O curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do ABC visa formar profissionais da educação comprometidos com um ensino de Física atual e de qualidade. Por um lado, o processo de formação precedido pela LCNE (Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) fornece aos licenciandos os primeiros subsídios teóricos, conceituais e práticos sobre os conceitos que permeiam Física. Por outro, a vivência e aprendizagem nas disciplinas específicas do curso constrói o elo entre o saber específico e o pedagógico, fomentando ações transformadoras no ensino de Física.

 

O egresso do curso de Licenciatura em Física da UFABC estará apto a se inserir profissionalmente como docente na educação básica, ministrando aulas de Física e de Ciências, tanto na rede de ensino pública quanto privada. Da mesma forma, a formação interdisciplinar e sólida do egresso permitirá o prosseguimento de seus estudos na pós-graduação, especialmente em mestrados e doutorados em Educação ou Ensino.

Confira o novo Projeto Pedagógico do curso!  

 

Coordenadora: Maria Candida Varone de Morais

Vice-Coordenador: Maria Beatriz Fagundes

 

Carga Horária:           3216 horas

Coordenadores

 

Coordenador Vice-coordenador
Maria Candida Varone de Morais Maria Beatriz Fagundes

 

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025. 

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Representantes docentes

Representante titular Representante suplente
Lúcio Campos Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Celio Adrega de Moura Junior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Graciella Watanabe O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Breno Moura Arsioli O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Inês Ribas Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Marcelo Oliveira da Costa Pires O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025. 

Representantes técnicos administrativos

Representante titular Representante suplente
Vago Vago

Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023. 

Representantes discentes

Representante Titular Representante Suplente
Adriano Veloso da Silva Jonathas Afonso dos Santos da Silva

 Mandato: 01 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024. 

 

Reuniões da Coordenação LicFis 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

O curso de Licenciatura em Física possui disciplinas específicas relacionadas à formação do professor de Física. Essas disciplinas são oferecidas por docentes especializados na área de Ensino de Física e contribuem para uma formação integral, adequada e atual do futuro professor.

Abaixo, você pode conferir os nomes, ementas e número de créditos dessas disciplinas. As informações completas estão no Projeto Pedagógico do curso.

As informações sobre outras disciplinas podem ser conferidas no Catálogo de Disciplinas da Graduação - Edição 2015-6.

Ementa: Análise de livros didáticos para o ensino de Física. Resolução de problemas em Física. Concepções espontâneas. O papel da Matemática na construção e no ensino da Física. Laboratório didático e atividades experimentais no ensino de Física. Avaliação da aprendizagem em aulas de Física, em vestibulares e em exames oficiais. Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.

Créditos: 4

Ementa: Estratégias e organização de propostas de Ensino de Física sob diferentes perspectivas, a exemplo de: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Situação de Estudo; Abordagem Temática; Unidades de aprendizagem; Teaching Learning Sequences (TLS); História e Filosofia das Ciências em contextos de sala de aula; Propostas curriculares estaduais (Alagoas, Goiás, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e Pacto Ensino Médio. Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.

Créditos: 4

Ementa: Perspectivas contemporâneas para o ensino de Física –abordagens sociais/culturais (literatura, teatro,museus etc). Divulgação científica. Linguagens e leituras de diferentes gêneros textuais em aulas de física.

Créditos: 4

Ementa: Radiação de corpo negro. Dualidade onda-partícula. Experimento de fenda dupla (partículas e fótons). Equação de Schrödinger (mecânica quântica ondulatória). Introdução ao formalismo matemático (espaço de Hilbert e notação de Dirac). Representação de Schrödinger e Heisenberg. Postulados da mecânica quântica. Interpretações da mecânica quântica. Interferômetro de Mach-Zehnder (regime clássico e quântico). Questões atuais no ensino de mecânica quântica.

