Sinopse

 

Pauta

 

EXPEDIENTE

 

1. Ajuste na alocação do laboratório L204, Bloco L, campus Santo André. Interessado: Prof. Gustavo Dalpian e docentes alocados.

1A.  Solicitação de ajuste

2. Processo de alocação de docente em LGPs da Prof Dr Matheus Fortes Santos (Grande área: Ciências Biológicas);

2A.  Formulário de solicitação de alocação - respostas

3. Autorização para transferência de projeto temático para UFABC e seu desenvolvimento no L22, Bloco A, Subsolo, campus Santo André. Interessado: Profa. Fernanda Franzolin (Grande área: Ciências Biológicas)

3A.  Documentação referente à transferência de projeto temático (arquivo ZIP)

4. Solicitação de ampliação de espaço do grupo de pesquisa lotado no L605, Bloco L campus Santo André. Interessados: Professores Amedea Barozzi Seabra, Bruno Lemos Batista e Heloisa França Maltez;

4A.  Documentos - solicitação (arquivo ZIP)

 

 

Voltar a Reuniões CALGP

Anualmente é publicado Edital de chamamento para submissão de propostas  de docentes ou grupos de docentes do CCNH para utilização dos recursos concedidos pela RTI FAPESP. Em síntese, as demandas são apreciadas de acordo com Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica Concedidos pela FAPESP e outros parâmetros necessários e estabelecidos pelo ConsCCNH. 

 

 

A CALGP vem estabelecendo mecanismos para aperfeiçoar a forma de apresentação das demandas e o fluxo de avaliação dos processos de alocação de docentes em LGPs gerenciados pelo CCNH. Em síntese, a Comissão entende que as demandas de alocação em LGPs podem ser de três tipos:

a) Alocação - trata-se de uma demanda inédita, por exemplo, quando o docente ingressou recentemente na UFABC e ainda não está alocado em  LGP ou já está alocado em algum LGPs, mas tem demandas específicas para ampliação do grupo de pesquisa;

b) Realocação sem permuta -  envolve a transferência de um docente alocado em um LGP para outro que possua disponibilidade de espaço.

c) Realocação com permuta - dois ou mais docentes já alocados em LGPs distintos são realocados em si. Trata-se de um processo em que os envolvidos estão em comum acordo.

 

A. SOLICITAÇÃO DE ALOCAÇÃO

Com o objetivo de orientar a solicitação de demandas à CALGP, a Comissão elaborou um formulário que deverá ser preenchido pelo solicitante. Este é constituído por um conjunto de informações essenciais (dados básicos, linha de pesquisa, procedimentos metodológicos e infraestrutura mínima) que irão subsidiar as solicitações. As informações coletadas serão utilizadas pela Comissão, otimizando o tempo de análise e deliberação. 

Acesse o link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuvkyp1JQ9yzb5jKtZ3HfsqGDeF6zwXlNQ81aU-s8OaLMBHg/viewform 

Em paralelo à solicitação por este formulário: caso já tenha uma anuência do coordenador do LGP no qual deseja ingressar, encaminhe à presidência da Comissão por e-mail (calgp.ccnh @ ufabc.edu.br)

 

Fluxo do processo de alocação de docentes em Laboratórios de Grupos de Pesquisa

 

B. MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS DE PESQUISA DO CCNH - 2019 

Um dos primeiros levantamentos dos espaços de pesquisa do CCNH foi realizado em 2014 pela presidente da CALGP, Profa Janaína de Souza Garcia (gestão 2013-2014, Portaria CCNH nº 053/2013). Na época, a principal motivação para o estudo foi atualizar os espaços de pesquisa gerenciados pelo CCNH e analisar as demandas de alocação de docentes em espaços de pesquisa para a ocupação do Bloco L. Depois deste estudo, com a consolidação dos grupos de pesquisa e o ingresso de novos docentes ao longo dos anos, foram necessárias novas alocações ou realocações em LGPs ou LMCs. Ainda, novos espaços de pesquisa foram destinados ao Centro, inclusive espaços multiusuários.

Desta forma, atendendo as necessidades de atualização dos espaços de pesquisa do CCNH, a CALGP (sob a gestão do Prof. Carlos Alberto da Silva) realizou um criterioso estudo para mapear todos os espaços de pesquisa em que os docentes lotados no Centro estão alocados, inclusive espaços de pesquisa Multicentro (LGPs e LMCs). Os documentos deste esforço de mapeamento podem ser consultados abaixo: 

B1. Dimensionamento Distribuição e Configuração Bloco L

B2. Relatório A - Área Total Ocupada em Espaço de Pesquisa Por Docente (Revisado)

B3. Relatório B - Alocação de Docentes em Espaços de Pesquisa (Revisado)

B4. Relatório C - Mapeamento dos LGP-MUs e LMCs

B5. Relatório D - Previsão de Alocação no Bloco Zeta

B6. Relatório E - Informações Complementares

B7. Relato - 7ª Sessão Ordinária

 

C. MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS DE PESQUISA DO CCNH 

O relatório sobre levantamento dos espaços de pesquisa do CCNH publicado em 2019 (item B) foi atualizado em função dos processos de alocação/realocação de docentes em LGPs apreciados pela CALGP e deliberados pelo ConsCCNH. Com a revisão, a Portaria CCNH nº 045/2019 que reconhece os Espaços de Pesquisa do Centro de Ciências Naturais e Humanas foi atualizada e substituída pela Portaria CCNH no 1675/2021. Desta forma, dois relatórios da lista apresentada no item B foram revisados: Relatório A, que expressa a área total de ocupação (m2) dos docentes efetivos lotados no CCNH em um ou mais LGPs gerenciados pelo CCNH; Relatório B, que expressa a alocação dos docentes efetivos lotados no CCNH e a área (m2) em que o docente ocupa em um determinado LGP.

 

C1. Relatório A - Área total de ocupação (m2) dos docentes em diferentes LGPs (CCNH) - Atualizado em 22/11/2023

C2. Relatório B - Alocação de docentes em LGPs (CCNH) - Atualizado em 22/11/2023

 

 

 

Os LMC são espaços temáticos de pesquisa e desenvolvimento outorgados à administração conjunta de mais que um Centro, Resolução ConsEPE Nº 127 de 05 de abril de 2012, que regulamenta a classificação e as normas para alocação dos laboratórios de pesquisa da UFABC. São espaços LMCs compartilhados com docentes do CCNH: 

1. ABCSim (CCNH/CECS/CMCC), com 62,25 m2, L207 lotado no Mezanino do Bloco B, campus Santo André.

2. Sala de Controle Remota do Experimento CMs do LHC (CCNH),. 

3. Laboratório do Petróleo (CECS/CCNH), com 60, 25 m2 , L105, lotado no Mezanino do Bloco B, campus Santo André.