Sinopse

Ata

Áudio

 

 

Pauta

 

Informes:

1.Atualização sobre a situação das capelas dos laboratórios do bloco Delta de SBC. Convidado : Pró-reitor de Pesquisa Wagner Carvalho.

2. Novos cadastros de Pesquisador Colaborador:
    
•    Barbara Scola Rodrigues Umehara (supervisor : André Sarto Polo)
•    Caroline Arana da Silva Ribeiro (supervisor: Fernando Carlos Giacomelli)
•    Claire Pauline Röpke Ferrando e Ingrid Beatriz F. da Paixão (supervisora: Cibele Biondo)
•    Jhonathan Rosa de Souza (supervisora: Paula Homem de Mello)
•    Rômulo Eisinger Guimarães (supervisor: Fernando Costa Mattos)


3.Parecer de aprovação de relatório técnico final: Processo 23006.001268/2019-22 - TCTC nº 08/2019 - Fiação de Seda Bratac - “Biossensor impedimétrico baseado em microelétrodos interdigitados para detecção de Leishmania sp utilizando matriz de fibroína na imobilização de antígeno” - Coordenador: Prof. Dr. Wendel Andrade Alves.

4.Abertura Processo Eleitoral Suplementar para representantes no Conselho do CCNH.

 

Ordem do dia:

1. Atas das sessões anteriores:

  • 10ª sessão ordinária de 2023 (e sua continuação)
  • 11ª sessão ordinária de 2023
  • 1ª sessão ordinária de 2024 (e sua continuação)

2. Ad Referendum - Portaria CCNH nº 4034/2024 - Designa Comissões de Seleção para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professores Visitantes na área de Biotecnologia e subáreas Empreendedorismo para Biotecnologia, Enzimologia Industrial, Biotecnologia e Bioprocessos, objeto do Edital nº 069/2023. Relator: Rodrigo Cunha

 

 

Expediente:

1. Solicitação de abertura de edital de concurso público para contratação de professor adjunto na área de Biotecnologia, Subárea de Biotecnologia farmacêutica e empreendedorismo. Interessados: professores do Bacharelado em Biotecnologia. – relator: Breno Marques

Relato

2. Solicitação de afastamento para participação em estudos ou programas de pós-graduação no exterior (acima de 59 dias) – Interessada: Profa. Dra. Maria Camila Almeida. – relatores: Ana Melva Farfán e Diogo B. Almeida.

Relato

3. Ajustes no calendário do Conselho do CCNH – relatora: Márcia Alvim.

4. Relatório Anual de Atividade do CCNH 2023. – relator: Rodrigo Cunha

5. Chamada RTI FAPESP 2024 - Fórmula para classificação das propostas. – relator: Rodrigo Cunha

6. Comissão de Pesquisa do CCNH. – relator: Rodrigo Cunha

7. Necessidade de aprovações em Plenárias para solicitações de Concursos e Processos Seletivos Simplificados de Professores Visitantes - relator: Rodrigo Cunha

8. Solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Visitante, Área de Ensino em História, Subárea de Antiguidades e Usos do Passado. Interessado: Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) - Relator: César Ribeiro.

Relato

 

Voltar a Reuniões de 2024

 

Sinopse

Sinopse (continuação da 1ª sessão Ordinária)

Ata

Áudios da sessão de 19/02/2024:  Parte 1  /   Parte 2

Vídeo da continuação da sessão (26/02/2024) - acesso pelo Eduplay

 

 

Pauta

Informes da Direção:

1.  Novos cadastros de Pesquisador Colaborador:

  • Andressa Tironi Vieira e Gabriela Tuono Martins Xavier (supervisor: Dalmo Mandelli)
  • Kaio Souza (supervisora: Giselle Cerchiaro)
  • Karine de Andrade e Lucas Elio De Conto Dominguez (supervisora: Paula Homem de Mello)
  • Renan Siqueira da Silva (supervisor: Breno Arsioli Moura)

2.  Apresentação do Relatório de Gestão CCNH 2023.

3.  Participação de docente CCNH no Projeto “Desenvolvimento de catalisadores de hidrossilação de baixo custo como alternativa à platina e peróxido na reticulação de composto de borracha de silicone” parceria entre UFABC (Agência de Inovação),  Kinner, STC Silicones e FUNDEP - Processo nº 23006.021143/2023-03 - vigência de 20/12/2023 a 20/10/2026. – Coordenador: Wendel Alves.

4.  Parecer de aprovação de relatório técnico final.  Processo [23006.007256/2020-45] - TCTC nº 13/2020 - STC - "Otimização da Síntese e Propriedades de um Circuito de Respiração Artificial em Silicone Esterilizável Visando Produção em Larga Escala" - Coordenador: Wendel Andrade Alves.

