O Projeto de Avaliação da efetividade do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e das Estações Ecológicas Tupinambás e Tupiniquins, vinculado ao Programa Costa Atlântica e promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, é gerenciado pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp e conta com parceira com o Instituto Chico Mendes (ICMBIO/MMA). Tal projeto avalia a importância das áreas de proteção marinha para preservação da biodiversidade; sua equipe conta com pesquisadores de diferentes áreas vindos tanto da nossa universidade (UFABC) quanto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e docentes do Departamento de Ciências do Mar da Unifesp e do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A equipe do projeto acaba de retornar de uma expedição na qual foram fixados pinos de inox nas rochas, por meio de mergulho SCUBA e uma logística bem complexa envolvendo um navio pesquisa e um bote, para monitoramento ecológico de longo prazo no Arquipélago de Alcatrazes (ESEC Tupinambás).

Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui