01/2018 do ConsCCNH).

 

 

A partir do dia 19/11/16, os insumos para salas de aula (giz, apagador, caneta para quadro branco e microfone) poderão ser retirados nos seguintes locais:

Campus Santo André: Bloco A - Ambas as Recepções / Bloco B - Recepção

Campus São Bernardo do Campo: Bloco Alfa 1 - Central de Chaves / Bloco Alfa 2 - Central de Chaves

 

O envio de documentos internos pode ser realizado diretamente comparecendo ao setor de destino. Os documentos também podem ser levados a alguma das secretarias do CCNH ou deixados no escaninho, levando-se em conta o prazo estipulado para tramitação de documentos.

Para envios via escaninho é necessário anexar a Ficha de Encaminhamento de Documentos que está disponível próximo aos escaninhos ou aqui para impressão. Nela deve ser informado quem enviou, para quem vai ou o que fazer.

É responsabilidade de cada docente a verificação regular de seu escaninho. Apenas para os escaninhos sem abertura, serão deixadas etiquetas marcadoras indicando que há correspondência.

ATENÇÃO → Documentos deixados na secretaria do Centro para entrega a discentes e/ou colaboradores, caso não sejam retirados até o fim do quadrimestre em que foram recebidos na secretaria:

  • Se certificado ou atestado destinado a discentes, será encaminhado para arquivo em assentamento do discente.
  • Se correspondências deixadas por docentes a alunos e pesquisadores, será devolvida ao docente.
  • Se documento deixado para PDCs ou PCs, será devolvido ao professor supervisor.

Os documentos destinados a docentes serão entregues diretamente via escaninho. 

Para o envio de correspondências individuais de docente basta apresentar em umas das secretarias a correspondência com o formulário preenchido (nos casos de encomenda via PAC, SEDEX ou modalidade internacional). As correspondências a serem enviadas já devem estar lacradas em envelopes e conter os dados de remetente e destinatário, o endereço oficial da Universidade e a especificação de qual é o tipo de postagem a ser feita (Sedex, AR, Carta Internacional, Carta Simples).

No caso de envio de correspondências para o exterior, deverá ser anexo o formulário CP 72 AWB Azul dos Correios que contém especificações da correspondência e assinatura do Remetente.

OBS.: em caso de correspondências de maior volume (por exemplo, envelope com livros) é preciso juntar uma Declaração de Conteúdo - vide nota explicativa no site dos Correios. O formulário deve ser obtido no site da Prefeitura Universitária.

As correspondências entregues sem formulários serão despachadas na modalidade simples.

As correspondências também podem ser deixadas no escaninho, desde que já estejam em envelopes lacrados e preenchidos e acompanhadas do formulário, devidamente preenchido.

Neste caso o formulário será assinado por um servidor da Divisão Acadêmica do CCNH

EXCEÇÃO: o envio de dissertações e teses de alunos de pós-graduação stricto sensu não pode ser realizado pela secretaria do centro, em observância à Resolução CONSUNI nº 66 e à Portaria PROPG nº 02/2011.

Para mais informações, acesse: Malote

Para o envio de caixas referentes às atividades dos laboratórios basta comparecer no setor de malotes com a caixa, o formulário preenchido e assinado pelo coordenador de laboratório e a Declaração de Conteúdo exigida pelos Correios. A caixa deve estar identificada com os dados do destinatário, remetente e o endereço oficial da Universidade.

No caso de envio de correspondências, produtos ou caixas para o exterior, deverá ser anexo o formulário CP 72 AWB Azul dos Correios que contém especificações da correspondência e assinatura do Remetente. Não deve ser preenchida a Declaração de Conteúdo, pois estes dados já constam do formulário CP 72 AWB.

IMPORTANTE: em caso de envio de equipamentos para conserto fora do Brasil (com ou sem garantia), ou importação de equipamentos (independente da fonte financiadora), sempre conversar antes com a Divisão de Importação da Pró-Reitoria de Administração (DI - PROAD).

É preciso atentar às dimensões mínimas para o envio de encomendas! Antes de entregar a caixa para postagem, verifique na página dos Correios se o volume atende às especificações para envio.

Para mais informações, acesse: Malote

Em caso de envio de material em nome de um laboratório de grupos de pesquisa, o formulário será assinado pelo/a coordenador/a deste.

As caixas poderão ser deixadas em uma das secretarias, tendo em vista a conveniência.

Já para o envio de caixas referentes às atividades individuais dos docentes, as mesmas deverão ser entregues em umas das secretarias, devidamente embaladas e com o formulário preenchido.

Neste caso o formulário será assinado por um servidor da Divisão Acadêmica do CCNH.

Documentos, correspondências e cartas serão deixados nos escaninhos, quando endereçados a docentes.

As caixas ou produtos encomendados relacionados às atividades de laboratórios deverão ser retirados diretamente no setor de malote por responsável do laboratório.

Os coordenadores de laboratórios serão informados pela Divisão Acadêmica do CCNH quando da chegada de caixas ou produtos para retirar.

Tendo em vista a periodicidade do serviço de malote prestado pela Divisão Acadêmica do CCNH, o pessoal do laboratório pode comparecer ao setor de malotes (ou ligar) antes mesmo do recebimento do informe da Divisão Acadêmica do CCNH.

Quando se tratar de encomenda individual a docente, o mesmo será avisado para retirar em uma das secretarias.

O serviço de malote é realizado pela Divisão Acadêmica do CCNH uma vez ao dia no período da manhã (em SA) e tarde (em SBC).

 Sobre o setor malote:

Horário de Funcionamento: 2ª à 6ª, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Localização: Santo André – Bloco A – Subsolo (Torre 02) – Ramal 7179

São Bernardo do Campo – Bloco Alfa – 1º andar – em frente à Sala 105 – Ramal 6058.

Para informações mais específicas sobre o serviço de correspondências, consultar: http://pu.ufabc.edu.br/malote.

Em caso de recebimento de encomendas por entregadores, os servidores do CCNH não estão autorizados a recebê-las; apenas recepcionar os entregadores, contatar os docentes ou seus contatos indicados, e direcionar ao local de recebimento. 

Os materiais recebidos por correio não relacionados às atividades de laboratórios são retirados diariamente por servidores do CCNH no setor de malote, e repassados aos docentes via escaninho. Os materiais que não couberem no escaninho serão disponibilizaremos para retirada na Secretaria do CCNH, mediante assinatura, e o destinatário será informado do recebimento da encomenda por e-mail. Caso não seja possível o transporte da encomenda - pacote com dimensões acima de 0,50 x 0,50 x 0,50m ou com peso acima de 2,0 kg - o docente será avisado por e-mail para retirar no setor de malotes da PU.

Basta acessar, a partir de um computador ligado à rede interna da UFABC, a pasta compartilhada "Público", no endereço: \\ufabc2\share\publico\Malote e Correio.
Localize a planilha na pasta correspondente ao ano do envio da correspondência. Quando o Excel solicitar uma senha, clique no botão "Somente Leitura". Quando a planilha abrir basta localizar sua correspondência.

Para mais instruções quanto ao envio de correspondências nacionais ou internacionais, consulte o tutorial sobre Entrega e retirada de documentos e encomendas

- Para reservas de salas de aula da Prograd, deve-se seguir o procedimento dado na página da PROGRAD.

- Para reservar os auditórios de responsabilidade da Proec, consulte o site da PROEC.

- Para reservar salas de reunião do CCNH, veja nossas instruções.

As folhas de prova ficam disponíveis para retirada nas secretarias do CCNH em seus horários de funcionamento ou nos armários localizados na parte externa - armários das impressoras em Santo André e armário ao lado da sala 219 em São Bernardo.

Os pedidos de materiais de escritório (canetas, pastas, papel, etc.) podem ser encaminhados à Divisão Acadêmica do CCNH, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Alternativamente, para mais agilidade, os docentes podem solicitar material diretamente à Divisão de Suprimentos da Prefeitura Universitária pelo módulo de Requisições do SIG. Mais instruções: http://pu.ufabc.edu.br/suprimentos

Os pedidos de materiais para os laboratórios de pesquisa devem ser repassados aos respectivos coordenadores.

No momento o CCNH dispõe aos docentes os seguintes equipamentos: 4 urnas; 2 projetores (um em Santo André e um em São Bernardo); 1 câmera; e alguns tripés. Há também a possibilidade de empréstimo de equipamentos de informática pelo NTI, o que pode ser verificado no site http://nti.ufabc.edu.br/.

O pedido de reserva pode ser feito a partir de seu envio ao endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Todas as solicitações de reserva de equipamento estão sujeitas a análise de disponibilidade.

Na seção "Formulários e Instruções" você encontra modelos de comunicação interna (CI) e de ofício (carta institucional) para download e edição. Basta salvar o modelo, redigir o documento (mantendo sua formatação) e enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para numeração e registro. Orientamos a utilizar os modelos disponíveis em casos específicos já mapeados, como os modelos para cartas relacionadas a projetos.

Se precisar apenas de um papel timbrado utilize o modelo disponível de carta

Se precisar de um carimbo de marca d’água, compareça a uma das secretarias.

Sempre indique o CCNH como local de recebimento, o nº do laboratório, andar e bloco. Oriente seus alunos e colaboradores a, sempre que possível, fazer constar o nome do docente do CCNH como recebedor da encomenda.

