SILVA, J.N.; GHILARDI-LOPES, N.P., 2014. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes de escolas da região metropolitana de São Paulo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 02, p. 115-136.

Resumo: O estudo de botânica no Ensino Fundamental deve permitir aos alunos perceber as plantas como seres vivos diversos, constituídos de diferentes partes. O presente estudo teve por objetivos: 1) diagnosticar o entendimento de estudantes sobre plantas como seres vivos diversificados antes e depois dos conteúdos de diversidade vegetal; 2) analisar as opiniões de professores em relação ao ensino de botânica. Questionários foram administrados para 181 alunos (97 durante estudo piloto e 84 no estudo definitivo), antes e depois das atividades de botânica na escola, nos quais eram pedidos 12 exemplos de seres vivos e 2 exemplos e desenhos de plantas. A citação de plantas aumentou no pós-teste (de 2,7% para 12,2%). Apesar dos desenhos de angiospermas terem dominado nos testes, houve aumento no número de desenhos representando samambaias e o
surgimento de desenhos de “briófitas”. A herborização pode não ser uma atividade prática apropriada, pois houve aumento de desenhos representando apenas partes de plantas no pós-teste. Os quatro professores que responderam ao questionário sentem-se inseguros ao ministrar conteúdos de botânica e acabam priorizando outros assuntos da biologia. Dada a importância das plantas em nosso dia-a-dia, fica evidente que o ensino de botânica deve ser mais valorizado nas escolas e que os quatro professores se sentem menos motivados a ministrar aulas de botânica do que de outros conteúdos e podem necessitar de cursos de capacitação que os ajudem a ministrar estes conteúdos mais seguramente.

Palavras-chave: ensino de botânica, biodiversidade vegetal, atividades práticas

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