Estágio

Estágio Curricular Obrigatório

O estágio curricular obrigatório da licenciatura em Filosofia foi regulamentado pela Resolução CONSEPE nº 160


Informações sobre o estágio podem ser encontradas no manual dos estágios supervisionados das licenciaturas. 


Documentos referentes ao estágio 

Carta de apresentação 

Ficha de registro de estágio 

Ficha de registro de atividades complementares ao estágio 

Ficha de registro de estágio para redução de carga horária para professores em exercício 

 

Capas obrigatórias para relatórios de estágio da licenciatura em Filosofia:  

  • Estágio Supervisionado em Filosofia I - Nível Médio:  
  • Estágio Supervisionado em Filosofia II - Nível Médio:  
  • Estágio Supervisionado em Filosofia III - Nível Médio:  
  • Estágio Supervisionado em Filosofia IV - Nível Médio:  
  • Estágio Supervisionado em Filosofia V - Nível Médio:  

  

Antes de efetuar a solicitação de matrícula, atente-se às exigências da Resolução Consepe 160 (Art. 4°), 
e leia os procedimentos estabelecidos na Portaria CCNH 17/2016

Faça a matrícula por meio do formulário 

A Divisão Acadêmica do CCNH será responsável pela gestão das informações obtidas.

Informações sobre deferimento ou indeferimento das solicitações serão publicadas no site do CCNH, tanto no mural inicial, quanto na página do aluno.


Caso o aluno deseje efetuar o cancelamento ou trancamento da matrícula do estágio, deve escrever paraO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

O período de matrícula no estágio é o mesmo das outras disciplinas, conforme calendário acadêmico da PROGRAD.

 
Serão aceitas solicitações enviadas até às 23h59min do último dia do segundo ajuste de matrículas (segundo calendário acadêmico da UFABC). Em caso de envio de mais de uma solicitação pelo mesmo aluno, será considerada apenas a última enviada.

ATENÇÃO: a matrícula do estágio supervisionado das licenciaturas, por ter caráter disciplinar e por suas reuniões serem obrigatórias, não pode ser realizada de modo que coincida com outra disciplina da graduação. 

Alertamos que as disciplinas de estágio obrigatório das licenciaturas, entre as horas a serem cumpridas, preveem atividades de observação e/ou regência de aulas. 
Por este motivo, sugerimos a matrícula em apenas uma das disciplinas por quadrimestre, visando não impossibilitar o cumprimento das horas exigidas para o estágio.
 

 

 

Estágio Não Obrigatório

 


 

Atividades Complementares

Para integralização das 200 horas das atividades complementares do curso são consideradas as 120 horas cumpridas no BC&T. Para validação das 80 horas restantes o aluno deve preencher o formulário disponível no site, apresentar os comprovantes originais e cópia na Central de Atendimento da Prograd  (Santo André - Bloco A - Torre 1 - Térreo) ou (São Bernardo do Campo - Alpha 1 - Térreo).

Formulário Atividades Complementares em formato DOC
Formulário Atividades Complementares em formato PDF

 


 

Trabalhos de conclusão de curso (TCC)

Para materializar, no cotidiano do curso, os princípios assumidos neste Projeto Pedagógico, será privilegiada uma metodologia investigativa, isto é, que toma a pesquisa como instrumento de ensino. Como temos, dentre os objetivos na formação do profissional, a preparação para o prosseguimento de estudos no nível de pós-graduação, o exercício da pesquisa deve ser presente em todo o processo formativo. 

Desta maneira, é necessário organizar as atividades docentes voltadas para esta prática. O aluno não deve ter experiência de pesquisa apenas quando participa de um projeto formal de iniciação científica, ou quando, nos dois últimos períodos, dedica-se a produzir seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em consonância com as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Filosofia, em todas as disciplinas, a atividade docente deve ser voltada para o contato com os temas clássicos ou inovadores da filosofia, culminando com a produção de textos pelos próprios alunos. Se a atividade está desde o seu surgimento, ligada à prática da escrita em filosofia, o estudante deverá, ao mesmo tempo, aprimorar o exercício da leitura e da escrita de textos filosóficos. 
Tomando-se como fundamento tal relação dialética entre a metodologia do ensino e aprendizagem, a redação do TCC não deverá apresentar dificuldades insuperáveis e sua produção poderá ser tomada, de fato, como a avaliação do desenvolvimento do aluno ao longo de todo o curso. 
Enfim, por meio do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso o aluno tem mais uma forma, obrigatória, de integrar a atividade de pesquisa em sua formação de bacharel. 

Concepção do Trabalho de Conclusão de Curso

Espera-se que o graduando tenha condições de exercitar a prática da pesquisa filosófica em sua vida profissional, no prosseguimento dos estudos em nível de pós-graduação, ou mesmo em outras situações com as quais venha a se defrontar. O TCC deverá, ao mesmo tempo, favorecer ao discente a construção desta competência e fornecer elementos para a avaliação de tal desenvolvimento. 
O TCC será desenvolvido sob forma de um artigo acadêmico, cuja redação deverá ser precedida da elaboração de um projeto no qual os alunos escolhem um tema-problema filosófico. Este projeto tem como finalidade dar uma direção teórica clara ao desenvolvimento do artigo. 
Considerando que o artigo é um trabalho de tipo acadêmico, se exige que ele tenha algumas características técnicas e de conteúdo, que contemplem essa sua finalidade. Algumas destas características, mínimas, são as seguintes: a) Articular-se em torno de um problema filosófico tratado durante o curso; ou articular-se em torno de um autor da história da filosofia, recortando um determinado problema em sua obra como objeto privilegiado de estudo; b) Estar articulada a elementos de reflexão própria que demonstrem que o aluno desenvolveu ao longo do curso suas capacidades analíticas, críticas, relacionais, criativas etc. 
O TCC será construído individualmente, contando cada aluno com a orientação de docente credenciado no Curso de Bacharelado em Filosofia da UFABC. Cada docente não terá sob sua orientação mais que oito alunos de graduação. Este número deverá ser reduzido no caso dos docentes que respondam também pela orientação de alunos de pós-graduação. Exceções a esta regra devem ser autorizadas pela coordenação do curso. 
Os TCCs deverão ser apresentados ao público acadêmico e geral, preferencialmente sob forma de exposição oral e publicação de acesso livre. Este e outros aspectos relativos ao processo de construção do TCC, sua normatização e publicização serão regulamentados por meio de documento específico a ser emanado pela Coordenação do Curso, o qual seguirá os fundamentos gerais contidos neste Projeto Pedagógico. 

  

Regulamento do TCC

 

 

Formulário do TCC em DOC