A Direção dos Centros tem autoridade, delegada pela Reitoria, para assinar em nome da UFABC documentos que envolvam projetos desenvolvidos por docentes do Centro. 
Para maiores detalhes, consulte a página "Assinatura de documentos pela direção do Centro" na seção Formulários e Instruções

O documento poderá ser deixado na Secretaria do CCNH, ou levado diretamente ao Ponto de Apoio da FAPESP. Para verificar os horários e locais do Ponto de Apoio acesse http://propes.ufabc.edu.br/cap/pesquisador/fapesp

 

As informações são enviadas às contas institucionais de cada um, por isso, é importante verificar seu e-mail institucional com frequência. Além disso, é importante acessar o site da UFABC, o site do CCNH e ler o boletim de serviços - que é publicado na parte de Comunicação, todas as terças e sextas-feiras.

Estão disponíveis também no site da universidade as resoluções dos conselhos superiores - ConsUni e ConsEPE.

A UFABC é conveniada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que, entre outros serviços, disponibiliza o Filesender - recurso que permite o envio de arquivos grandes por e-mail. Para acessá-lo, basta acessar o endereço: http://filesender.rnp.br e efetuar login com seu usuário UFABC. 

Listas de e-mails (Público alvo: deve-se especificar para qual lista devemos divulgar), Informe Semanal (Público alvo: docentes e pesquisadores do CCNH), Facebook Oficial da UFABC (Público alvo: 1000-4000 visualizações), WEB TV (Público alvo: Frequentadores da UFABC), Cartazes nos murais (Público alvo: Frequentadores da UFABC) e Site do CCNH (Público Alvo: UFABC e público externo interessado no curso). 

Para todas as chamas de longa distância (para fixo ou celular), use 21:

Longa Distância Nacional: *0+21+código da cidade+nº do telefone

Longa Distância Internacional: *0+0021+código da cidade+nº do telefone

Devido às restrições orçamentárias, a UFABC restringiu a quantidade de terminais habilitados a fazer ligações internacionais. Caso precise efetuar uma chamada dessa modalidade, é possível realizar na sala da Direção do Centro, preenchendo o formulário próximo ao aparelho com a data, destinatário da ligação e justificativa.

 

Sim. Sempre que houver um inconveniente que impossibilite a presença em aula, avise o quanto antes (caso haja possibilidade de comunicação) enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligando para 4996-7960 (SA) ou 2320-6229 (SBC), para que seja providenciado um substituto ou os alunos sejam avisados.

Lembramos que nosso horário de atendimento é das 08h00 às 18h00.

No e-mail, ou por telefone, deverá ser informado:

1. Nome do Professor;

2. Data e Horário da aula;

3. Nome da disciplina;

4. Campus, prédio e sala onde seria a aula;

5. Informações sobre reposição (se já souber, caso contrário poderá ser informado aos alunos posteriormente).

Estas informações serão afixadas na sala onde seria a aula, para ciência dos alunos e enviadas por e-mail à ProGrad. Nos casos de aula de pós-graduação, enviaremos o aviso para o e-mail da PROPG, para que eles providenciem a comunicação aos alunos. 

Nos casos de ausência por questões de saúde é preciso apresentar o formulário de licença para tratamento de saúde (disponível em: http://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/formularios). Até cinco dias corridos após o início do afastamento. 

Com a informação, a Secretaria do CCNH avisará ao coordenador da disciplina sobre a ausência, para que o mesmo providencie a substituição. Em caso de haver dificuldades no contato com o coordenador da disciplina, serão contatados na sequência: o coordenador do curso ou a Direção. 

Para os casos de atrasos ou de outras impossibilidades as quais não se encaixem em licenças e que impactem no comparecimento do docente às aulas previstas, solicitamos, da mesma forma, que o aviso seja feito à Secretaria do CCNH e, sempre que possível, com antecedência. 

 

Todo afastamento deve ser autorizado pela Direção, inclusive os realizados sem o recebimento de pró-labore e os financiados por outra instituição federal. As solicitações devem ser realizadas mediante entrega tempestiva, na Divisão Acadêmica do CCNH, de formulário específico preenchido de forma completa, coerente e devidamente assinado. Os documentos comprobatórios devem ser enviados por e-mail, conforme orientações disponíveis no manual do servidor.  Atente-se que mesmo que o afastamento seja para algum lugar próximo (como São Paulo e região metropolitana), o docente precisa formalizar o pedido de afastamento. Isso lhe garante os direitos legais assegurados aos servidores em horário de trabalho.