5.  Atualização sobre o projeto "Desenvolvimento e aplicação de nanoformulações liberadores de óxido nítrico (NO) para melhora do crescimento, rustificação e mitigação dos efeitos da seca em mudas de cana-de-açúcar" com a Coordenação da Prof Amedea (Usina São Martinho S.A. X UFABC), aprovado na 2ª sessão ordinária do ConsCCNH em 13 de março de 2023, que não foi formalizado.

6.  Situação do quadro docente do CCNH.

7.  Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em História.

8.  Reuniões do Conselho do CCNH.

9.  Declaração de vacância da chapa de representantes discentes de pós-graduação.

 

Informes dos Conselheiros:

 

Ordem do dia:

1. Avaliação em Estágio Probatório:

  • Diogo Burigo Almeida (Física) - 12 meses
  • Julia Glaciela da Silva Oliveira (Filosofia) - 12 meses
  • Luiz Duarte Ramos (Química) - 12 meses

2. Ad referendum - Portaria 3795/2023, designa Comissão de Seleção para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Visitante, Edital nº 049/2023, Área de Libras/Língua Brasileira de Sinais - Relator: Rodrigo Cunha.

3. Ad referendum - Aprovação da prorrogação do Processo 23006.024064/2021-84  - TCTC 14/2021 - AUTOCOAT - Artur Keppler  - Relator: Rodrigo Cunha.

4.  Indicação de membros para Comissão Especial de Avaliação de docente com vistas ao acesso à Classe E, com denominação de Professor Titular de Carreira – interessado: Wagner Alves Carvalho. (Promoção)  - Relator: César Augusto João Ribeiro.

Relato

 

Expediente:

1. Redistribuição com saída da UFABC da docente Laura Paulucci Marinho, vinculada ao Bacharelado em Física. - Relator: Rodrigo Cunha.

2. Redistribuição com saída da UFABC da docente Daniele Ribeiro Araújo, vinculada ao Bacharelado em Ciências Biológicas e ao Bacharelado em Biotecnologia. - Relator: Rodrigo Cunha.

3.  Solicitação de expansão de vagas - Edital nº 55/2021, Área Ensino de Biologia, Subáreas: Ensino e História da Biologia; Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Biologia. - Relator: Diogo Burigo Almeida.

Relato

4.  Solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor visitante, área Filosofia, Subárea: Filosofia no Brasil e na América Latina - Relator: César A. J. Ribeiro.

Relato

5.  Solicitação de abertura de edital para contratação de professor adjunto do curso de Licenciatura em Física. - Relator: Arnaldo R. Santos Junior.

 

6.  Análise de Mérito do projeto "Avaliação da Estimulação Transcraniana por Pulso (TPS®) para Tratamento de Pacientes com Doença de Alzheimer - AvEsTraP - Al". Coordenadora: Márcia Aparecida Sperança.  Parceria entre Scientia x UFABC. - Relator: Breno M. G. Teixeira.

Relato

7.  Análise de Mérito do projeto " Hidrogéis e próteses vasculares liberadores de óxido nítrico para aplicações cardiovasculares". Coordenadora: Amedea B. Seabra  - Relator: Nathalia de Setta Costa.

Relato

8.  Relatório de Prestação de Contas da TRI 2023 - Relator: Rodrigo Cunha.

9.  Proposta de Aplicação TRI 2024 - Relator: Arnaldo R. dos Santos Junior.

Relato

10. Minuta de Edital de Chamamento de Propostas da RTI Fapesp 2024 e Relatório de acompanhamento - Relator: Marcelo A. Christoffolete.

Relato

11. Plano de gestão de EMU para ser instalado em Laboratório Multiusuário do CCNH, responsável: Marcella Milazzotto - Relator: Rodrigo Cunha.                                                                                       

 

Voltar a Reuniões de 2024

Laboratório criado pelo CCNH (Ato Decisório Nº 51/2023 - ConCCNH) para comportar estrutura de pesquisa composta por equipamentos de caráter multiusuários para experimentação nas áreas de Biologia Celular e Molecular.

• Equipamentos
- Microscópio de pesquisa invertido totalmente automatizado para pesquisa de ciências biológicas (Leica DMI6000 B)
- Citômetro de fluxo (BD Bioscinece FACSCanto II) 
- PCR digital QIAcuity One, 5plex Instrument
- Citômetro de fluxo com sorting CytoFLEX SRT Benchtop Cell Sorter
- Fluorímetro Qubit FLEX
- Fotodocumentador Amersham ImageQuant 500

• Para utilizar o LMBCM
- Cadastro de usuários
- Treinamentos
- Agendamentos

• Documentação
- Portaria de criação do LGP-MU
- Plano de gestão do LGP-MU

• Equipe técnica e administrativa
- Comitê gestor
- Comitê de usuários

 

Equipamentos

 

