A aluna de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química e técnica de laboratório da UFABC, Fernanda Rodrigues Bertuchi, venceu a edição 2012 do Prêmio do Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV).

Fernanda será premiada pelo trabalho "A influência antioxidante da proteína prion celular em células de astrócitos", orientado pela Prof.ª Dr.ª Giselle Cerchiaro, na modalidade Química de Nível Superior.

A entrega do prêmio será realizada no dia 15 de junho, na sede do CRQ-IV, em São Paulo, durante a cerimônia de comemoração pelo Dia do Profissional da Química. Nos próximos dias, os ganhadores receberão um ofício da direção do Conselho oficializando o resultado.

O aluno ou grupo premiado em cada modalidade recebe R$ 10 mil e o orientador R$ 4,6 mil, com os devidos impostos descontados. Além destes valores, os vencedores também ganham certificados. A premiação é dividida em quatro modalidades: Engenharia da Área Química, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Química de Nível Médio.

Criado na década de 1970 e reinstituído em 1998, o Prêmio CRQ-IV tem como objetivo incentivar a pesquisa entre estudantes matriculados em cursos de nível médio, técnico ou superior da área química oferecidos no estado de São Paulo.

Para conferir os nomes de todos os vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV, acesse o site do Conselho: www.crq4.org.br.