Elucidating the crystal structure of the antimalarial drug (+-)-mefloquine hydrochloride: a tetragonal hydrated species. PRADO, V. M. ; SEICEIRA, R. C. ; PITALUGA JUNIOR, A. ; Andrade-Filho, T. ; ALVES, W. A. ; Rocha, A. R. ; Ferreira, Fabio Furlan . Journal of Applied Crystallography, v. 47, p. 1380-1386, 2014. 

Abstract: Albeit widely studied, the structure of the antimalarial drug (±)-mefloquine hydrochloride is still a controversial issue. A combination of X-ray powder diffraction, theoretical calculations and Fourier transform-infrared spectroscopy is used to unambiguously determine the crystal structure of the molecule in its active pharmaceutical ingredient. It is demonstrated that water is incorporated into the structure, leading to a hydrated form and, most importantly, to significant differences in both structure and bonding. Such changes can lead to significant differences in biological activity.

 

DOI: 10.1107/S160057671401303X

Elucidating the crystal structure of the antimalarial drug (±)-mefloquine hydrochloride: a tetragonal hydrated species

V. Mendes do Prado, R. Cardoso Seiceira, A. Pitaluga Jr, T. Andrade-Filho, W. Andrade Alves, A. Reily Rocha and F. Furlan Ferreira

Abstract: Albeit widely studied, the structure of the antimalarial drug (±)-mefloquine hydrochloride is still a controversial issue. A combination of X-ray powder diffraction, theoretical calculations and Fourier transform-infrared spectroscopy is used to unambiguously determine the crystal structure of the molecule in its active pharmaceutical ingredient. It is demonstrated that water is incorporated into the structure, leading to a hydrated form and, most importantly, to significant differences in both structure and bonding. Such changes can lead to significant differences in biological activity.

Keywords: hydrated (±)-mefloquine hydrochloride; crystal structure determination; X-ray powder diffraction; Fourier transform-infrared spectroscopy

 

Link para íntegra do artigo: http://onlinelibrary.wiley.com/iucr/10.1107/S160057671401303X

 

"Concepções inadequadas de ciência e fazer científico: análise de um exemplo na literatura". Revista PROMETEICA, Ano IV, nº 9.

Resumo
Neste texto, analiso trechos de um livro de divulgação científica publicado no Brasil em 2007. Estes trechos são discutidos como exemplos de uma concepção inadequada de ciência e de fazer científico, tomando como referência Gil-Pérez e colaboradores (2001). Esta análise pode ser útil para balizar futuras atividades sobre natureza da ciência no ensino, especialmente na formação inicial de professores.

Palavras-chave: natureza da ciência, método científico, divulgação científica.

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SILVA, J.N.; GHILARDI-LOPES, N.P., 2014. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes de escolas da região metropolitana de São Paulo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 02, p. 115-136.

Resumo: O estudo de botânica no Ensino Fundamental deve permitir aos alunos perceber as plantas como seres vivos diversos, constituídos de diferentes partes. O presente estudo teve por objetivos: 1) diagnosticar o entendimento de estudantes sobre plantas como seres vivos diversificados antes e depois dos conteúdos de diversidade vegetal; 2) analisar as opiniões de professores em relação ao ensino de botânica. Questionários foram administrados para 181 alunos (97 durante estudo piloto e 84 no estudo definitivo), antes e depois das atividades de botânica na escola, nos quais eram pedidos 12 exemplos de seres vivos e 2 exemplos e desenhos de plantas. A citação de plantas aumentou no pós-teste (de 2,7% para 12,2%). Apesar dos desenhos de angiospermas terem dominado nos testes, houve aumento no número de desenhos representando samambaias e o
surgimento de desenhos de “briófitas”. A herborização pode não ser uma atividade prática apropriada, pois houve aumento de desenhos representando apenas partes de plantas no pós-teste. Os quatro professores que responderam ao questionário sentem-se inseguros ao ministrar conteúdos de botânica e acabam priorizando outros assuntos da biologia. Dada a importância das plantas em nosso dia-a-dia, fica evidente que o ensino de botânica deve ser mais valorizado nas escolas e que os quatro professores se sentem menos motivados a ministrar aulas de botânica do que de outros conteúdos e podem necessitar de cursos de capacitação que os ajudem a ministrar estes conteúdos mais seguramente.

Palavras-chave: ensino de botânica, biodiversidade vegetal, atividades práticas

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