1. Microscópio de pesquisa invertido totalmente automatizado para pesquisa de ciências biológicas (Leica DMI6000 B)

O microscópio invertido Leica DMI6000 B para pesquisa de ciências biológicas oferece Contraste Diferencial de Interferência (DIC) para assistência na aquisição de imagens de espécimes com índices de refração variáveis. O Leica DMI6000 B é ideal para a aquisição de imagens de fluorescência, células vivas e série temporal, alta velocidade de seccionamento óptico de multifluorescência. O sistema apresenta um gerenciador de contraste e iluminação automatizada, foco Z motorizado, função de parfocalidade, ajuste automático de brilho e do diafragma, e muitas outras funções automatizadas. (Fonte: https://www.leica-microsystems.com/pt/produtos/microscopios-oticos/p/leica-dmi6000-b/)

Docente responsável: Prof Marcelo Augusto Christoffolete
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

2. Citômetro de fluxo (BD Bioscinece FACSCanto II)

O sistema BD FACSCanto™ II é um citômetro de fluxo que oferece desempenho, precisão e resultados de alta qualidade. Ele oferece o máximo em flexibilidade e pode ser configurado com dois ou três lasers para detectar até oito cores. O BD FACSCanto II apresenta muitas inovações. No coração do citômetro, por exemplo, o sistema fluídico apresenta uma célula de fluxo de alinhamento fixo para minimizar tempo de inicialização e melhorar a reprodutibilidade. O sistema óptico apresenta um design que maximiza a detecção de sinal e aumenta a sensibilidade e resolução para cada cor em um ensaio multicolorido. Estas capacidades e muitas outras inovações fazem do BD FACSCanto II um dos mais poderosos e versáteis analisadores de bancada disponíveis para aplicações clínicas e de pesquisa. (Fonte: BDB_BD-FACSCanto-II-Flow-Cytometer-BR_TR.pdf)

Docente responsável: Prof Vinícius Andrade de Oliveira
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

3. PCR digital QIAcuity One, 5plex Instrument 

O equipamento é um sistema de PCR digital integrado que possui automação completa que integra e agiliza o fluxo de trabalho de PCR digital de particionamento, termociclagem e geração de imagens em um único instrumento com tempo mínimo de operação. Ele também permite adaptar ensaios qPCR já padronizados pelos proponentes, garantindo configuração rápida do ensaio e resultados rápidos em aproximadamente 2 horas. Com base nestas especificações o equipamento tem potencial de auxiliar no desenvolvimento de todos os projetos associados, pois todos preveem a realização de PCR quantitativo.
Em processo de aquisição.

 

4. Citômetro de fluxo com sorting CytoFLEX SRT Benchtop Cell Sorter

trata-se de um equipamento de bancada capaz de atender aos requisitos de uma ampla gama de necessidades de classificação e separação, ideal para o uso em sistema multiusuários. Isso se deve a sua tecnologia de simplificação de configuração e a operação, além da presença de até 15 detectores fluorescentes quando totalmente ativados. Além disso, o equipamento é capaz de selecionar amostras complexas, possibilitando 4 caminhos de seleção. Nesta proposta, requeremos o equipamento com 3 lasers (10 parâmetros), com potencial para upgrade para 15 parâmetros. Acreditamos que nesta configuração atual o equipamento atenderá as demandas atuais dos pesquisadores da UFABC. Um diferencial importante para a escolha é o suporte remoto usando BeckmanConnect para acesso sob demanda aos especialistas técnicos e realização de procedimentos de manutenção de rotina de forma independente. A automatização do equipamento para realização de separação de células permite a utilização do usuário, previamente treinado, de maneira independente.
Em processo de aquisição.

 

5. Fluorímetro Qubit FLEX

Trata-se de um equipamento para medir concentrações de ácidos nucleicos, como DNA e RNA, e proteínas usando corantes fluorescentes. O fluorímetro Qubit é amplamente utilizado em laboratórios de biologia celular e molecular para a quantificação precisa de ácidos nucleicos e proteínas, sendo indispensável para experimentos de PCR (especialmente de alta sensibilidade como o PCR digital), sequenciamento de nova geração (RNAseq, 16S de bactéria), clonagem e outras aplicações relacionadas.
Em processo de aquisição.

 

6. Fotodocumentador Amersham ImageQuant 500

Fotodocumentador para detecção de fluorescência e quimioluminescência de luz visível (RGB) e far red/near infra red (FR/NIR) e todas as aplicações gerais de documentação de gel, proporcionando uma documentação completa de experimentos de biologia molecular. Tem como diferencial a sensibilidade, permitindo a detecção de sinais fracos, e a linearidade, proporcionando resultados quantitativos precisos ao longo de uma ampla faixa de concentrações.
Em processo de aquisição.