Prazos: 

  • Para solicitações de afastamento nacional com ônus limitado (manutenção dos vencimentos sem financiamento da UFABC): mínimo de 7 dias úteis de antecedência;
  • Para solicitações de afastamento internacional com ônus limitado: mínimo de 30 dias de antecedência.
  • Para afastamentos com ônus (financiado pela UFABC) consulte as RESOLUÇÕES do CCNH e o Manual do Servidor da SUGEPE.
  • Para afastamentos superiores a 59 dias consulte as RESOLUÇÕES do CCNH e o Manual do Servidor da SUGEPE.
  • Relatório de Viagem: para todo afastamento é preciso apresentar o relatório de viagem em até 5 dias úteis.

 Você encontra os formulários na Intranet, na área Formulários e Instruções, ou no Portal do Servidor da UFABC.

Segundo informe divulgado pela SUGEPE por e-mail em 10/05/2018, os servidores docentes com dedicação exclusiva e os técnicos administrativos com cargo em comissão não fazem jus ao adicional noturno - mais informações em: http://blogdoservidor.ufabc.edu.br/2018/05/10/mudancas-referentes-ao-pagamento-de-adicionais-noturnos/

A UFABC reembolsa parcialmente as despesas com plano de saúde. Para começar a receber esse benefício é necessário cópia do contrato contendo as carências e coberturas, cópia da proposta de adesão onde constam os nomes do titular e dos dependentes, além de preenchimento de formulário específico de cadastro. Após esse procedimento, anualmente deverá apresentar comprovantes de pagamentos do plano, juntamente com formulário de solicitação de reembolso, na secretaria.

Para consultar, programar e reprogramar suas férias, é necessário utilizar o sistema SIG, acessando o link: https://sig.ufabc.edu.br/

Prazo para programação e reprogramação: deverá solicitar a programação ou reprogramação até o 5º dia útil do mês que anteceder as férias programadas (ou desejadas) ou até o 5º dia útil do mês anterior ao pretendido para a programação ou reprogramação, o que ocorrer primeiro.

Os docentes efetivos têm direito a 45 dias de férias por ano e os visitantes a 30 dias, que podem ser parceladas em até 3 períodos, mas não podem coincidir com períodos letivos da graduação (os dias de reposição de feriado são considerados período letivo) ou com afastamentos. 

Mais detalhes em http://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/manual-do-servidor/ferias-1

 

Por definição, as férias tratam-se de período anual de descanso remunerado, com duração prevista em lei.

Não há impedimento para que o docente participe de atividades que sejam do seu interesse particular durante as férias - por livre e espontânea vontade - contanto que não seja no interesse da Administração, pois nesse caso caracterizaria que a própria Administração (UFABC) o designou para tal, e isso não pode ser feito durante o período de férias do docente - salvo mediante interrupção pelo dirigente máximo do órgão.

Para a participação em bancas externas ou eventos diversos em que o docente é convidado por ente externo e receberá algum tipo de auxílio (passagem ou diária custeadas pelo Governo Federal) e para participação em bancas da própria UFABC, será necessário solicitar a interrupção das férias. Para as bancas em que nenhum auxílio será concedido pelo Governo Federal, entende-se que se trata de interesse particular do docente.

Para participação em reuniões, palestras e afins, atuando ou não como membro de mesa de discussões, nas dependências da UFABC ou fora dela, o docente poderá participar normalmente, entretanto, sua participação deve-se ao seu interesse particular pela discussão daquele assunto e não referente a algum trabalho que lhe foi atribuído. Lembramos que o docente não poderá exercer seu poder de voto nessas ocasiões, uma vez que ele está oficialmente fora do exercício de suas funções na instituição.

Não há restrição para se apresentar como docente da UFABC em eventos no período de férias, entretanto, não se pode dizer que foi a UFABC quem o designou para a atividade, ou ainda que esta seja de interesse da Administração.

Em suma, o docente que dentro dos limites do status de servidor público e do Regime de Dedicação Exclusiva realizar outras atividades, as estará praticando por sua conta e risco. Ademais, ao realizar tais atividades nestas condições, ele não estará trabalhando ou representando a UFABC, pois, se estiver, as férias deverão ser interrompidas pelo dirigente máximo do órgão.

 

Enquanto a Progressão Funcional é alteração de nível dentro da mesma classe (Ex: Adjunto I para Adjunto II) a Promoção Funcional é a alteração de nível para outra classe (Ex: Adjunto IV para Associado I).

Os documentos deverão ser entregues na secretaria do CCNH, juntamente com uma carta de solicitação.

Links para maiores esclarecimentos:

 Página da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD - UFABC;

 ConsUNI nº 160 - para progressão; e 

 ConsUNI nº 149 - para promoção.

Modelos de carta para solicitação de progressão / promoção - disponíveis na Intranet do site do CCNH (necessário entrar com seu login e senha, o mesmo utilizado nos demais sistemas da UFABC) na seção de "Formulários e Instruções”. O texto destes modelos é apenas sugestão e poderá ser modificado conforme o docente entender necessário. Lembramos que a responsabilidade das informações ali contidas é do docente solicitante.