Créditos: 4

Ementa: Campo e potencial eletrostáticos; lei de Gauss; capacitância; dielétricos; corrente elétrica; campo magnético; lei de Ampère; lei da indução; circuitos; equações de Maxwell; ondas eletromagnéticas; ondas em regiões de contorno

Créditos: 6

Ementa: Princípios da mecânica, gravitação, forças centrais, movimento em referenciais não inerciais, coordenadas generalizadas e vínculos, princípios variacionais, equações de Euler-Lagrange e de Hamilton, relatividade restrita.

Créditos: 4

Ementa: Primeira lei da termodinâmica; gases ideais; temperatura empírica e temperatura termodinâmica; entropia; segunda lei da Termodinâmica; coeficientes termodinâmicos; diferenciais exatas e equações de estado; gases não ideais;postulados da Termodinâmica do equilíbrio e representações; relações de Euler e Gibbs-Duhem; potenciais termodinâmicos; relações de Maxwell; Princípio de Nernst-Planck; Descrição estatística de um sistema de partículas; Métodos básicos, aplicações e resultados da mecânica estatística; Estatísticas quânticas.

Créditos: 4

 

 

Alocação 2020.1

 


A partir do 2° Quadrimestre de 2017, o curso de Licenciatura em Física adotará integralmente o Projeto Pedagógico de 2015. Isso implicará na alteração na ordem do oferecimento de algumas disciplinas. Confira no link abaixo como será a oferta de disciplinas para 2017.

Planejamento 2017

 

 

As informações sobre a matrícula nos estágios, TCC e atividades complementares podem ser conferidas nesse link!

 

 

International Masterclass – Hands on in Particle Physics 

Trata-se de um evento de divulgação científica de abrangência internacional, promovido por um importante centro de pesquisa. A participação da UFABC e de instituições de ensino da região do ABC se constitui em uma oportunidade interessante para a promoção de interações entre a universidade e a sociedade, visando incentivar o ensino e a aprendizagem de ciências, a aproximação dos estudantes das práticas científicas e subsidiar o trabalho docente em um processo de formação continuada.

Mais informações em: http://eventos.ufabc.edu.br/masterclass 

Página do Masterclass no Facebook: http://www.facebook.com/masterclassufabc

 

Nome E-mail
Alex Gomes Dias O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
André Gustavo Scagliusi Landulfo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Breno Arsioli Moura O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Célio Adrega de Moura Júnior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Claudia Regina Vieira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Felipe Chen Abrego O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Giselle Watanabe O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Graciella Watanabe O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Kenichi Mizukoshi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Kate Mamhy Oliveira Kumada O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Lúcio Campos Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcela Ribeiro da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Marcelo Augusto Leigui de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Oliveira da Costa Pires O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcelo Zanotello O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marco Antonio Bueno Filho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marcos Roberto da Silva Tavares O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Beatriz Fagundes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Candida Varone de Morais Capecchi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Inês Ribas Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nelson Studart Filho O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paula Fernanda Ferreira de Sousa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pedro Galli Mercadante O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pieter Willem Westera O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pietro Chimenti O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Regina Keiko Murakami O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roberto Menezes Serra O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ronei Miotto O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roosevelt Droppa Junior O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vivilí Maria Silva Gomes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes técnicos administrativos

 

VAGO  
VAGO  
VAGO  
VAGO  

Mandato:  

 Representantes discentes

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Adriano Veloso da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Jonathas Afonso dos Santos da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Yasmin Azevedo Rios Peralta O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. João Paulo Carrenho dos Santos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Mandato: 16 de maio de 2022 a 15 de maio de 2023

 

 

Reuniões da Plenária LicFis 2024

 Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

Presidente: Maria Candida Varone de Morais Capecchi - Mandato: 01/03/2024 a 28/02/2026 - PORTARIA Nº 4058/2024 - CCNH (11.01.10).

Composição atual - Portaria nº 4123/2024 - CCNH

 

Nome E-mail
Breno Arsioli Moura O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Giselle Watanabe O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Graciella Watanabe O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Lúcio Campos Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Maria Beatriz Fagundes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Maria Candida Varone de Morais Capecchi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Inês Ribas Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Composição dos anos anteriores:

Portaria 286/2022 

Portaria 2239/2022

 

Reuniões do NDE LicFis 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.