 

 

VOLTAR AO TOPO


 

Para utilizar o LMBCM

O laboratório multiusuário se localiza na Sala 22 do Subsolo do Bloco A, Torre 3, Campus Santo André da UFABC.

Qualquer pesquisador da UFABC, de outras instituições de ensino e pesquisa ou empresas podem requisitar acesso ao mesmo, contanto que o uso se enquadre na proposta original do laboratório e mediante preenchimento de ficha de cadastro e assinatura de termo de responsabilidade.

1. Cadastro de usuários

O cadastro de usuários deve ser feito pelo preenchimento do Formulário de Cadastro de Usuários.

 

2. Treinamentos

Os treinamento serão realizados conforme necessidade, com periodicidade mínima mensal. Mande um e-mail para o docente responsável pelo equipamento para requisitar treinamento. De acordo com o Plano de Gestão do laboratório, os usuários estarão liberados de treinamento caso comprovem experiência prévia por meio de (i) publicações científicas nas quais seja o executor da técnica referente ao equipamento que será utilizado; (ii) carta/atestado do orientador de pós-graduação ou supervisor de pós-doutorado declarando que o usuário possui experiência de, ao menos, 6 meses operando o equipamento, ou; (iii) realização prévia do treinamento no equipamento.

Após a realização do treinamento, os usuários habilitados deverão preencher e assinar (assinatura digital certificada) o termo de responsabilidade. O termo de responsabilidade em pdf deve ser encaminhado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

3. Agendamentos

Os agendamentos deverão ser realizados diretamente na agenda de uso dos equipamentos. Os agendamentos deverão ser realizados com pelo menos 2 (dois) dias úteis de antecedência.

VOLTAR AO TOPO


Documentação

1. Portaria de criação do LGP-MU

2. Plano de gestão do LGP-MU

VOLTAR AO TOPO


Equipe técnica e administrativa

 

1. Comitê gestor

Coordenadora: Profa. Dra. Marcella Pecora Milazzotto (CCNH/UFABC);

Coordenador adjunto: Prof. Dra. Daniele Ribeiro de Araújo (CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Vinicius de Andrade Oliveira (CCNH/UFABC);

Dra.Nathalia de Setta Costa(CCNH/UFABC).

 

2. Comitê de usuários

Profa. Dra. Eloah Rabello Suarez (CCNH/UFABC);

Dra.Luciana Campos Paulino(CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Danilo Trabuco do Amaral(CCNH/UFABC);

Prof. Dr. Marcelo Augusto Christoffolete (CCNH/UFABC).

VOLTAR AO TOPO

 

Convocação e Pauta

Sinopse

Ata

Áudio da sessão

 

Pauta preliminar

Informes da Direção:

1. Solicitações de PDC/PC aprovadas.

PC

  • Claudia Alves da Costa (Biossistemas; supervisor: Tiago Rodrigues)
  • Dalete Christine da Silva Souza (C&T/Química; supervisor: João Henrique Ghilardi Lago)
  • Jéssica Silva do Nascimento (Ciências Biológicas; supervisora: Daniele Ribeiro de Araujo)

Renovação

  • (PDC) Clovis Ananias da Silva (Nanociências e Materiais Avançados; supervisor: Wendel Andrade Alves)
  • (PDC) Heloisa Cristina Fernandes Cordon (Nanociências e Materiais Avançados; supervisor: Fabio Furlan Ferreira)

 

2. Alteração de Afastamento – Lucas Barreto

 

3. Moção de Solidariedade – Prof. Luis Alberto Peluso

Inf. 3 Moção

 

4. Mandato da CALGP

 

Informes dos Conselheiros:

 

Ordem do dia:

1. Atas da 1ª sessão extraordinária; 2ª e 3ª sessões ordinárias de 2019

 

2. Proposição de Grupo de Trabalho acerca da demanda de discentes de graduação da UFABC pelos cursos do CCNH – relator: Allan M. Xavier

 

Expediente:  

1. Análise de Mérito - Termo de Cooperação com a Universidade de Surrey. Interessado: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. relator: Patrícia Sessa

 

2. Solicitação de Afastamento Superior a 59 Dias – Diogo Librandi da Rocha. relator: Danilo Centeno

 

3. Solicitação de Cessão – Flávio Souza. relator: Arnaldo R. dos Santos Jr.

 

4. Serviço de Malote. relator: Renato Correa

 

5. Critérios Para Alocação em LGPs. relator: Ronei Miotto

 

 

Obs.: Arquivos que contenham dados pessoais, projeto de pesquisa ou envolvam outros aspectos resguardados por sigilo nos termos da Lei 12.527/2011, decreto 7724/2012 e outras normativas que tratam do acesso à informação na administração pública foram disponibilizados apenas aos membros do Conselho, por meio da Intranet.

 

 

Voltar a Reuniões de 2019