Abertura de processo - A Divisão de Arquivo e Protocolo abrirá processo, por solicitação da direção do CCNH, num prazo mínimo de 24 horas (em média, 48 horas) e a CPPD avaliará o processo para a homologação da sua solicitação de progressão funcional.

A aprovação poderá ser conferida no site da Comissão. Dúvidas podem ser enviadas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

O servidor é avaliado em três períodos durante seu estágio probatório (36 meses). As avaliações ocorrem aos 12, 24 e 30 meses de efetivo exercício.

Ao receber e-mail da Secretaria do CCNH informando a necessidade da entrega dos documentos, deverá providenciar os itens solicitados e entregá-los no prazo especificado no e-mail. Os documentos são encaminhados à Comissão de Avaliação que apresenta parecer ao Conselho do CCNH. No caso de aprovação nas três avaliações os documentos farão parte de um processo que será analisado pela CPPD.

Dúvidas podem ser enviadas para a CPPD, no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Para mais informações sobre Gestão de Pessoas clique aqui.  

O suporte dado pelo CCNH poderá ser oferecido para as seguintes finalidades:

- Assistência no planejamento, organização e divulgação de eventos;

- Interface com outros setores nas solicitações de reserva de salas e espaços; solicitações de serviços da universidade, de mobiliários, equipamentos e materiais, com conferência da montagem da infraestrutura; e solicitação de transportes;

- Análise e devido encaminhamento das solicitações de diárias e passagens destinadas a palestrantes dos eventos, bem como auxílio na prestação de contas;

- Elaboração e emissão de certificados e documentos oficiais do evento como crachás e listas de presença.

O interessado deverá preencher o formulário, disponível na página de eventos do site do CCNH, especificando suas necessidades.

 

O sistema de cópias e impressões no CCNH é feito por meio do crachá do docente. Utilizar tutoriais para cadastramento de crachá e impressoras disponíveis em http://ccnh.ufabc.edu.br/35-intranet/549-tutoriais-para-impressao.

Em caso de substituição do crachá, é necessário entrar em contato com o NTI solicitando o cancelamento do crachá antigo. Depois disso, basta cadastrar o novo crachá com o procedimento padrão. 

A universidade disponibiliza a ferramenta Conferência WEB, que possibilita reuniões online entre dois ou mais participantes, envolvendo áudio, vídeo, apresentação de slides, quadro de notas, chat e/ou compartilhamento de tela.

Interessados em utilizar essa ferramenta devem reservar a sala virtual pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



A pasta "\\ufabc2\profiles\seu.login" pode ser acessada em qualquer computador da universidade que for logado com seus dados. Isso se faz útil, por exemplo, na ausência de pen drives. Para configurar um acesso ainda mais rápido, siga o procedimento: com o botão direito do mouse, acesse a pasta "computador", "mapear unidade de rede", escolha uma letra para a unidade, digite o comando da pasta "\\ufabc2\profiles\seu.login" e conclua. Nos próximos acessos, basta digitar, na barra de endereços do Windows Explorer, a unidade (por exemplo, "Z:") para abrir a pasta. 

* Em "seu.login", substitua pelo seu login, isto é, o seu e-mail institucional antes do arroba.

O Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFABC estabeleceu em julho de 2017 (resoluções CETIC 1 e 2) que seriam atribuídas cotas de impressão conforme o perfil de cada usuário.
Porém, segundo informações da Vice-Reitoria, a implementação efetiva deste sistema de cotas de impressão está temporariamente suspensa no aguardo de novas deliberações do CETIC.

Recomendamos a leitura e adoção das Boas práticas de impressão UFABC.

 

 

 

Os veículos oficiais se destinam ao transporte de membros da comunidade acadêmica e pessoas a serviço da UFABC, nos termos da Portaria UFABC nº. 94/2011.

São exemplos de solicitação de transportes recebidas pela Divisão Administrativa do CCNH aquelas relacionadas a: atividades acadêmicas de graduação, como atividades extrassala com alunos, visitantes, equipamentos enviados para manutenção ou transferidos para a UFABC (consulte também o tópico Movimentação de Bens), realização de pesquisa de campo, dentre outros.

Para realizar pesquisa de campo, é possível cadastrar um docente para dirigir o veículo, mediante a apresentação de uma cópia da habilitação do motorista e consulta dos pontos.

Se o transporte for relacionado à participação em bancas, contate a PROPG.

