O professor Klaus Capelle, do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC, ganhou o prêmio "Outstanding Referee" da Sociedade Americana de Física (APS). A APS publica revistas especializadas em todas as áreas da física, entre as quais as altamente conceituadas Physical Review Letters e Reviews of Modern Physics, além da série Physical Review A a E.

Cada artigo submetido a uma dessas revistas é avaliado anonimamente por pelo menos dois avaliadores externos. Para isso, a APS conta com um corpo de aproximadamente 45.000 avaliadores voluntários no mundo inteiro.

A cada ano a APS seleciona um pequeno número desses avaliadores voluntários para o prêmio "Outstanding Referee" para reconhecer cientistas que por muitos anos tem feito contribuições especialmente úteis. A seleção é feita com base nos critérios de qualidade, quantidade e atualidade dos pareceres emitidos pelo avaliador premiado durantes sua atividade para a APS.

No ano de 2012 o prof. Klaus, atual pró-Reitor de Pesquisa da UFABC e parecerista da APS desde o ano de 2000, foi um dos agraciados. Os professors de universidades brasileiras que já ganharam este prêmio são George Emanuel Matsas (Unesp) e Amir Caldeira (Unicamp) em 2008, Sergio Rezende (UFPE) em 2009 e Luis Raul Abramo (USP) em 2011. A lista completa de todos os premiados até 2011 encontra se no sitehttp://publish.aps.org/OutstandingReferees (os ganhadores de 2012 ainda não constam na lista do site, porque essa lista é atualizada sempre no final do ano).