O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC propõe uma formação que concilia as reflexões sobre o ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar. As discussões sobre Filosofia e sala de aula são embasadas a partir de fundamentos teóricos considerados imprescindíveis, quais sejam: os que versam sobre a identidade da Filosofia e do filosofar; a função e a finalidade da disciplina em questão; o que ensinar e como fazê-lo; as relações entre a Filosofia e sua história e, igualmente, sobre as relações entre Filosofia e Educação. O curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC tem, pois, uma identidade própria: trata-se de um projeto específico que embora dialogue com o Bacharelado em Filosofia, não se confunde com este. Todavia, o licenciado em Filosofia na UFABC também terá uma formação sólida nas cinco disciplinas consideradas básicas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CES 492/2001): História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica e Filosofia Geral: Problemas Metafísicos.

Os diferenciais do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC com relação aos demais ofertados no Brasil são, pois, a tentativa de conciliação entre a formação filosófica e a pedagógica (não sendo esta um mero complemento daquela), a base interdisciplinar de Ciências Humanas propiciada pelo ingresso necessário na LCH (Licenciatura em Ciências Humanas) e a abordagem da Filosofia sob uma perspectiva dos problemas recorrentes na História da Filosofia.

 

Coordenador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Daniel Mendes Gomes

 

Carga Horária:  3228 horas 

 

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenadores

Coordenador
Vice-coordenador
Silvio Ricardo Gomes Carneiro
Daniel Mendes Gomes

 

Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes docentes

Representante Titular
Representante Suplente
André Luis La Salvia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Luiz Fernando Barrere Martin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roque da Costa Caiero  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. João Paulo Simões Vilas Boas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Patrícia Del Nero Velasco  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   Samon Noyama O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.





Mandato: 01 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

Representantes técnicos administrativos

Representante Titular
Representante Suplente
Vago  Vago

Mandato: 01 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023.

Representantes discentes

Representante Titular Representante Suplente
Luara Kollar Marques Menegueli Henry Wachtler da Costa

 Mandato: 01 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024.

 

Reuniões da Coordenação LicFil 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

Docentes

Nome E-mail
Adriana Soares Ralejo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Alexander de Freitas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aléxia Cruz Bretas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Anastasia Guidi Itokazu O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
André Luis La Salvia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Barbara Maria Lucchesi Ramacciotti O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bruno Nadai O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Eduardo Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carolina Bezerra Machado O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cintia Lima Crescêncio O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Cristiane Negreiros Abbud Ayoub O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniel Mendes Gomes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniel Pansarelli O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernando Costa Mattos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Flamarion Caldeira Ramos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Graciela de Souza Oliver O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
João Paulo Simões Vilas Boas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
José Luiz Bastos Neves O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Júlia Glaciela da Silva Oliveira  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Juliana Oliva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Juliana Rossi Duci
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Lisângela Kati do Nascimento O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luca Jean Pitteloud O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Luciana Zaterka O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Lúcio Campos Costa O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Antonio Alves Eva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luiz Fernando Barrére Martin O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Márcia Helena Alvim O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mariana Moraes de Oliveira Sombrio O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marília Mello Pisani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marinê de Souza Pereira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Matteo Raschietti O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Michela Bordignon  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Miriam Mesquita Sampaio de Madureira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Patrícia Del Nero Velasco O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paula Priscila Braga O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paulo Jonas de Lima Piva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Paulo Tadeu da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renan Lelis Gomes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renato Rodrigues Kinouchi O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roque da Costa Caiero O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Samon Noyama O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Silvio Ricardo Gomes Carneiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suze de Oliveira Piza O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vanderson Ronaldo Teixeira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Victor Ximenes Marques O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
William José Steinle O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Representantes técnico-administrativos

Representante titular Representante Suplente
Vago Vago

Mandato: .

 

Representantes discentes

Representante Titular E-mail Representante Suplente E-mail
Henry Wachtler da Costa  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Luara Kollar Marques Menegueli  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabriel Godec Cardoso O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Kananda Alves Santos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 

 Mandato: 16 de maio de 2022 a 15 de maio de 2023.

 

Reuniões da Plenária LicFil 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.


Presidente: Patrícia Del Nero Velasco - Mandato: 01/03/2023 a 28/02/2026 - PORTARIA Nº 4058/2023 - CCNH (11.01.10).

Composição atual - Portaria nº 2503/2022 - CCNH

  

Nome E-mail
André Luis La Salvia O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Carlos Eduardo Ribeiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Daniel Pansarelli O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
João Paulo Simões Villas Bôas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Marilia Mello Pisani O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Patrícia Del Nero Velasco O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Samon Noyama O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Silvio Ricardo Gomes Carneiro O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Composição dos anos anteriores:

Portaria 2238/2022

 

Reuniões do NDE LicFil 2024

Os arquivos de áudios das reuniões estão disponíveis aos interessados. Para receber o arquivo encaminhe e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando a qual reunião se refere a solicitação.

 

O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC visa formar professores para atuar na Educação Básica, em especial no Ensino Médio, imbuídos dos conteúdos com os quais alcançarão as competências e habilidades necessárias, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) e a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura. 

O Projeto do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC apresenta três diferenciais com relação aos demais cursos da mesma área ofertados no Brasil: 

(i) Não separa a formação filosófica da pedagógica, propondo uma formação que concilia as reflexões sobre o ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar. Embora dialogue com o Bacharelado em Filosofia e ofereça formação rigorosa nas disciplinas consideradas básicas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, não se confunde com este e, portanto, possui integralidade e identidade própria. 

(ii) Enfatiza o diálogo entre Filosofia, Ciências e Humanidades, dado que na composição do Perfil de Formação do Aluno há obrigatoriamente a presença das disciplinas do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H). 

(iii) A Filosofia é abordada sob a perspectiva de temas e problemas e não sob o viés historicista, usual nos cursos de graduação na área.

 

Tire suas dúvidas sobre o curso enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.