Coordenador:         Dalmo Mandelli

Telefone do Lab.:   3356-7482

 

Docentes Participantes:

Wagner Alves Carvalho

Leonardo José Steil

Dalmo Mandelli

 

Área de atuação principal:

Química/Catálise

 

Área do laboratório:

90m²

 

Área do laboratório por docente:

18 m²

Resumo das atividades:

O Grupo de Pesquisa em Catálise e Síntese Orgânica(GCaSO) da Universidade Federal do ABC (UFABC) foi criado com o objetivo principal de atuar nas áreas de síntese e conversão orgânica catalisadas por sistemas homogêneos e heterogêneos. O GCaSO conta com 5 docentes pesquisadores, além de pós-doutorandos e alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.
Mantém intensa colaboração com grupos de pesquisa de grande prestígio, tanto nacionais quanto internacionais, destacando-se Bélgica, França, Coréia do Sul, Portugal, Espanha, Argentina e Austrália. As principais áreas de atuação estão relacionadas a seguir. 

A transformação química de compostos orgânicos como alcanos, alquenos e alcoóis tem sido muito estudada nas últimas décadas e é uma das áreas de estudo mais atrativas da química moderna. Este tipo de reação leva à obtenção de produtos de grande aplicação na indústria farmacêutica, de plásticos e fragrâncias. Vários trabalhos têm sido realizados no sentido de desenvolver novos catalisadores heterogêneos ativos, seletivos, que também possuam custo e toxicidade relativamente baixos, com a finalidade de se obter processos que levem a quantidade cada vez menor de subprodutos e resíduos de reação, dentro do contexto da química-verde. 

Assim, catalisadores à base de metais e/ou ácidos têm sido testados na oxidação, eterificação, hidrogenação, hidrogenólise e esterificação de diferentes compostos, incluindo terpenos como limoneno e carvona, açúcares e glicerol, um dos principais subprodutos na cadeia do biodiesel. Dá-se ênfase à otimização dos processos, bem com aos parâmetros cinéticos e aspectos mecanísticos envolvidos. 

 

 

Retornar à lista de Laboratórios