Caso o aluno da Licenciatura em Química deseje obter registro no Conselho Federal de Química (CFQ), deverá cursar além das disciplinas obrigatórias do BC&T (Conjunto I), das disciplinas didático-pedagógicas (práticas como componentes curriculares) (Conjunto II) e das disciplinas de conteúdo específico em Química (Conjunto III), uma complementação em disciplinas de conteúdo específico em Química, conforme os requisitos estabelecidos pelo CFQ. Esta complementação terá como base parte do elenco de disciplinas de opção limitada.

As disciplinas que deverão ser cursadas para a obtenção do registro estão relacionadas nas tabelas abaixo. Para avaliação dos requisitos estabelecidos pelo CFQ, as disciplinas foram divididas em Matérias Básicas (matemática, física e mineralogia), Matérias Químicas Profissionais (Geral e Inorgânica, Analítica, Físico-Química, Orgânica e Bioquímica) e Matérias Adicionais, nos termos da Resolução Ordinária CFQ no 1.511, 12 dez. 1975.

Conjunto de disciplinas a serem cursadas para obter o registro no Conselho Federal de Química (CFQ)

 

Conjunto I – Conteúdo técnico-científico: disciplinas obrigatórias do núcleo do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T)

Conjunto II – Conteúdo técnico-científico: disciplinas de conteúdo químico em complementação ao BC&T

Conjunto III – Disciplinas didático-pedagógicas

Conjunto IV – Disciplinas de opção limitada