 

 

Preencha  Formulário  de solicitação de transporte, assine-o (se envolver o transporte de alunos) e encaminhe à Divisão Administrativa por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou fisicamente, com antecedência mínima de:

- Atividades extrassala: 21 dias. Como esse tipo de atividade, muitas vezes, requer a contratação de uma empresa terceirizada, no início de cada ano, a Divisão Administrativa pede que os docentes apresentem seu planejamento, que é então encaminhado à Prefeitura Universitária. As solicitações enviadas após o levantamento sujeitam-se à disponibilidade orçamentária.

- Demais atividades:

                - Na região metropolitana de SP: 2 dias úteis

                - Fora da região metropolitana de SP: 4 dias úteis

 

 

Para solicitações relacionadas à infraestrutura predial tais como, alterações elétrica, hidráulicas, civis, instalação de drywall e novos mobiliários, preencha o Formulário de Solicitação de Infraestrutura e o envie assinado à Divisão Administrativa, para coleta da assinatura da Direção do Centro. As solicitações destinadas aos Laboratórios de Pesquisa devem ser expressamente aprovadas pelo Coordenador do Laboratório.

 

Preencha o Formulário de Solicitação de Infraestrutura e o envie assinado à Divisão Administrativa, para coleta da assinatura da Direção do Centro

 

Solicitações de manutenção e consertos (instalações elétricas, conserto em mobiliários, ar condicionado, exaustão, ventilação, elevadores, etc) podem ser feitas na Central de Serviços da UFABC.

Após realizar login, acessar Prefeitura Universitária > Manutenção e preencher o formulário online. Depois de enviar, certifique-se de anotar o protocolo, que permitirá o acompanhamento do pedido.

 

Para manutenção de computadores ou serviços de fornecimento de suprimentos, softwares, telefonia e equipamentos em geral, fazer login na Central de Serviços da UFABC e clicar na aba “NTI – Núcleo de NTI” para registrar o chamado. Você receberá um e-mail com o protocolo de atendimento, que permitirá o acompanhamento do pedido.

 

Acesse a Central de Serviços da UFABC e clique na aba “NTI – Núcleo de NTI” para registrar o chamado. Você receberá um e-mail com o protocolo de atendimento, que permitirá o acompanhamento do pedido.

 

O sistema de cópias e impressões na UFABC é feito por meio do crachá do servidor. Os Tutoriais para Impressão, com orientações para cadastramento de crachá e impressoras estão disponíveis no site do NTI.

 

Em caso de emergências relacionadas às instalações elétricas, hidrossanitárias, vazamento de gás e elevadores, contate a:

- Divisão de Manutenção (horário comercial), nos telefones 3356-7165/7166/7167/7168 (Campus Santo André) ou 2320-6052 (Campus São Bernardo do Campo)

- Central de Segurança (qualquer horário), nos telefones 4996-7998 (Campus Santo André) e 2320-6003 (Campus São Bernardo do Campo).

 

  

Para materiais como giz, apagador, caneta para quadro branco, microfone, folhas de prova e materiais de expediente, consulte o tópico Apoio de Secretaria.

Para itens utilizados em laboratório, as Coordenações de Laboratórios Didáticos, em conjunto com os Centros, administram listas de materiais que podem ser utilizados (se houver estoque) ou recebidos em torno de 80 dias.

Além disso, a Divisão Administrativa divulga, no começo de cada ano, os prazos e o formulário para solicitação de materiais que não constam nas referidas listas. Os prazos variam de acordo com o calendário da UFABC, mas geralmente acontecem entre fevereiro e abril.

Essas solicitações são avaliadas pela PROGRAD e organizadas em processos de compra, com expectativa de recebimento entre setembro e novembro do mesmo ano. 

 

Nesse caso, procure o Coordenador do respectivo Programa.

 

 

Quando realizamos uma aquisição de materiais ou contratação de serviços, é emitida uma Nota de Empenho para cada fornecedor. Esse documento estabelece um compromisso entre o fornecedor (entregar/executar) e o órgão emissor (conferir e pagar).

O prazo de entrega ou execução é descrito no Edital que deu origem à compra ou contratação, e passa ser contabilizado quando o fornecedor recebe a Nota de Empenho.

Os materiais de consumo serão recebidos pelos responsáveis pelos Laboratórios Didáticos, com nosso acompanhamento. Os materiais permanentes serão recebidos pelo docente nomeado Fiscal do Contrato.

Os materiais são liberados para uso, após a devida conferência e ateste em Nota Fiscal. Essas informações serão enviadas pela Divisão Administrativa do CCNH.

Conforme estabelece a Lei nº 8666/1993, o Fiscal de Contrato é o representante que acompanhará e fiscalizará a entrega de material comprado ou a execução de serviço contratado, garantindo que o fornecedor cumpra seus deveres.

A Divisão Administrativa auxilia o Fiscal em suas atribuições legais: controla o prazo de entrega ou de execução dos serviços contratados, acompanha o recebimento de materiais e adota as providências necessárias à perfeita execução contratual.

 

Se o bem for patrimoniado, ou seja, caso haja uma etiqueta patrimonial aderida a ele, preencha o Formulário de Movimentação e o encaminhe para a O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , que providenciará o Termo de Movimentação e o enviará para que você o assine.

Caso se trate de um bem de pesquisa ainda não patrimoniado, preencha o Relatório de Bens de Pesquisa, assine e o entregue na Divisão Administrativa para coletar a assinatura da Direção do Centro.

Se houver necessidade de transporte, consulte o tópico Utilização De Veículos Oficiais (hiperlink para a mesma página); caso precise de ajudantes, solicite à O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Caso deseje adentrar nas dependências da UFABC com algum bem de sua posse, preencha o  Relatório de Bens Particulares, anexe qualquer documento comprobatório que reforce sua propriedade e o entregue na Divisão Administrativa para coletar a assinatura da Direção do Centro.

Recomenda-se identificar os bens particulares com etiquetas de fácil visualização para evitar que sejam confundidos com bens próprios da Universidade.

 

Sim. Para os PROJETOS REGULARES da FAPESP, o CCNH poderá auxiliá-lo no gerenciamento financeiro (solicitação de recursos, controle financeiro, organização documental) até a prestação de contas, incluindo o lançamento no Agilis.

Para os PROJETOS DO CNPQ, podemos auxiliar na prestação de contas.

 

Previamente ao embarque, comunique a Divisão de Importação da UFABC (tel. 3356-7548/3356-7547), que te instruirá sobre os procedimentos a serem adotados.

 

Entre em contato com o Sr. Fábio Scholl, responsável Técnico da UFABC, por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou pelo telefone 4996-7051.

No caso da FAPESP, o número da licença deve constar na Nota Fiscal, que deve ser encaminhada juntamente com Carta de Reembolso.

 

É importante que a Prefeitura Universitária (PU) seja consultada antes da compra de equipamentos, a fim de que as questões infraestruturais necessárias à instalação sejam averiguadas, inclusive para equipamentos de pequeno porte que apresentem demanda energética.

Para isso, preencha o formulário para avaliação de infraestrutura e o envie para a O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Atenção! A falta de envio do documento pode implicar em dificuldades de instalação ou sobrecarga elétrica, trazendo consequências para outros equipamentos e laboratórios, prejudicando o trabalho de outros docentes.

Para a compra de equipamento de grande porte, recomendamos também que o pesquisador avalie a necessidade de transporte especial (empilhadeira, caminhão munck, etc) e o preveja em seu projeto.

No caso de compra de bens móveis (p. ex.: notebook), sugerimos a contratação de seguro com a reserva técnica do projeto.

 

 

É a Direção do Centro. Para coletar as assinaturas, encaminhe os documentos à Divisão Acadêmica do CCNH.

 

Para os dados da donatária informe:

Nome: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Endereço: Av. dos Estados, 5001 – Santa Terezinha – Santo André/SP

CEP: 09210-580

CNPJ 07.722.779/0001-06

 

O representante legal é o Diretor do Centro. Solicite os dados à Divisão Administrativa ou Acadêmica.

 

 As Notas Fiscais sempre devem contem o número do projeto e devem ser emitidas conforme as seguintes instruções:

- Para a compra de materiais (consumo ou permanente, exceto controlados):

- Faturar para a FAPESP:

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CNPJ nº 43.828.151/000226

Endereço: Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa

CEP: 05468901 - São Paulo – SP

 

- Deverá constar do corpo da Nota Fiscal/DANFE, como local de entrega do bem, o endereço da instituição onde se desenvolve o projeto.

- Quando o bem for adquirido no Estado de São Paulo, o fornecedor deverá aplicar aplicar a isenção do ICMS, com base no Decreto 48.034/2003;

 

- Para produtos controlados, faturar para a UFABC:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

CNPJ 07.722.779/0001-06

Av. dos Estados, 5001 – Santa Terezinha

CEP: 09210-580 – Santo André-SP

 

- Para contratação de serviços, transporte e diárias, os documentos fiscais devem ser emitidos em nome do OUTORGADO.

 

Atenção! Recomendamos que sempre sejam consultados os manuais e formulários vigentes no site da FAPESP.

 

 

 

 

Encaminhe o convite recebido à O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para verificarmos legal, de acordo com a Resolução ConsUni nº. 135/2014.

 

 

Os professores podem convidar sim pessoas para participar das aulas como palestrantes, a fim de complementar os pontos abordados. É como uma saída de campo, mas o "campo" vem até a universidade neste caso. A orientação, inclusive, é para que esta informação conste no plano de ensino da oferta.

