Para integralização das 200 horas das atividades complementares do curso são consideradas as 120 horas cumpridas no BC&T. Para validação das 80 horas restantes o aluno deve preencher o formulário disponível no site, apresentar os comprovantes originais e cópia na Secretaria do CCNH, bloco A, torre 3, 6º andar. 

Formulário para apresentar as atividades complementares 

Investir na formação do professor também demanda inseri-lo no universo dos processos e produtos da pesquisa. A imersão dos futuros educadores em ambientes de produção científica do conhecimento, cuja responsabilidade fica a cargo dos formadores contribui para a formação do docente reflexivo em sua prática, o que aumenta sua capacidade de inovação. 

Investigações como essas indicam que a área de pesquisa em ensino de ciências vem se consolidando no Brasil e cabe à UFABC também participar deste universo, uma vez que irá atuar como instituição formadora. Para tanto, serão oferecidos projetos de iniciação científica nessa área de conhecimento para que o aluno do curso de Licenciatura em Química possa participar e olhar seus espaços de educação como também espaços de produção de conhecimento. 
Dentro deste contexto, cabe esclarecer que a UFABC possui três programas de iniciação à pesquisa científica: o “Pesquisando Desde o Primeiro Dia – PDPD”, que destinado a alunos do primeiro ano da Universidade, o “Programa de Iniciação Científica – PIC”, que concede aproximadamente 300 bolsas financiados pela própria UFABC, e o “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC”, que concede aproximadamente 30 bolsas financiadas pelo CNPq. 

Ainda, a UFABC disponibiliza uma bolsa auxílio para participação dos alunos em congressos e simpósios, tendo por finalidade suprir despesas referentes à taxa de inscrição e custos de viagem. 

Não obstante ao grande volume de pesquisas na área de ensino de ciências e matemática, um grande desafio é fazer chegar, na escola, seus resultados. Dessa forma, torna-se importante a participação de professores em serviço nos cursos e grupos de estudos e pesquisas da universidade. 

No que se refere às atividades de extensão, o projeto pedagógico da UFABC também privilegia a difusão do conhecimento para o público em geral e a promoção da educação continuada como contribuições importantes para a sociedade. Dessa forma, serão oferecidos cursos de formação continuada de professores em diversas áreas de conhecimento, sob responsabilidade dos docentes dos cursos de licenciatura, visando proporcionar espaços de aprimoramento dos professores da educação básica e dos egressos dos cursos de licenciatura da instituição. 

No que se refere ao cumprimento das 200 horas de Atividades acadêmico-científico-culturais, previstas na resolução CP/CNE nº 2/2002, poderão estar distribuídas entre as atividades sugeridas, que deverão ser comprovadas mediante relatório próprio. Outras atividades também poderão ser consideradas, de acordo com avaliação do coordenador do curso. A priori, as atividades deverão ser realizadas fora do horário de aula.

 

Quadro de sugestão de atividades extracurriculares e as respectivas cargas horárias:

Atividade Carga Horária
Participação em mini-cursos, oficinas, cursos de extensão, palestras, congressos, semanas pedagógicas e/ou culturais, na UFABC ou em outras universidades. Carga horária presente no certificado
Monitoria nas disciplinas da UFABC 50 horas no máximo
Visitas a exposições, museus, espaços culturais diversos. 2 horas por espaço visitado
Assistir a filmes do cine-club UFABC e participar dos debates 2 horas por filme, limitadas a 10 horas
Assistir ou participar de peças de teatro 2 horas por peça, limitadas a 10 horas
Participação em grupos de estudo ou pesquisa 30 horas no máximo
Participação como voluntário em projetos educacionais e/ou comunitários 3 horas por participação
Participação em visitas técnicas e estudos do meio À critério do professor que acompanha
Participação em projetos de iniciação científica relacionados a área de formação 100 horas no máximo