Mas esta colaboração/palestra se difere dos convidados ministrarem aulas. Somente o docente pode ministrar a aula, pois não pode ser atribuída atividade de servidor a terceiro. Assim, o professor ou um professor indicado como substituto deve acompanhar/ministrar a aula, sendo que parte da aula é a palestra/apresentação/discussão, feita pelo convidado.

 

 

É possível solicitar transportes para convidados que colaboram com alguma atividade na UFABC, como o caso de um palestrante, por exemplo. Basta apresentar   Formulário  à Divisão Administrativa do CCNH, conforme pergunta "O que devo fazer para solicitar transporte através de veículo oficial?"

Além disto, se o convidado ou colaborador eventual for de fora da região metropolitana de SP é possível solicitar diárias e passagens, assim como no nosso fluxo para eventos, com o prazo de 30 dias de antecedência, por meio da entrega do formulário de solicitação de diárias e passagens conforme http://ccnh.ufabc.edu.br/10-missao-do-ccnh/463-apoio-eventos 

Por fim, caso dê tudo certo, recomendamos enviar e-mail à "O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. " autorizando a entrada da pessoa no dia e horário (inclusive é possível autorizar a entrada do veículo dela, se for o caso).

É possível emitir um certificado de participação, conforme nosso Modelo de certificado palestrante (papel timbrado) disponível em http://ccnh.ufabc.edu.br/intranet/formularios-e-instrucoes#2-2-modelos-de-cartas-e-solicita%C3%A7%C3%A3o-de-progress%C3%A3o-promo%C3%A7%C3%A3o-funcional

 

 

Mediante atestado médico as faltas são justificadas.

Além disso, é preciso considerar as seguintes normativas:

- Mecanismos de avaliação substitutivos http://www.ufabc.edu.br/images/stories/comunicare/boletimdeservico/boletim_servico_ufabc_741.pdf#page=9

- Exercícios domiciliares que substituem a presença no caso de doenças graves: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del1044.htm

- Exercícios domiciliares no caso de gestantes: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/L6202.htm

- Abono de falta no caso de serviço militar obrigatório: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0715.htm

 

Utilize o portal do professor na página da PROGRAD: http://portal.ufabc.edu.br:8080/professor/index.html 

Havendo dificuldades, contate a DSSI-PROGRAD pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Em caso de problemas na infraestrutura da sala, por gentileza, contatar:

NTI

Problemas com os computadores , projetores (atendimento via Whatsapp, das 08h00 às 21h30).

Campus Santo André: (11) 98908-8741

Campus São Bernardo do Campo: (11) 98908-1330

Prefeitura Universitária

Problemas de elétrica, ar condicionado e sonorização (atendimento via Whatsapp, das 08:h00 às 22h00).

Campus Santo André: (11) 98908-9716

Campus São Bernardo do Campo: (11) 98839-6126

Envie uma comunicação interna (CI) ou e-mail à Comissão de Alocação em Laboratórios de Grupo de Pesquisa - CALGP (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), listando:

- nome do docente, ou grupo de docentes, solicitantes
- suas áreas de pesquisa,
- programas de pós-graduação no qual cada docente esteja credenciado e data de credenciamento, bem como seu status (orientador permanente ou colaborador), e
- projetos de pesquisa onde o(s) solicitante(s) tenham financiamento em vigor.

Sua solicitação será apreciada na reunião seguinte da CALGP. 

 

Segundo a resolução ConsEPE nº119, durante o quadrimestre, o professor tem a obrigação da guarda dos instrumentos de avaliação. Após o lançamento de conceitos e esgotado o prazo de solicitação de revisão de conceito, o professor deve devolver os instrumentos de avaliação ao aluno. Caso o aluno não retire estes documentos, devem ser eliminados após transcorrido 01 (um) ano da data em que as notas foram registradas no sistema eletrônico.  

Para mais informações, consulte as observações da Comissão Permanente de Análise de Documentos disponíveis na CI nº 002/2017/CPAD.

Para um período curto, o professor pode solicitar um crachá na segurança para facilitar o acesso do aluno nas dependências da Universidade;

Para alunos que forem cursar algumas disciplinas, ou tiver alguma relação com a pós-graduação da UFABC, deve entrar em contato com a PROPG sobre mobilidade acadêmica. Para mais informações, acesse: PROPG - Mobilidade Acadêmica

Para alunos que irão atuar como pesquisadores, o mais indicado é fazer o cadastro de PC/PDC. Para mais informações sobre pesquisadores, acesse: PROPES

Qualquer pessoa, mesmo fora da UFABC, pode consultar o andamento de um processo registrado no SIG através do site: https://sig.ufabc.edu.br/public/jsp/portal.jsf